sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

7º Cante uma canção em Vacaria



As dezoito músicas escolhidas para o Festival Cante uma Canção em Vacaria de 2010, compõe a Coletânea 7º Cante uma canção em Vacaria que marcam e embalam o rodeio. São ritmos como: chamarrita, milonga, toada, polca, chamamé, que irão alegrar e encantar os apreciadores do tradicional Rodeio Internacional de Vacaria, que neste ano completa sua 28ª edição.

Músicas, autores e seus intérpretes:

1 - DO CIMO DA SERRA
(ÉRLON PÉRICLES / JOÃO SAMPAIO / DIEGO MULLER)
INTÉRPRETE: ÉRLON PÉRICLES


2 - PACHOLEANDO
(OSMAR CARVALHO / JOSÉ ATANÁSIO BORGES PINTO)
INTÉRPRETE: LEANDRO CACHOEIRA E MARCELO CACHOEIRA


3 - EM NOME DA ESPORA, DO MANGO E DO TENTO
(ENIO MEDEIROS / JAIME BRUM CARLOS)
INTÉRPRETE: WALTHER MORAIS e NILTON FERREIRA


4 - BAIO ALÇADO
(MAURO MARQUES / TELMO DE LIMA FREITAS)
INTÉRPRETE: RAÚL QUIROGA Y AMERICANTO


5 - BEM MAIS DO QUE VIVER
(JOÃO CHAGAS LEITE / IVO BAIRROS DE BRUM)
INTÉRPRETE: JOÃO CHAGAS LEITE


6 - TIRANDO A LIMPO
(LUIZ CARLOS RANOFF / SALVADOR LAMBERTY)
INTÉRPRETE: LEONARDO PAIM


7 - UMA ESTÁTUA CAMPO AFORA
(ELTON SALDANHA / JOSÉ ATANÁSIO BORGES PINTO)
INTÉRPRETE: ELTON SALDANHA / RICARDO PORTO


8 - CANÇÃO DA NOITE CALMA
(MÁRIO BARROS / DIOGO LUZ PINTO)
INTÉRPRETE: FLAVIO HANSEN E GRUPO


9 - CORAÇÃO SERRANO
(CARLOS MADRUGA / GETÚLIO SILVA)
INTÉRPRETE: WALTHER MORAIS E GRUPO


10 - NOS TEMPOS DE FERRO E FOGO
(LUIZ LANFREDI / VANCLEI DA ROCHA / JOÃO PANTALEÃO)
INTÉRPRETE: BUENAS E`MESPALHO


11 - VIDA DE CABELOS BRANCOS
(NILTON FERREIRA / ROMULO CHAVES)
INTÉRPRETE: NILTON FERREIRA


12 - RAZÕES DO VERSO CAMPEIRO
(VOLNEI GOMES/LEO RIBEIRO DE SOUZA/EDER OLIVEIRA)
INTÉRPRETE: VOLNEI GOMES


13 - SONHO REAL
(RICARDO SILVA)
INTÉRPRETE: ANGELO VARELLA


14 - MADRUGADA DE RANCHO
(CRISTIAN CAMARGO / GUJO TEIXEIRA)
INTÉRPRETE: MARCELO OLIVEIRA E SANDRO ROCKEMBACH


15 - ENTRE O CÉU E O PASTO
(ROBLEDO MARTINS / GARGIONE ÁVILA)
INTÉRPRETE: ROBLEDO MARTINS


16 - UM CANTO A TIARAJU
(MARIO BARROS / FLORI WEGHER)
INTÉRPRETE: JORGE FREITAS e LEONARDO MORALES


17 - SONHO DE GINETE DOMADOR
(ADÃO QUINTANA VIEIRA / DORVAL DIAS)
INTÉRPRETE: JOÃO QUINTANA E GRUPO PARCERIA


18 - POR SUA ESSÊNCIA, GAÚCHO
(CÍCERO GOULART DA FONTOURA/MARCO ANTÔNIO SOARES)
INTÉRPRETE - ADAMS CESAR

Cristiano Quevedo - Pé no estribo



A Gravadora Acit lança em janeiro de 2010 'Pé no Estribo', novo CD de Cristiano Quevedo. O álbum mostra 15 músicas e mais uma faixa bônus. A trajetória de um dos mais conceituados artistas do sul do Brasil tem ritmos como vanera, milonga, chamamé, guarânia e chimarrita, que se misturam harmoniosamente pelas faixas do trabalho. O CD conta ainda com a participação especial de César Oliveira e Rogério Melo na música 'Largando pra Fronteira', de Bonitinho na faixa 6 e do Gaúcho da Fronteira na 8. Além das tradicionais músicas de autoria de Quevedo, o trabalho traz composições de Elton Saldanha, Teixeirinha, Luis Carlos Borges, Noel Guarani, Almir Satter, Mauro Moraes, Francisco Pinto da Fontoura, Joaquim José Mendanha, entre outros. O álbum "Pé no Estribo" promove a música gaúcha de melhor qualidade.

Érlon Péricles - Rio Grande Véio



Músico e compositor missioneiro, participante de festivais de música do sul do Brasil. Erlon Péricles foi premiado em eventos como a Califórnia da Canção Nativa, Musicanto Sul-Americano de Nativismo, Moenda da Canção, Sapecada da Canção Nativa, entre outros. Participou do Festival Internacional de Cosquín, na Argentina, em 2004, junto com grandes nomes da música gaúcha, levando um pouco da nossa cultura para o país vizinho. Considerado um dos compositores mais versáteis de sua geração, faz desde a música mais campeira até trabalhos de projeção, sendo na atualidade, um dos nomes mais gravados pelos artistas da música regional. Indicado várias vezes ao Prêmio Açorianos de Música, destacando o melhor disco de música regional de 2009 com o projeto Buenas e Mespalho, CD feito em parceria com Shana Muller, Ângelo Franco e Cristiano Quevedo. Atua também na área da produção e direção musical, onde destaca sua participação nos CDs de artistas como Pirisca Grecco, Jorge Freitas, Rui Biriva, João Chagas Leite e Elton Saldanha. Érlon Péricles lança em janeiro de 2010 o CD 'Rio Grande Véio', pela Gravadora ACIT. O álbum conta com 11 músicas de sua autoria, com diversas parcerias como: Duca Duarte, Tadeu Martins, Ângelo Franco, Binho Pires, Zeca Alves, Elton Saldanha, entre outros e direção artística de Edison Campagna. 'Ofício de Peão', de Érlon Péricles e Duca Duarte é a música de trabalho.

Shana Müller - Brinco de princesa



Como meu site novo ainda não tá pronto, preciso contar por aqui as novidades.
Hoje to muito ansiosa, porque amanhã é a data para qual foi prometida a chegada do meu terceiro CD, Brinco de Princesa, da fábrica.
Amanhã chegam as minhas cópias e em janeiro chega as lojas numa parceria que fiz do meu selo, GM/2 Música, com a Acit que vai distribuir o cd Pela região sul do país.
Esse foi e está sendo um disco que acompanhei tudo, tudo mesmo, desde a concepção dos arranjos até o pedido do Cd na fábrica, produção de fotos, de figurino, maquiagem, encarte, textos, ufa, um monte de coisas que são em alguns momentos até estafantes, mas que tenho certeza que a hora que eu colocar a mão nele me darão uma emoção que eu ainda não vivi.
A verdade é que cada disco é como se fosse um filho, não no sentido assim bíblico, mas no sentido de ser sempre uma nova criação, um novo desafio, uma nova realização na qual a gente põe um monte de expectativas e que servirá de parâmetro para o que vier pela frente.
Todos os meus CD tiveram os seus "gostos"inigualáveis (nunca vi cd ter gosto, mas...), mas agora é um momento de saborear este cheia de entusiasmo como me sinto.
Brinco de Princesa é um marco bem legal na minha vida pessoal e na minha carreira.
Amadureci com ele e espero continuar amadurecendo.
Sobretudo, foi com ele que descobri a grande torcida que me chega de todos os lados, dos meus amigos e colegas prá que seja um disco legal e que torcem muito pela minha história com a música.
Cada música que tá ali tem um porque e o mais legal é que a cada dia cada uma delas passa a ter porques, os porques que tocá-las nos dá, da descoberta de cada música, da minha voz, daquele arranjo, enfim (já comecei a divagar...)

