quarta-feira, 12 de março de 2008

Reponte chega há 24ª edição , e se consolida como um pólo de cultura gaúcha.


Reponte da Canção chega à 24ª edição como um dos mais importantes festivais nativistas do Estado.
Já é uma tradição. Há 24 anos, no mês de março, São Lourenço do Sul se volta para um dos mais populares festivais de música nativista do Estado. É o Reponte da Canção, que no ano do Sesquicentenário da Colonização Alemã-Pomerana homenageará o povo que atuou fortemente na construção da história do município, imortalizado como a Pérola da Lagoa.
Entre os dias 7 e 9 de março, o Galpão Crioulo do Camping da Lagoa foi o palco de talentos que transformam em música e poesia as belezas da cultura gaúcha e pampeana. Não só a decoração e ornamentação faram referências à história dos 150 anos de imigração, como uma categoria do 16° Pérola em Canto – evento paralelo em que concorrem artistas que residem e atuam em São Lourenço do Sul – foi especialmente criada para premiar a melhor canção sobre o tema.
A excelente qualidade das 466 canções inscritas se refletiu na difícil missão dos jurados em selecionar as 16 músicas concorrentes do Reponte, assim como as dez composições do 16° Pérola em Canto. “Hoje, o festival está aberto para artistas de diferentes povos, o que fortalece e integra o turismo, a cultura e a identidade do gaúcho no Grande Pampa” afirma o secretário de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC), Zelmute Oliveira.
Um exemplo é a seleção de quatro canções em língua espanhola, duas delas compostas por uruguaios e uma por um brasiliense. “Sem demérito a outros eventos do gênero, o Reponte da Canção é um dos mais importantes festivais do sul do Brasil”, afirma o jornalista e pajador Paulo de Freitas Mendonça.
Retrato cultural do gaúcho

Nas categorias avaliadas, existe a linha Campeira, em que as composições versam sobre os usos e costumes das lidas de campo, representando as raízes da cultura rio-grandense e Grande Pampa, tanto na letra, como nos ritmos e instrumentos usados. Além disso, o Reponte da Canção é um dos poucos festivais que ocorrem na Metade Sul e região fronteiriça que acolhe composições na linha Livre.

“Os compositores têm mais liberdade na escolha dos temas, ritmos e instrumentos, respeitando as manifestações da cultura regional do pampa. Dessa forma, um grande contingente de compositores, musicistas, músicos e intérpretes têm seus trabalhos acolhidos, independente de sua formação e tendência”, afirma o integrante da Comissão Organizadora do 24° Reponte, Silvestre Klering.
Nos últimos anos, o festival também apresenta concorrentes além das fronteiras do Rio Grande do Sul, como o Uruguai e Argentina, contribuindo para qualificar ainda mais o evento.
Durante o Reponte ocorreu o 3º Encontro Estadual de Invernadas São Lourenço em Dança. Ao todo, 55 grupos de 11 municípios do Estado fizeram suas apresentações . Paralelo ao evento aconteceu a Mostra da Economia Solidária e Agroindústria e o aguardado Festival de Gastronomia, que inclui, além de pratos derivados do peixe, o tradicional Caldo Lourenciano.
“ Fonte www.azonasul.org.br”

24° Reponte da Canção , um retrato da alma gaúcha!!

Bueno , gostaria de fazer meu relato sobre o Festival Reponte da Canção , é o segundo ano que participo deste evento, atuando na cobertura e tenho o dever de repassar aos amigos todo o sentimento puro da arte pampeana que este festival respira . Hoje na 24ªedição o Reponte da Canção ganha dimensões além fronteiras , unindo los gauchos de alma grande espalhados pelos mais distantes rincões desta pampa larga. Quem esteve presente nos 3 dias do festival , viu a expressão máxima de uma cultura ainda nova ,mas com a força de séculos de história que fundamenta nossas razões de sentir este apego pelas coisas da terra , digo isto, pela simplicidade de um homem empunhado uma guitarra e transpondo sentimento em verso e melodia , pela força de um verso recitado lembrando as gauchadas daqueles que se foram pra ser tornar inspiração das manhãs de algum poeta , pela musicalidade das almas que lá estiveram , pelo encanto de um lugar que a cada ano fica mais belo que a gente tem a impressão de estar mateando no céu quando o sol nasce na lagoa azul em que a vista se perder , pelas amizades , pela emoção de ter uma identidade cultural a zelar .Parabéns a todos aqueles que contribuíram seja , com seu aplauso, sua poesia , sua música , sua responsabilidade de repassar essa cultura adiante , mil gracias as empresas e as pessoas que batalham pela arte , mil gracias a organização do 24º Reponte da Canção pelo respeito com a arte e pelas pessoas , quero eu participar de mais 50 edições se o senhor de tempo me permitir!!! Parabéns aos amigos Francisco Luiz pela linda apresentação da música , Milonga Louca ,ao irmão de alma André Teixeira pela emocionante interpretação desta que é umas das mais lindas poesias que falam sobre a guitarra , ao letrista Otávio Severo que vem firmar raiz nesta terra de grandes poetas e nos mostrar que a juventude nativista está dando continuidade nesse movimento ,ao Marcio Nunes Correia ,que nos trouxe tão claramente a vida desses homens rurais que vivem de domar destinos , aos amigos Airam Cardoso e Marcelo Azambuja que a muito tempo vem peleando pela arte musical em Encruzilhada do Sul um forte saludo pela conquista , parabéns as emissoras Rádio pela grande cobertura , um abraço especial aos amigos da rádio Tertúlia e da Rádio Tarca que levam a música nativista além das fronteiras. Mil Gracias aos amigos da Rádio Comunitária de Santa Cruz pela oportunidade , mil gracias aos amigos Iran Pas , Cleiton Santos , Luciano Reys, Francisco Luis e Diego Moura pelo costado . Espero que os amigos apreciem esse material feito com muito respeito pela nossa gente Gaúcha !!!

