sexta-feira, 9 de julho de 2010

Esteio sedia primeira repescagem do ciclo 2010

Penúltima classificatória vai habilitar mais oito competidores à Finalíssima

A pouco mais de um mês da grande final do Freio de Ouro 2010, a penúltima etapa classificatória vai habilitar mais oito competidores neste final de semana, em Esteio (RS). Entre os dias 8 e 11 de julho, a primeira Repescagem será mais uma oportunidade de confirmar presença entre os 96 melhores cavalos crioulos do ciclo. Após esta etapa, a última Classificatória ocorrerá em Brasília (DF), no fim de semana seguinte.
Conhecidas como repescagem, os eventos de Esteio e Brasília são as últimas chances de tentar a vaga no Freio de Ouro. Diferente de Brasília, em Esteio é necessário que os animais participantes tenham se credenciado com no mínimo 18 pontos em uma das mais de 50 credenciadoras disputadas no ciclo 2009-10 ou obtido esta mesma pontuação em uma das outras dez Classificatórias.
Para Esteio, está confirmada a participação de 61 animais, sendo 29 machos e 32 fêmeas. São cavalos de mais de 20 municípios gaúchos e de seis cidades de Santa Catarina. Entre os competidores, animais conhecidos de quem acompanhou as Classificatórias no Canal Rural, como a colorada Borboleta da Bela Aliança, primeira reserva com 18,364 em Vacaria, e o colorado BT Último, 18,221 pontos em Uruguaiana.
O julgamento das fêmeas será feito por Christina Bandeira de Mello, Eduardo Móglia Suñe e Marcelo Montano Coelho. Os machos serão avaliados por André Luiz Narciso Rosa, Ciro Manoel Canto de Freitas e Frederico Ormazabal Sastre.
Além da seletiva para o Freio de Ouro, está programada ainda a semifinal do Movimiento a La Rienda e os remates Don Teju e Capão Redondo, nos dias 10 e 11, respectivamente. A classificatória de Esteio acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, mesmo local da finalíssima da competição.
O Canal Rural transmite a final ao vivo para todo o Brasil no domingo, dia 11, a partir das 9h.

PROGRAMAÇÃO DA CLASSIFICATÓRIA DE ESTEIO
8 de julho
8h30min - Exame de Admissão - Classificatória
14h - Julgamento Morfológico - Classificatória

9 de julho
8h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Fêmeas
13h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Machos
18h - Movimiento La Rienda

10 de julho
8h - Prova Mangueira - Fêmeas/Machos
13h30min - Prova de Campo - Fêmeas/Machos
20h - Remate Don Teju

11 de julho
9h - Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h - Encerramento e entrega de Prêmios
20h - Remate Capão Redondo

Em agosto tem Casilha da Canção Farrapa, em Itaqui

Regulamento e ficha de inscrição da Casilha da Canção Farrapa que ocorrerá em Itaqui durante o mês de agosto



*Colaboração: Leonardo Gadea

De fundamento - volume 1





-Conheci primeiro os versos deste gaúcho, depois de ouvir vários em palcos de festivais, comecei apreciá-los por seu conteúdo, por seu fundamento, por sua qualidade e simplicidade de escrita...

...-Falar do campo, é contar um pouco de si para os outros...

-Inspiração é luz, e o Zeca tem sóis e luas claras pra lhe guiar...

-Poesia é alma, e isto lhe sobra...

(Trechos da apresentação do disco por Gujo Teixeira)


*Colaboração: Leonardo Gadea

Informativo - Luíz Marenco

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Hoje fazem 11 anos sem Jayme Caetano Braun

Sem Jayme (1)
Em 8 de julho de 1999 morria, em Porto Alegre, Jayme Caetano Braun, o maior dos pajadores gaúchos. Poeta talentoso e repentista imbatível, Jayme consagrou-se ainda em vida como a voz missioneira irreverente, altiva e profundamente ligada ao gauchismo.
Sem Jayme (2)
Nascido em Bossoroca, então distrito de São Luiz Gonzaga, em 30 de janeiro de 1924, Jayme tem uma obra editada e inédita das mais expressivas. Entre seus livros, estão Potreiro de Guaxos, Galpão de Estância, de Fogão em Fogão e Pendão Farrapo. Deixou CDs e discos com declamações que eternizaram seu talento.

