quarta-feira, 9 de abril de 2008

PARECE A VIDA

Há algum tempo atrás Gujo Teixeira lançou um livro de poesias chamado Parece a Vida. Por ser uma iniciativa independente, ou seja, foi produzido pelo próprio Gujo que foi atrás de patrocínios e tudo o mais, a divulgação do livro e principalmente a venda, rola mesmo no boca à boca.Direto, reto e sem escalas - se tu tiveres interesse em comprar o livro ligue para o próprio autor, ou seja, para o Gujo mesmo! O telefone dele é (55) 9166-6482.Só pra constar, e diga-se de passagem - que baita troço, encartado no livro vem um cd com 18 músicas com composições do Gujo - lógico - e intepretações de diversos artistas como Luiz Marenco, Pirisca Grecco, Angelo Franco, Joca Martins, Zé Claudio Machado...

Entrevista com o poeta Gujo Teixeira feita pelo Blog da revista .S/Fronteiras , endereço
http://revistasemfronteiras.blogspot.com/

Algumas perguntas sobre o livro, sobre o processo de composição e muito mais.

> parece a vida é um trabalho independente? independente e custeado por patrocinadores> outros trabalhos teus foram lançados por uma editora, porque optar pela independencia agora?

"no meu livro anterior a editora me deu cotas de vendas, na segunda ela queria que eu pagasse, então fiz por conta, desde a diagramação, fotos, montagem, capa tudo, é mais trabalhoso mas se faz da maneira que se quer fazer, nao como a editora quer.e é a maneira mais facil de receber alguma coisa em troca, quando alguém lança o teu trabalho tu não recebe nada, assim se vende mais devagar mais se recebe por ele"

> quais os prós e contras em relação a isso?

"provavelmente a distribuição é um problema!quanto a distribuiçao fica mais dificil, mas devagar vou colocando em lojas que trabalham com livros e cds, a intenção é que quem quer procura o trabalho"

em que período foram escritos esses poemas do parece a vida?
"entre 2003 e 2006"

> algumas faixas do cd são regravações de músicas premiadas em festivais... ou no cd nao tem muitas?

"o tombo" foi segundo lugar num festival em são sepé, "antes da sombra do tarumã" foi segundo em dom pedrito, no ponche verde da canção, "pela lembrança" também foi segundo em cruz alta, na coxilha.... acho que só botei os segundos......mas os poemas "muchas gracias", foi primeiro lugar e melhor poema na califórnia de uruguaiana, calhandra de ouro. também "carreira de campo" primeiro lugar em lages sc, na sapecada da canção, tem mais algumas"


> como conheceste teus parceiros mais frequentes - marenco, joca ?

"conheci o marenco numa gravação do lp do leonel gomes em santa maria e dai ficamos amigos. o joca uma época foi morar em santa maria.depois nos festivais entre um mate e outro fui conhecendo um e outro, e cada vez que se encontravamos trocavamos uma idéia e mostrava um verso, a coisa vai devagar mais vai, com bons amigos se fazem boas musicas"

> o que significa pra ti o ato de escrever?

"acho que é um desabafo, uma maneira de dizer as coisas sem ser para alguém especificamente, pra todos, quando aperta no peito eu coloco no papel, principalmente as mais românticas ou intimistas"

> o que te levou a começar a escrever? tens alguma recordação de que idade tinhas quando rabiscaste os primeiros versos? lembra sobre o que falavam?

"acho que escrevi a uns 15 anos alguma coisa, mas ha uns 12 que faço versos, o resto era bobagem, sempre gostei de ouvir. acho que aí que me surgiu o verso"

> tem diferença entre escrever um verso e escrever um verso pra ser musicado? existe essa diferença entre o poeta e o letrista?

"acredito que não. pra mim poema é tudo o que se faz pra ser cantado ou não. é a sensibilidade no papel. alguns já tem sonoridade própria outros não essa é a diferença pra mim. uma melodia em uma letra significa....a condução que ela vai ter, uma maneira de um poema chegar a boca de todos, sem a melodia fica faltando uma parte. é que vai fazer com que o poema mostre melhor a sua cara..."

sei que tu costumas escrever e cria melodias pensando nos intérpretes...como funciona isso?