* Fonte: Blog Shana Müller


Shana Müller iniciou sua carreira musical no tradicionalismo aos 8 anos de idade como solista vocal e integrando conjuntos vocais de grupos de dança. Seus primeiros passos na música foram dados a partir da gravação de 'Vitória-régia', com o cantor Wilson Paim. Em 2004 Shana iniciou sua carreira solo, lançando o CD 'Gaúcha'. Em 2006, lançou 'Firmando o passo', dando continuidade à proposta da mulher gaúcha, interpretando o repertório de canções bem regionais, com composições de Luiz Marenco, Érlon Péricles, Ângelo Franco, Juliano Gomes, Pirisca Grecco, entre outros. Em 2010 Shana Müller lança, pela Gravadora ACIT, 'Brinco de princesa'. Em seu repertório milongas, chamamés, chacareras e zambas argentinas. O CD conta com a participação especial de diversos artistas como: Guto Wirtti no arranjo nas faixas 04 e 11; Paulinho Goulart no acordeom em todas as faixas, exceto nas faixas 03 e 08, Paulinho Fagundes nos violões em todas as faixas, exceto nas faixas 03, Texo Cabral na flauta na faixa 11, Mariano Cantero na percussão em todas as faixas, exceto faixa 01, 03, 05 e 07, Edu Martins no baixo acústico em todas as faixas, exceto a faixa 04, Pirisca Grecco na voz na faixa 08, Michel Dorffman no piano na faixa 04, Luiz Carlos Borges na voz e acordeom na faixa 03 e Marcello Caminha no violão e arranjos na faixa 03. O trabalho tem 11 faixas belíssimas, produção musical de Paulinho Goulart e Shana Müller. Vale a pena conferir!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

50º Festival Nacional de Folklore - Cosquín 2010

COSQUIN DE ORO tendra 12 lunas.
La Comision Organizadora del mayor festival de folKlore, Cosquin, anuncio que la edicion 2010 del festival sera de doce noches con motivo a su cincuenta aniversario. Aunque todavia no se confirmaron los artistas que engalanaran la grilla de actuaciones, su portal oficial publico el siguiente comunicado: "Estamos transitando la recta final para el gran festejo de las BODAS DE ORO DEL FESTIVAL NACIONAL DE FOLKLORE y el primer festejo oficial del Bicentenario de la Nacion Argentina. Toda Latinoamerica esta preparada para acompañarnos en la Fiesta Argentina que reune nuestro folklore popular y el proximo año se sumaran las culturas latinoamericanas.
La fecha durante la cual se llevara a cabo la edicion numero 50 del Festival de Cosquin, seran 12 lunas, del miercoles 20 al domingo 31 de Enero de 2010.

La programación del Festival Nacional de Folklore - Cosquín 2010

Miércoles 20:
- Homenaje a Mercedes Sosa: Los amigos de Mercedes, Jairo, Víctor Heredia, León Gieco, Peteco Carabajal, Teresa Parodi.
- Los Huayra
- Mariana Cayón
- Canto de dos Orillas: Víctor Velásquez y Orlando Veracruz
- Soledad
- Argentino Luna
- Delegación de la Provincia de Santa Fe
- Carlos Di Fulvio
- Ballet Camín
- Los Tekis.

Jueves 21:
- Víctor Heredia
- Ganador Pre Cosquín 2010
- Paola Bernal
- Jorge Fandermole
- Inti Illimani
- Delegación de la Provincia de Formosa
- Ballet Camín
- Minino Garay
- Arbolito y La Chilinga
- Grupo Quebracho
- Raúl Palma
- Quique Ponce
- Pablo Milanés.

Viernes 22:
- Jorge Rojas
- Ganador Pre Cosquín 2010
- Los Manseros Santigueños
- Delegación de la Provincia de Chaco
- Facundo Toro
- Luís Landriscina
- Juan Carlos Cambas
- Roxana Carabajal
- Daniel Argañaraz
- El Duende Garnica
- Gran Ballet Argentino
- Lucia Ceresani
- Silvia Lallana
- Cantoral
- Claudia Pirán
- El Alma de Salta: Las Voces de Oran, Los de Salta, Melania Pérez y Ballet Salta con Marina y Hugo Jiménez.

Sábado 23:
- Teresa Parodi
- Ganador Pre Cosquín 2010
- Leandro Lovato
- Delegación de Cádiz
- Grupo Flamenco Al sur del Sur
- Delegación de la Provincia de Río Negro
- Ángela Irene
- Mariana Cayón - Joel Tortul - Franco Luciani
- Santiago Corazón de Chacarera: Alfredo Ábalos y la Chacarerata Santiagueña
- Los 4 Rumbos
- Pocho y Jorge Sosa
- Los Alonsitos
- Gran Ballet Argentino
- Leonel y Mateo
- Pablo Achaval
- Juan Peinado
- Los Nocheros.

Domingo 24:
- Abel Pintos
- Ganador Pre Cosquín 2010
- Carlos Luiz Borges
- Rafael Amor
- Homenaje al Cuchi Leguizamón: Sara Mamani, Negra Chagra y Luis Leguizamón
- Los Carabajal
- Luis Salinas y Lucho González
- Anna Saeki
- Franco Luciani
- Trío MJC y Ensamble
- Ballet de Juan Saavedra
- Ariel Petrocelli e Isamara
- Nuevas Raíces
- Mirtha Uguet
- Siempre Salta
- Juan Manuel Figueroa
- León Gieco.

Lunes 25:
- Raly Barrionuevo
- Ganador Pre Cosquín 2010
- Dúo Warner-Tajan
- Ica Novo
- Los Nietos de Don Gauna
- Tal para Juan: Juan Falú y Juan Quinteros
- Ramón Ayala y Joselo Schuap
- Rolando Goldman
- Eduardo Betancourt
- Luis Pino y Carlos Alvarez
- Charango, arpa, cuatro y guitarra, de Argentina y Venezuela.
- Quebradeños: Tomás Lipán, Fortunato Ramos, Balvina Ramos, Hermanas Cari, Banda Sikuris y Ballet Juventud Prolongada
- Joel Tortul
- Hugo Bistolfi
- Ensamble y Fortunato Ramos
- Ballet de Juan Saavedra
- Yamila Cafrune
- Santaires
- Los Altamirano y Los de Siempre
- Entre Amigos
- Los Visconti
- Suyay
- Gal Costa (a confirmar)

Martes 26:
- Peteco Carabajal
- Ganador Pre Cosquín 2010
- Motta Luna
- Homenaje a Hugo Díaz: Mavi Díaz, Raúl Carnota, Marian Farías Gómez, Koki y Pajarín Saavedra, Peteco Carabajal y Franco Luciani
- Tonolec y el Coro Toba Chelaalapi
- Fulanas Trío
- Horacio Guarany
- Jorge Marziali - Marita Londra
- Eva Ayllon
- Homenaje a Maria Elena Walsh: Paola Bernal, Verónica Condomí, Laura Albarracín y La Bruja Salguero
- Ballet Brandsen
- Chango Spasiuk
- Ceibo
- Paola Arias
- Bruno Arias
- La Juntada

Miércoles 27:
- Opus 4
- Ganador Pre Cosquín 2010
- Voces de la Patria Baya: Edith Rosseti y Delfor Sombra
- Las Voces de Montiel
- Javier Figueroa
- Yatiri
- Luna Monti y Juan Quintero
- Alazanes
- Carlos Pino
- Ballet Brandsen
- Luciano Pereyra
- Los Trovadores de Cuyo
- Omar Moreno Palacios
- Los Guaraníes
- Taki Ongoy: Quique Álamo, Alborada y Aguablanca
- Los Amanecidos
- Raúl Barboza
- Las 5 Voces
- Los de Minetti
- Julio Palacio
- Los Carabajales

Jueves 28:
- Sergio Galleguillo y Los Amigos
- Ganador Pre Cosquín
- Delegación de la Provincia de La Rioja
- Suna Rocha
- Delegación de Ecuador: Margarita Lazo y Pueblo Nuevo
- Rubén Patagonia
- Cuti y Roberto Carabajal
- La novia del Paraná: Ramona Galarza, Orquesta Folklórica de la Provincia de Corrientes y Ballet del Litoral
- Guitarreros
- Ballet Salta
- Murmullos
- Adriana Tula
- El Chaqueño Palavecino

Viernes 29:
- Illapu
- Ganador Pre Cosquín 2010
- Delegación de la Provincia de Mendoza
- Juan Falú
- Homenaje a Gabriela Mistral, Alfonsina Storni y Juana Ibarbourou
- Dúo Enarmonía
- Delegación de Japón
- Trío Tacunau
- Horacio Banegas
- Dúo Coplanacu
- Pancho Cabral
- Triunvirato del Litoral: María Ofelia, Miguel Ángel Morelli y Jorge Méndez
- Marite Berbel
- Cesar Isella
- Aymama
- Ballet Salta
- Los Kjarkas