Zero Hora
Almanaque Gaúcho - Olyr Zavaschi
Página 54 - 08.07.10

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Informativo - Amilton Lima

Informativo - Beto Borges


Beto Borges estará apresentando o Recital Sul nesta quinta 08/07 na Parrillada Mercado Del Puerto acompanhado pelo pianista Fernando Leitzke, e a partir da semana que vem estarei nesta mesma casa todas as terças deste mês de julho (dias 12, 19 e 26) com o projeto Música a La Carte. Ele espera por todos a partir das 21h.

domingo, 4 de julho de 2010

Informativo - Galpão

Etapa de Lages classifica mais oito animais à final do Freio 2010

Classificatória foi mediana, mas mesmo assim apontou bons animais para agosto

De um total de 44 competidores (23 fêmeas e 21 machos) credenciados à Classificatória de Lages (SC), dez machos e dez fêmeas disputaram na manhã deste domingo, dia 4, mais oito vagas à final do Freio de Ouro 2010. O palco da décima etapa semifinal da competição foi novamente o Parque Conta-Dinheiro que abriga a prova, desde que Santa Catarina sedia uma das classificatórias ao Freio.
Alexandre Suñé, veterinário e comentarista do Canal Rural, considerou a Classificatória de nível médio. Até a Bayard-Sarmento, a quarta fêmea ainda não havia atingido o mínimo de 18 pontos para garantir vaga na final. Entre os machos, apenas um reserva conseguiu a pontuação mínima. Porém, o aumento no nível dos animais em relação ao ano passado foi aplaudido pelo comentarista e pelo presidente da ABCCC de Santa Catarina, Alexandre Di Domenico.
– A raça crioula vem crescendo em número de animais e em genética. Temos cabanhas muito boas aqui no Estado. Cresce a raça e os criadores crescem junto – comentou Di Domenico. Desde fim de 2008, Santa Catarina tem o segundo maior plantel de cavalo crioulo do Brasil, com mais de 12 mil animais registrados.
Classificaram-se entre os machos: Isto é Ico (19,310), BT Rivaldo (18,985), RZ Oponente da Carapuça (18,427) e Quiosque do Purunã (18,301). As quatro fêmeas classificadas foram: Capanegra Índia (19,067), Herdeira do Taboado (19,038), Favorita dos Três Pinhais (18,996) e Querela do Purunã (18,932).
Capanegra Índia é o quarto animal classificado por Lindor Collares que foi campeão de sua Classificatória. Curiosamente, a égua está há apenas 15 dias em suas mãos.
– A Capanegra Índia me surpreendeu, pois andou muito parelho desde o começo da prova até o final. Estou sendo coroado, com quatro animais na Final. Estou muito contente. A partir de agora, vamos intensificar o trabalho para fazer bonito no Freio – comentou Lindor após a prova.

Alternância de posições entre as fêmeas
Bimbarra Liberal, montada por Fábio Teixeira da Silveira, pisou na Mangueira na primeira posição e como conjunto favorito para obter a classificação. Porém, o primeiro revés veio ainda naquela prova: a colorada perdeu sua colocação para Herdeira do Taboado e Capanegra Índia. Herdeira, montada por Saulo Schafascheck, fez uma bela prova de Mangueira, com boa colocação nos posteriores e bons movimentos.
Na Bayard-Sarmento, Herdeira do Taboado mais uma vez despontou com uma boa prova, esbarrando longe e com firmeza. Bimbarra Liberal foi muito bem conduzida por Fábio Teixeira, com giros leves, porém não conseguiu recuperar a primeira colocação e ainda acabou ultrapassada por Favorita dos Três Pinhais e Capanegra Índia.
Bimbarra Liberal e Itaipu da Oca saíram da briga, após obterem notas na casa dos 11 pontos na prova de Campo. Espaço aberto para Favorita dos Três Pinhais e Capanegra Índia que, com boa corrida dos dois conjuntos, garantiram vagas na final, na primeira e terceira colocações, respectivamente. Herdeira do Taboado, mesmo penalizada por reações na Paleteada, conseguiu a classificação no segundo lugar. A lista de vagas diretas foi completada por Querela do Purunã, montada por Vagner Jesus Neumeister.