Matias Moura / Radialista/Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul


Deusa de Cordas encanta ! e vence o 24º Reponte


A canção Deusa de Cordas é a grande vencedora do 24º Reponte da Canção .
1º LUGAR LINHA CAMPEIRA
TROFÉU SEIVAL
LETRA: OTÁVIO SEVERO
MÚSICA: ANDRÉ TEIXEIRA
INTERPRETADA POR: ANDRÉ TEIXEIRA

A canção ainda fará parte do documentário feito pela Tv Pública da Argentina , canal 7 , que esteve fazendo gravações durante os 3 dias do festival .

DEUSA DE CORDAS




Sonora Madeira ..Prece rude entre os cabrestos
Soluça recuerdos decifrados em segredos
Limite traçado por dois pontos cardeais
Compondo buçais , na orquestração dos meus dedos




Sonora Madeira...Quando recorro a presilha
Afino as rendilhas em teu corpo de alma santa
Linguagem dos matos ,transpondo a voz natural
Se tornando imortal : Cruz no peito de quem canta !!!!!



És deusa de cordas da presilha ao fiador
Por ti me fiz cantor , ao dar sentido e razão
Entregue em minhas mãos por ter alma e vida plena
Que a presilha te condena a ficar junto ao coração



Sonora madeira ... tens o espírito moreno
Cordas de sereno todas de alma estendida
Nos claros de argola do fiador fui entender
Que o bordão deve ser um cabresto que tem vida



Do fiador a presilha mora uma deusa de cordas
Da ternura que ela acorda nasceu um feitiço antigo
Explico a saudade quando em teu corpo se agarra
“É minha alma guitarra !!! que ficou presa contigo


2º LUGAR LINHA CAMPEIRA



ROMANCE DO JUCA GINETE

TROFÉU ESTÂNCIA DO SALSO
LETRA: MÁRCIO NUNES CORRÊA
MÚSICA: AIRAM CARDOSO E MARCELO AZAMBUJA
INTERPRETADA POR: JOÃO DE ALMEIDA NETO

MELHOR POESIA DA LINHA CAMPEIRA



DEUSA DE CORDAS

TROFÉU LANCEIROS NEGROS
AUTORIA DE: OTÁVIO SEVERO

1º LUGAR LINHA LIVRE




OS TAMBORES DE DANDARA

TROFÉU SEIVAL
LETRA: JAIME VAZ BRASIL
MÚSICA: ADRIANO SPERANDIR
INTERPRETADA POR: ADRIANA SPERANDIR

MELHOR POESIA DA LINHA LIVRE/ E 2ºLUGAR NA LINHA LIVRE



MILONGA PA EL FLACO ALFREDO

TROFÉU LANCEIROS NEGROS
AUTORIA: LUÍS ALBERTO FONTES

COMPOSIÇÃO MAIS POPULAR


RUÍNAS

TROFÉU CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
LETRA: MÁRIO ROBERTO VENZKE DE FREITAS
MÚSICA: MÁRIO ROBERTO VENZKE DE FREITAS
INTERPRETADA POR: CHICO SARATTI

MELHOR INTÉRPRETE DO FESTIVAL



ANDRÉ TEIXEIRA

TROFÉU HOSPITALIDADE
MÚSICA DEUSA DE CORDAS

MELHOR INSTRUMENTISTA DO FESTIVAL

LUIZINHO CORRÊA
TROFÉU ERNANI FERREIRA
MÚSICA: FLOR E TRUCO
( não temos fotografias do melhor instrumentista )

MELHOR ARRANJO INSTRUMENTAL



DE TODA TRANÇA

TROFÉU LAGOA DOS PATOS
ARRANJO DE CRISTIAN CAMARGO E LUCIANO FAGUNDES

MELHOR MELODIA



TROFÉU NOEL GUARANI:DEUSA DE CORDAS

MELHOR TEMA LITORÂNEO

O BARQUEIRO:
Letra: TIAGO SUMAN E GUILHERME SUMAN
MÚSICA: FÁBIO PERALTA
INTERPRETADA POR: GÉLSON OLIVEIRA
( não temos fotografias desta canção )

MELHOR RESGATE HISTÓRICO



POEMA “OS TAMBORES DE DANDARA”

ESCOLHIDO POR REPRESENTAR A CULTURA AFRO- BRASILEIRA, REFERÊNCIA À FIGURA DE “DANDARA” ESPOSA DE ZUMBI DOS PALMARES
LETRA: JAIME VAZ BRASIL
MÚSICA: ADRIANO SPERANDIR

Fotos do 24º Reponte da Canção .Por Matias Moura