"quando vou fazendo, vou cantarolando alguma coisa pra fechar a métrica [ Gujo não toca nenhum intrumento ], o tamanho das frases. depois que penso em quem vai musicar. fica as vezes sem compromisso, outras vezes fica claro que é só pra tal cantar, fico vendo o fulano dizendo o que escrevi"

como se deu a tua entrada para o "cenário cultural " - a partir de que momento teus versos começaram a tomar projeção?

"comecei a mostrar uns versos para uns amigos , eles colocando melodias e gravando, ou melhor gastando dinheiro em estudios, levei 5 anos pra passar uma musica em festival. tem que se ter uma qualidade pra se entrar nesse meio. hoje fico vendo a gurizada dizer que é panela, que é isso ou aquilo, acho que quem não mostrar qualidade - e nao tem muitos novos com isso, não vão aparecer. fica fácil apenas criticar que não aparecem , que é panela.acredito que quando tiverem qualidade certamente vão aparecer, tem que parar de aparecer quem se acha melhor que o outro, façam bem feito e terão o seu espaço"



música te inspira? - ou o silêncio é que inspira?

"Qualquer coisa me inspira, basta o momento. viajando já fiz letras, no campo, mas principalmente tenho que estar de bem com a vida pra escrever

> tem algum momento específico em que tu te dedicas a escrever ou tens sempre a mão um papel e uma caneta e vais fazendo as anotações pra lapidá-las depois?

vale até em papel de pão o negócio é nao perder a idéia. já perdi versos inteiros, mas guardei sempre a idéia primeira, depois se faz outro. mas escrever no computardor a idéia flui melhor, quando se erra se apaga e não fico vendo a frase que nao queria"


> quem são os poetas que tu lês e admiras?

"Aparicio silva rillo, rodrigo bauer, jaime caetano, e muita gente nova que faz verso sem compromisso"

> tens o costume de ler outras coisas? quais os autores e livros preferidos?

" contumo ler de tudo ,gibi, luis fernando verissimo, o que parecer ter algum fundamento eu leio, gosto de ler indicaçãoes de amigos"

> qual foi teu primeiro verso musicado? quem musicou ?

"Acho que se chamava "aquele potro gateado", foi o erlon péricles que se animou a musicar, era danado o verso foi lá por 1989"

> tu és um poeta identificado com a nova geração - e essa geração está conectada ao mundo através da internet recebendo informações de diferentes culturas. o que tu achas que falta para a cultura regional gaúcha ganhar projeção de destaque no cenário nacional tendo em vista que o "acesso a informação " já não é mais problema?

"Acho que quem se interessa busca esta informação, que quer ficar sabendo descobre e compra e consome a cultura. não fiquem esperando a nossa cultura aparecer na televisão domingo de tarde que não vai ver, a nossa cultura não dá pila. dá conhecimento e isto não passa na tv.

> como é tua relação com internet e tecnologias em geral?

" bá enviar uma letra por email, receber um mp3, etc...me atrapalho um pouco, mas veiaco se amansa..."

> a comunidade no orkut "gujo teixeira" tem mais de 5.000 membros. no teu perfil pessoal tem mais 800 pessoas - tu costumas acessar essas páginas?

" Fico muito feliz porque as pessoas se interessam pelo que faço, pela minha arte.é a maneira de saber se estamos agradando com aquilo que fazemos, acho que nem 5 % destas pessoas não me conhecem pessoalmente mas se conhecerem o meu trabalho já ta bom. é o que eu busco.."

> a linguagem do gaúcho é problema para compreensão? por exemplo, para nossa música chegar ao centro do país?

"música é sentimento se entende ou não."

> qual verso teu que te define?

pra o meu consumo é um auto-retrato .

ENTREVISTA COM O POETA GUJO TEIXEIRA FEITA PELO BLOG DA REVISTA S/FRONTEIRAS.

VISITE A PÁGINA : http://revistasemfronteiras.blogspot.com/