Não valeu a experiência do multifinalista
Entre os machos, um dos favoritos era Olímpico do Purunã, três vezes finalistas do Freio (em duas delas, classificado em Lages na primeira colocação). Mas Olímpico, montado pelo experiente Guto Freire, praticamente deu adeus às chances de vaga ao terminar a Bayard-Sarmento na sexta colocação. E definitivamente se despediu após ser penalizado por encurtar a raia na Paleteada. Espaço livre para outros brilharem em Lages.
Quiosque do Purunã, montado por Luis Fernando Rodrigues de Rodrigues, já havia feito a melhor prova de Mangueira no sábado e repetiu o desempenho no domingo, saindo da quinta colocação para chegar na terceira. A primeira colocação ficou com Isto é Ico, montado por Alexandre Pedro Grabher, da cabanha PTW, de Porto Alegre (RS).  Luxemburgo do Monte Verde, melhor nota morfológica da classificatória, ficou com a segunda colocação após a Mangueira. O destaque negativo da prova de Mangueira dos machos ficou para Ladrillo Tupambaé, que zerou duas vezes, após evitar pechar com o novilho.
Isto é Ico prosseguiu com a primeira posição na Bayard-Sarmento, após ter largado em quarto no começo da manhã. Já Luxemburgo do Monte Verde não teve qualidade na prova, com má postura de cabeça, o que acabou lhe custando a segunda posição. BT Rivaldo, um douradilho montado por Guto Freire, desempenhou bem e assumiu a vice-liderança.
Na Paleteada, após a penalização de Olímpico do Purunã, coube aos outro cinco animais que alternaram de posição durante a manha inteira concorrer às quatro vagas.  Isto é Ico e BT Rivaldo, a última dupla da Paleteada, pintaram como primeiro e segundo colocado e se mantiveram nas colocações, mesmo após errarem um pequeno detalhe da prova. RZ Oponente da Carapuça e Quiosque do Purunã foram os outros dois classificados à final do Freio.
A próxima etapa do circuito 2010 do Freio de Ouro será a repescagem de Esteio (RS), entre os dias 9 e 11 de julho. O Canal Rural transmite ao vivo a final na manhã do domingo.

CLASSIFICADOS EM LAGES (SC)
FÊMEAS
Capanegra Índia - Cabanha Capanegra, Dom Pedrito (RS) - Ginete: Lindor Collares - 19,067 pontos - 1º Lugar
Herdeira do Taboado - Cabanha Querência Crioula, Tijucas do Sul (PR) - Ginete: Saulo Schafaschecl - 19,038 pontos - 2º Lugar
Favorita dos Três Pinhais - Cabanha Movimento, Ivoti (RS) - Ginete: Guto Freire - 18,996 pontos - 3º Lugar
Querela do Purunã - Cabanha São Rafael, Balsa Nova (PR) - Ginete: Vagner Jesus Neumeister - 18,932 pontos - 4º Lugar
Bimbarra Liberal - Estância Aurora, Uruguaiana (RS) - Ginete: Fábio Teixeira da Silveira - 18,480 pontos - 1ª Reserva
Princesa do Purunã - Rancho LB, Gaspar (SC) - Ginete: Rafael de Souza - 18,344 pontos - 2ª Reserva

MACHOS
Isto é Ico - Cabanha PTW, Porto Alegre (RS) - Ginete: Alexandre Pedroso Grabher - 19,310 pontos - 1º lugar
BT Rivaldo - Cabanha Dom Arteiro, Portão (RS) - Ginete: Guto Freire - 18,985 pontos - 2º lugar
RZ Oponente da Carapuça - Cabanha Butuquara, Porto Alegre (RS) - Ginete: Lindor Collares - 18,427 pontos - 3º lugar
Quiosque do Purunã - Fazenda Ouro Verde, Balsa Nova (PR) - Ginete: Luis Fernando Rodrigues de Rodrigues - 18,301 pontos - 4º lugar
Luxemburgo do Monte Verde - Cabanha Salero Velho, Campo Largo (PR) - Ginete: Felipe Chipanski - 18,062 pontos - 1º Reserva