terça-feira, 22 de junho de 2010

Um missioneiro pela segunda vez na Confraria Nativista


No próximo dia 24, no Restaurante Comabem, a Confraria Nativista recebe Jorge Freitas, cantor missioneiro com muitos anos de estrada e que fará sua apresentação para um público que aprecia a boa música do Rio Grande do Sul. Esta é a primeira vez que um artista repete sua visita à Santa Cruz do Sul. São muitos anos de música. Sempre leva o seu canto missioneiro aos pagos por onde anda. 



Conheça um pouco de sua carreira:
Depois de muitos anos participando de corais aos 18 anos pela primeira vez participou de um Festival de Música como intérprete\solista, No Projeto Cantares, evento realizado em Santo Ângelo. Em 1981 participou do primeiro grande festival nativista a 2ª Tertúlia Musical Nativista, com música de sua autoria Piazito de Campanha em parceria com Nenito Sarturi.De lá para cá foram 30 anos de estrada, com participação em todos os festivais nativistas do Rio Grande do Sul, premiado em vários festivais, possui mais de 300 músicas gravadas em discos de festival. Em 1997 gravou seu primeiro trabalho individual, CD Recuerdos costeiros, que teve como destaque a música ¨Peão do Meu Bagé¨, de autoria de Mauro Ferreira, uma das músicas mais rodadas nas emissoras de rádio com programação voltada para o nativismo.
Em junho de 2003, Jorge Freitas entrou em estúdio para a gravação de seu 2º CD, pela gravadora Usadiscos. O repertório que valoriza a temática missioneira e traz algumas regravações, além de músicas inéditas em parceria com Eron Carvalho, Sérgio Rosa, Adair de Freitas, Ricardo Martins, Erlon Péricles. Já no CD Bem missioneiro, lançado em novembro de 2003, foi um dos CDs mais rodados nas principais emissoras de rádio com programação nativista, como a Rádio Liberdade(Poa), Rádio Nativa FM(Santa Maria e Livramento), Rádio Planalto FM(Passo Fundo), Diário Serrano FM (Cruz Alta) Rádio Iguatemi FM (Ijuí), Rádio POP ROCK (Santo Ângelo), além de inúmeras emissoras na região missioneira e no Vale dos Sinos.





Em Julho de 2005, Jorge Freitas lançou seu 3º CD Individual chamado Firmando o garrão, que apresenta 12 faixas mesclando o lado campeiro, a influência missioneira, e o lado intérprete de Jorge Freitas. Com a participação de nomes consagrados no meio musical sul-rio-grandense como: Pirisca Grecco, Erlon Péricles, Nilton Ferreira, Augustinho München, Tiago Quadros, Arthur Bonilha e Sergio Rosa entre outros. Em março de 2006 grava seu primeiro DVD em Santo Ângelo, em show realizado no Parque da Fenamilho. O DVD e CD ao vivo foram lançados em dezembro do mesmo ano e até hoje estão entre os títulos mais procurados da gravadora.
Em julho de 2006 vence a 26ª Coxilha Nativista, de Cruz Alta e leva também o prêmio de melhor intérprete com a música Como se morre um homem valente, de Gujo Teixeira e Sabani Felipe de Souza. Em 2007 é premiado em diversos festivais como a Guyanuba da Canção Nativa, de Sapucaia do Sul (1° e 2º lugares, melhor intérprete), O Rio Grande Canta o Cooperativismo, entre outros. Em 2008, é premiado no Gruta em Canto, de Nova Esperança do Sul (1º Lugar), O Rio Grande Canta o cooperativismo (Música mais popular), Escaramuça da Canção Gaudéria, de Triunfo (melhor intérprete). Em Agosto de 2009, o cantor lança o 5º CD de sua carreira individual intitulado Motivos de campo que conta com a participação de compositores como Anomar Danúbio Vieira, Tadeu Martins, Elton Saldanha, Érlon Péricles, Juca Moraes, Rogério Melo, Mauro Moraes, Sérgio Rosa, entre outros.





Neste ano, Jorge Freitas desenvolve dois projetos musicais paralelos: o álbum duplo Jorge Freitas canta os 30 anos da Coxilha Nativista (em gravação) e ainda o CD Vencendo léguas, que será lançado em setembro, onde interpreta canções inéditas de uma dupla de compositores da nova geração no nativismo: Gilberto Lamaison e Gabriel “Selvage”. E para acompanhar Jorge Freitas, músicos de alta qualidade estão ao seu lado no palco. Tiago Quadros (Gaita Botoneira - melhor instrumentista do 3º Minuano da Canção Nativa, de Santa Maria, em 2004, da Coxilha Nativista, de Cruz Alta, em 2005 e Comparsa da Canção Nativa, de Pinheiro Machado, em 2006), Nando Soares (Contrabaixo e vocal), Augustinho München (Violão e Vocal), Edison Macuglia (Violão Solo) e Rafa Bisogno (Bateria e Percussão). Tem como prioridade em seu trabalho, a valorização da autêntica música missioneira, campeira e galponeira do Rio Grande do Sul, sua temática, seus principais ícones, sua raiz, e sua mágica inspiração.

Nenhum comentário: