sexta-feira, 12 de março de 2010

Informativo - Luíz Marenco


Luiz Marenco irá lançar o CD infantil “Contos em Canto”

Parte da tiragem terá encarte em braile

Um dos músicos mais respeitado no Estado, Luiz Marenco, irá lançar um novo CD com músicas sobre o folclore gaúcho, “Contos em Canto”. Direcionado ao público infantil, Marenco quer cada vez mais preservar as raízes além de passar para este público a riqueza do folclore do sul do país.

Além de evidenciar o folclore gauchesco, Marenco quer que todos, indistintamente, tenham acesso à esta cultura. Por isso, quando do lançamento do novo CD será disponibilizado um intérprete de Libras e parte da tiragem do CD terá encarte com as letras em braile.

O projeto cultural ainda prevê a distribuição de parte dos CDs para escolas municipais, bibliotecas, CTGs e instituições sociais.

Neste projeto pioneiro, Marenco coloca a disposição do público infantil toda a sua preocupação para com a valorização e preservação da cultura e folclore regional, pois tem a consciência de que as crianças devem conhecer a sua história, os usos e costumes do povo gaúcho, formando assim, cidadãos compromissados e responsáveis com a sua identidade local e cultural em contraponto com os jogos eletrônicos e a ociosidade em que vivem a maioria das crianças do nosso tempo.

A idéia do CD sobre o folclore infantil foi do próprio músico Luiz Marenco e quem viabilizou o projeto junto a Lei de Incentivo a Cultura foi a empresa Soma 3 Assessoria e Consultoria. O projeto, portanto, conta com a aprovação do Ministério da Cultura e já está habilitado para captação dos recursos.

O lançamento provavelmente será ainda no ano de 2010 e está previsto para as cidades de Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul sendo que as composições estão sendo criadas pelo compositor Sergio Carvalho, por Luiz Marenco e outros músicos






Histórico do Marenco

Luiz Marenco é o um cantor do campo, todas as suas letras retratam as vivências dos homens e mulheres que vivem nos ambientes rurais do Rio Grande do Sul. Sua voz é conhecida em vários estados brasileiros, e fora do país, como Uruguai e Argentina, onde participou de diversas gravações de CDs de artistas folcloristas destes países. Participante ativo dos principais festivais de música do Estado do Rio Grande do Sul e nos países vizinhos é reconhecido por inserir no público urbano os temas da regionalidade gaúcha.

Hoje nos seus quase 20 anos de carreira Luiz Marenco é consagrado por ter ainda em seu currículo um CD de Ouro “Luiz Marenco Ao Vivo” e um DVD de Ouro “Luiz Marenco Todo Meu Canto”.

Interessados em patrocinar o projeto através dos incentivos fiscais do IRRF contatar com:

Soma 3 Assessoria e Consultoria Ltda - Canela/RS

Email: simone.becker.alpes@hotmail.com ou fabianogauderio@hotmail.com

Fone: 54.8121.4488 – 54.8121.4499 – 54.8133.0587

Assessoria de Imprensa

Fabiane Michaelsen

Jornalista Mtb 11990

Email - fabimicha@yahoo.com.br

MSN – fabimicha@hotmail.com

Fones: 54. 9932.8360 – 54.8133.0865

quinta-feira, 11 de março de 2010

Informativo - Luíz Marenco


Postamos aqui uma matéria do último dia 9, que fala sobre a homenagem musical à Alfredo Zitarrosa realizada ontem na Sala Zitarrosa, em Montevidéo


09.03.10 - El País : www.elpais.com.uy


Homenaje musical al gran Alfredo Zitarrosa

Será mañana, en el aniversario número 74 de su nacimiento

A. L.

Mañana don Alfredo Zitarrosa cumpliría 74 años. No es un aniversario que se ajuste a los requerimientos del culto a la redondez numérica ni a los altares del bronce. Pero ello no es una excusa para no recordar que un 10 de marzo de 1936 comenzó a andar por estas tierras un artista que le puso estampa, voz y una creatividad inimitable a la música popular.

Razón, entonces, más que justificada para que un grupo heterogéneo de músicos se reúna para celebrar la fecha bajo el título Cantamos a Zitarrosa. O, mejor dicho, para celebrar un repertorio, un lenguaje y una convicción cultural cuya vigencia desafía los límites de cualquier cronología. La cita será en la Sala Zitarrosa, a las 21.30, y la convocatoria la realiza la fundación que lleva su nombre. Los artistas invitados serán: Numa Moraes, el dúo Larbanois - Carrero, Jorge Nasser junto a Luíz Marenco (Brasil), Teresa Parodi (Argentina), Emiliano Brancciari y Federico Lima, Sebastián Teysera, Julio Cobelli y Raúl Medina, y Toto Méndez y sus compadres. Y la conducción del espectáculo estará a cargo de Gonzalo Camarotta y Fernando Tetes.



La grilla es sin duda variada en grado superlativo, pero refleja el amplio espectro de expresiones que se reconocen e identifican con el aporte de Zitarrosa. Analizado desde otro ángulo, también refleja la amplitud simbólica, así como estética, que singulariza su obra.

Zitarrosa no sólo fue un cantor y compositor de proyección folclórica. Su capacidad de absorción musical estuvo fuertemente marcada por las especies y géneros tradicionales de la región. Pero también recogió otras expresiones que nutren aun hoy el imaginario popular, tanto en los entornos urbanos como rurales. Y la forma de abordar estos tópicos expresivos, poéticos y musicales en sus canciones alcanzó un alto nivel de refinamiento (téngase presente la sutileza y fuerza de los arreglos guitarrísticos y el swing que desplegaba con su voz sobre ese entramado armónico-melódico), a la vez que conservaban una capacidad comunicativa que interpelaba al escucha de a pie como al melómano más especializado.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Morre o cantor nativista Leonardo

07.03.10 - Zero Hora.com

Era perto de 2h desta madrugada quando soube da morte de Leonardo, pelo Gildinho, que anunciou a perda durante o baile dos Monarcas, no Clube Farrapos. Triste notícia, destacada hoje por Zerohora.com:
Morreu a 0h5min o cantor regionalista Jader Moreci Teixeira, 71 anos. Mais conhecido como Leonardo, ele estava internado no Hospital de Viamão desde a última segunda-feira, quando teve pressão baixa. Durante a semana foram detectados problemas renais no cantor. Na última quinta-feira, após uma hemodiálise, ele teve uma parada cardíaca e entrou em coma induzido. Neste sábado o quadro do cantor apresentou melhoras, mas nesta madrugada não resistiu às complicações renais. Leonardo é autor de sucessos eternos da música gaúcha como Céu, Sol, Sul, Terra e Cor e Tertúlia. O músico está sendo velado desde o início da manhã deste domingo no Cemitério Parque Saint Hilaire, na Avenida Salgado Filho, em Viamão. O corpo será enterrado no mesmo local no final da tarde.



Músicos e familiares se despedem do cantor regionalista Leonardo em Viamão

O cantor foi sepultado às 17, no Cemitério Parque Saint Hilaire

O corpo de Leonardo foi sepultado por volta das 17h deste domingo. Parentes, amigos e músicos regionalistas se despediram do cantor, no Cemitério Parque Saint Hilaire, na Avenida Salgado Filho, em Viamão.

Cavalarianas de piquetes da Capital e Região Metropolitana comemoram Dia das Mulheres

Mulheres devem chegar ao Parque Harmonia por volta das 11h.

Mulheres saem em cavalgada para comemorar o seu dia

Um grupo de mulheres de piquetes do RS saiu em cavalgada às 10h desta segunda-feira para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Elas estavam concentradas na Praça Garibaldi, esquina das avenidas Érico Veríssimo e Venâncio Aires e tem o Parque Harmonia como destino.