Sábado 30:
- Jairo con la participación de Daniel Salzano
- Canto 4
- Guitarras Riojanas: Nelson Scalisi, Luis Chazarreta, Víctor Godoy, Carlos Chazarreta y Jorge Moreno
- Trío Vitale-Baraj-González
- Sonia Amaya
- Cacace-Aliaga
- Misa Criolla: Zamba Quipildor, Cesar Isella, Facundo Ramírez, Jaime Torres y Coro Sadaic de Río Cuarto
- Juan Iñaki
- Cecilia Todd
- Delegación de Japón
- Facundo Saravia
- Homenaje a Alfredo Zitarrosa: Miguel Duré y los tambores
- Viviana Pozzebon
- Las Rositas Trío
- Los Trova: Carlos Pino, Chiquito Catramboni, Quito Figueroa y Pancho Romero
- Ballet Nacional
- Los Olimareños

Domingo 31:
- Sonidos de Córdoba: Los 4 de Córdoba y Chébere
- Del Tiempo i`mama: Los Quilla Huasi y Los Indios Tacunau
- Gabriel Morales
- Orellana-Lucca
- Mariana Carrizo
- Dúo Orozco-Barrientos
- Nacho y Daniel
- Proyecto Sanluca: Rodolfo Sánchez, Franco Luciani y Raúl Carnota
- Emiliano Zerbini
- Hugo Giménez Agüero y Leonardo Miranda
- Ballet Nacional
- Néstor Garnica
- Delegación de la Provincia de San Juan
- Paraguay en Música y Danza
- Los Caldenes
- Grupo Vocal Argentino
- Roberto Pérez y el Dúo Yughan
- La Fiesta del Folklore: Soledad, Chaqueño Palavecino y Los Nocheros.


Já está nas lojas o novo CD de Luciano Maia e Quarteto Riograndense

Os aficcionados pela boa música já tem a sua disposição o CD “Encomenda”, o mais recente trabalho de Luciano Maia, no qual ele interpreta várias faixas do disco, algumas em dueto com André Teixeira, integrante do Quarteto Riograndense, que a partir de agora acompanha Luciano em seus shows. O álbum tem doze temas, sendo seis instrumentais e seis cantados. Este é, sem dúvida, um dos trabalhos mais autorais de Luciano, que o produziu e compôs todas as melodias. As letras são fruto de parcerias com compositores consagrados como Gujo Teixeira, Anomar Danúbio Vieira, Alex Silveira e Gaspar Machado. “Encomenda”, aliás, foi a última letra escrita por Gaspar Machado em vida. O CD conta também com a participação de César Oliveira e Rogério Melo, na música “Retrato de Pampa e Invernada”, uma das únicas regravações do CD, que é em sua maioria composto de temas inéditos.

*De Fronteira Produções Artísticas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Tiago Souza - Pra o sul dos buenos
























1 - Milongão Pra o Sul dos Buenos
2 - O Choro do Laço
3 - Se Indo Pro Campo
4 - No Rancho do Tio Homero
5 - Já Chega de Desaforo
6 - No Tranco do Baio
7 - Décima de Uma Rima Só
8 - Flor de Bragado
9 - Baile da Goteira
10 - Bancando na Rédea
11 - Cordas de Domador
12 - Matando Cachorro a Grito



Grata revelação da música nativista, Tiago Souza tem estilo discreto, mas uma voz potente e marcante. Neste disco fez excelentes escolhas de repertório, como as regravações de "Se Indo Pro Campo" e "Bancando na Rédea", ambas retiradas do CD narrativo Se Indo Pro Campo, lançado pela Vertical. Mas não é só isso. As revelações também aparecem entre os compositores, como mostram as excelentes "No Rancho do Tio Homero", "Flor de Bragado" e "Matando Cachorro a Grito", esta última mais uma história de um desafortunado gaúcho.

*Fonte: Gravadora Vertical





Galpão - Bar Gaúcho



























A nossa Lages é considerada a Princesa da Serra, e tem na sua essência o tradicionalismo. Foi pensando nisso que nós, Família Bohrer, edificamos um espaço que retrata esta identidade, em um ambiente rústico, nativo, bem galponeiro, que trás consigo a alma desta terra. O gauchismo se impõe como marca maior, um local para o encontro de amigos para um mate, uma comida campeira e uma boa música nativista. Com prazer nós queremos, convidá-la para conhecer o nosso GALPÃO, o espaço tradicionalista que Lages sempre quis.



Av. Duque de Caxias (em frente ao Sofá Show, próximo ao JZago e Café Pinhão)
Lages - SC

Shows e bailes do 28º Rodeio Internacional de Vacaria

DIA 30 DE JANEIRO DE 2010 - SÁBADO

20h Os Gaudérios - Concha Acústica
21h Show Argentino - Nostalgia Guarani - Concha Acústica
22h João de Almeida Neto - Concha Acústica
23h Baile de Abertura - Porca Véia e Grupo Cordiona - CTG Porteira do Rio Grande
23h Baile - Os Tiranos - Circão de Lona

DIA 31 DE JANEIRO DE 2010 - DOMINGO

17h Gravação do Programa Coisas do Sul -Concha Acústica
19h Show Argentino - Nostalgia Guarani - Concha Acústica
20h Raul Quiroga e Grupo Americanto - Concha Acústica
21h Gaucho da Fronteira - Concha Acústica
23h Baile - Regis Marques e Grupo Rodeio - Circão de Lona

DIA 01 DE FEVEREIRO DE 2010 – SEGUNDA FEIRA
20h João Chagas Leite - Concha Acústica
21h Festival Cante Uma Canção em Vacaria - Concha Acústica
22h30min Show Internacional - Concha Acústica
23:00h Elton Saldanha - Concha Acústica
23h Baile - Grupo Sinuelo Pampeano e Grupo Coração Gaúcho - Circão de Lona

DIA 02 DE FEVEREIRO DE 2010 – TERÇA FEIRA
20h Shana Müller - Concha Acústica
21h Festival Cante Uma Canção em Vacaria - Concha Acústica
22h30min Show Internacional - Gaitaço - Raulito Barbosa e Convidados - Concha Acústica
23h Baile - Grupo Criado em Galpão - Circão de Lona

DIA 03 DE FEVEREIRO DE 2010 - QUARTA FEIRA
19h Pedro Ernesto Denardim - Concha Acústica
21h Final do Festival Cante Uma Canção em Vacaria - Concha Acústica
22h30min Poetas Gaúchos - Concha Acústica
23h30min Resultado do Festival Cante Uma Canção em Vacaria - Concha Acústica
24h Baile - Grupo Coração Gaúcho e Os Serranos (foto)- Circão de Lona

DIA 04 DE FEVEREIRO DE 2010 - QUINTA FEIRA
19h30mim Leonardo Paim - Circão de Lona
20h30min Pedro Ortaça - Circão de Lona
21h30min Luis Carlos Borges -Concha Acústica
23h Baile - João Luiz Correia e Grupo Campeirismo - Circão de Lona

DIA 05 DE FEVEREIRO DE 2010 - SEXTA-FEIRA
20h Show Internacional - Grupo Anden - Concha Acústica
21h Volmir Martins - Concha Acústica
22h Osvaldir e Carlos Magrão - Concha Acústica
23h Baile - Os Monarcas - Circão de Lona

DIA 06 DE FEVEREIRO - SÁBADO
20h30min Show Internacional - Grupo Anden - Circão de Lona
21h30min Cristiano Quevedo - Circão de Lona
23h Luiz Marenco - Concha Acústica
23h César Oliveira e Rogério Melo – Baile - Os Mateadores - Circão de Lona

DIA 07 DE FEVEREIRO - DOMINGO
20h Show de Encerramento - Os Serranos (foto) - Concha Acústica

Triagem - 21º Grito do Nativismo Gaúcho, de Jaguari

Foram definidas as 12 músicas concorrentes no 21º Grito do Nativismo Gaúcho, que acontece nos dias 22,23 e 24 de janeiro de 2010 na cidade de Jaguari, situada na região central do Rio Grande do Sul. A triagem aconteceu nos dias 28 e 29 de dezembro com a presença dos jurados: Betto Frizzo, João Cattelan, Daniel Moralles, Jaime Brum Carlos e Victor Hugo. Depois de longo período sem ser realizado o festival, reconhecido com um dos mais importantes do estado, retorna ao calendário de eventos apresentando diversas atrações.
As músicas classificadas sao as seguintes:

Meu sorriso
Letra: Luiz Carlos Ranoff
Música: Juca Moraes

Namorado de rimas
Letra e Música: Ramires Monteiro

Universo de campo
Letra:Paulo Righi
Música: Piero Ereno

O infindo ciclo dos dias
Letra: Eduardo Canha
Música: Piero Ereno

Minha morada
Letra:Rômulo Chaves
Música: Tuny Brum
Meu sombreiro
Letra:Zeca Alves
Música: Erlon Péricles e Elton Saldanha

Pra quem morre de a cavalo
Letra: Marcelo D'Ávila
Música: Penna flores

A mulata do tropeiro
Letra: Sabani Felipe de Souza
Música: Luciano Ferreira

E assim a tropa se foi
Letra: Sabani Felipe de Souza
Música: Rafael Teixeira Chiapetta

Faces do medo
Letra: Tiago Souza e Tulio Souza
Música: Tulio Varella e Emerson Martins

Alma potra
Letra: Rodrigo Bauer
Música: Nilton Ferreira

Canha com manduruvá
Letra: Tulio Urach
Música: Ricardo Martins

*Fonte: Blog Jairo Reis
www.jairoreisrs.blogspot.com

Triagem - 23ª Comparsa da Canção, de Pinheiro Machado

Aconteceu no último sábado, 9, a triagem da 23ª Comparsa da Canção de Pinheiro Machado. Foram mais de 300 músicas inscritas, onde foram definidas as 14 músicas que irão participar do festival, assim como as seis suplentes. O festival ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2010, no Parque Charrua paralelo a Feovelha.
Segue a listagem das musicas classificadas e ordem de apresentação, por título, autor da letra, autor da música, ritmo e cidade que representa.


Sexta - 29/01

Amanando solidões
Letra: Miguel Cimirro
Música: Roberto Borges
Milonga
Pelotas RS

Saludo
Letra: Eduardo Muñoz e Helvio Luiz Casalinho
Música: Fabiano Bacchieri
Chamarra
Pelotas RS

Há quem diga
Letra e Música:Fábio Peralta
Milonga
Bagé RS

Égua, poncho é teu dono
Letra: Rogério Ávila
Música: Luíz Marenco
Chamarrita
São Gabriel RS

À morena benzedeira
Letra: Leonardo Fagundes
Música: Fabricio Marques
Chamamé
Pelotas RS

Partilhado
Letra: Guilherme Collares
Música:Edilberto Bérgamo
Polca
Bagé RS

Um lugar ao sul do mundo
Letra: Tulio Souza
Música: Emerson Martins
Milonga
São Vicente do Sul RS


Sábado - 30/01

Coração de martelo
Letra: Otávio Severo
Música: Otávio Severo e Luis Fernando Bender
Chamarra
Porto Alegre RS

Deitador
Letra: Cláudio Silveira
Música: Juliano Moreno e Cláudio Silveira
Milonga
Santana do Livramento RS

A tropa
Letra: Felipe Brasil
Música: Jorge Augusto e Fabrício Azambuja
Vaneira
Bagé RS

É dia de viração
Letra: Julio Martins
Música: Tuny Brum
Milonga
Florianópolis SC

Pra véia “cuidá”
Letra: Edgard Belles
Música: Márcio Costa
Rancheira
Bagé RS

Romance de serenata
Letra: Eliézer Tadeu Dias de Souza
Música: Zulmar Benitez
Valsa
Bagé RS

Tu nem sabes mocito
Letra: Cristiano Rauber
Música: João Carlos Felipe de Souza
Chamamé
Santa Rosa RS


Suplentes

Romance à meia espalda
Letra e Música: Carlos Machado
Milonga
Bagé RS

O rio da lágrima
Letra e Música: Deison Lopes
Milonga
Candiota RS

Então me vi
Letra: Christian Davesac
Música: Fernando Gomes
Milonga
Pelotas RS

Minha cadente
Letra: Everton Michels
Música: Carlos Ramos
Milonga
Criciuma SC

Sou da lida
Letra: Mauro Dias
Música: Matheus Alves
Chamarra
São Gabriel RS

De sol a sol
Letra: Mário Eleú e Telmo Vasconcelos
Música: Eduardo Monteiro Silva
Chamamé
Santo Angelo RS