Participam também cavalarianas da Brigada Militar (BM) e integrantes do Instituto Anita de Gravataí, São Leopoldo, Mostardas, São Jerônimo, Porto Alegre e Esteio.

A realização é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Mulher, do Instituto Anita Garibaldi, do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e da Brigada Militar.

O grupo deve passar pela José do Patrocínio, Ipiranga e Edvaldo Pereira Paiva em um trajeto programado para durar cerca de 40 minutos.


* Fonte: ZH

Triagem - 3º Canto Missioneiro da Música Nativa


Foram conhecidas neste final de semana as músicas concorrentes no 3º Canto Missioneiro da Música Nativa e 2º Canto Piá Missioneiro, eventos que acontecem de 25 a 28 de março de 2010, na capital missioneira, Santo Ângelo. Os trabalhos da triagem foram realizados nos dias 05 e 06 de março, e contaram com a participação de todos os cinco jurados:
Ernesto Fagundes, Heleno Cardeal, Nenito Sarturi, Rodrigo Bauer e Rubilar Ferreira. Ao todo foram analisadas 750 obras inscritas. O Festival é promovido pela Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude. A produção executiva é da Gente Gaúcha Produções sob a coordenação geral de Jairo Reis. Além das músicas concorrentes, duas das atrações que farão os shows de encerramento das etapas já foram divulgadas pela organização, são elas: a dupla Jean Kirchoff & Ita Cunha, e Daniel Torres.


Os jurados durante a triagem.

As 16 concorrentes da Etapa Geral são as seguintes:


01 - BARBEARIA DE CAMPANHA
L: Binho Pires
M: Érlon Péricles
Int: Érlon Péricles

02 - DE PORTEIRA ESCANCARADA
L:Gustavo Gonzales
M:Luis Carlos Ranoff
Int: Ângelo Franco


03- DOIS MISSIONEIROS

L: Juca Moraes e Carlos Omar Villela Gomes
M: Nilton Ferreira
Int: Nilton Ferreira

04 - ESSAS NOSSAS MÃOS

L: Jorge Nicola Prado
M: Arthur Bonilla

Int:
Arthur Bonilla

05 - ESSÊNCIA GUARANY

L:Carlos Litti Dahmer e Luiz Simões Pires

M:Valdomiro Maicá
Int: Valdomiro Maicá

06 - FLOR GAÚCHA

L: Zé Renato Daudt e Marcio Nunes Correia
M: Juliano Moreno

Int: Juliano Moreno


07 - GUARANI

L: Olgi Zauza Krejci

M: Tuny Brum
Int: Vinícius Brum


08 - NUMA HAVANERA
L: Amigo Souza
M: Amigo Souza
Int: Amigo Souza


09 - POR TRÁS DA FACE DOS HOMENS

L: Martin César Gonçalves
M: Antônio Guadalupe Junior

Int: Pirisca Grecco


10 - PROFECIA CAMPEIRA
L: Miro Saldanha

M: Miro Saldanha
Int: Jean Kirchoff

11 - QUANDO A MÃE SE VAI DO RANCHO

L: Vaine Darde

M: João Carlos Bernardi

Int: Jairo Lambari Fernandes


12 - SE UM DIA EU ME FOR
L: Gujo Teixeira

M: Jari Terres e Everson Maré

Int: Jari Terres


13 - SOU DA LIDA

L: Mauro Dias
M: Matheus Alves
Int: Ita Cunha

14 - SOU MISSIONEIRO
L: Lucas Mendes

M: Lucas Mendes

Int: Jorge Freitas

15 - UM ACORDEON FEITICEIRO
L: Wilson Vargas e Juliano Javoski
M: Sérgio Rosa

Int: Juliano Javoski

16 - TAVA
L: João Stimamilio dos Santos

M: Carlos Madruga
Int: Flávio Hansen

* Fonte: Blog Ana e Jean > www.anaejeankirchoff.blogspot.com