sexta-feira, 14 de maio de 2010

Matheus Leal - Cria de estância


Músicas:



01. Ao Trote No Silêncio
02. Meu Poncho
03. De Mudança
04. Romance De Noite E Bolicho
05. Por Aí...
06. Meu Retorno
07. Se Acaso Canchero!
08. Alma De Juá Florido
09. Fandango De Galpão
10. Cria De Estância
11. Figueira
12. Flor Del Pago


www.usadiscos.com.br

Bate - papo entre músicos nativistas foi destaque da Feira do Livro de Bento Gonçalves

Com a palavra, a música



"Com a palavra, a música" reúne, no Palco da Feira do Livro, cinco grandes nomes da cultura gaúcha para um bate-papo sobre música e literatura. Participaram do encontro os músicos Pirisca Grecco, César Oliveira, Luiz Marenco e Cristiano Quevedo, com a mediação de Pedro Junior da Fontoura. Pirisca Grecco falou sobre a importância dos festivais para a sua carreira. Com dez anos de estrada, ele conta que começou tocando em bares, mas sua grande vitrine foi a participação em festivais.
"Hoje, com 40 anos eu construi minha casa. Em todo esse tempo, eu sempre andei pelo mundo. Sempre fui gaúcho. Uma das palavras que define esse sentimento é a fé, uma crença que a gente carrega na vida", explica César Oliveira ao falor do orgulho pelo Rio Grande do Sul. Cristiano Quevedo falou sobre a importância de se manter viva a identidade gaúcha. "A gente gosta de cantar, de abrir o peito do jeito que dá, do jeito que a gente faz em casa", frisa.
Luiz Marenco falou do início da carreira ao lado de Jayme Caetano Braun e do próximo projeto. "Estamos trabalhando na criação de um livro voltado para o público infantil. Por que às vezes, a gente está no palco cantando e quando desce tem aquele monte de crianças querendo fazer foto e pedindo autógrafo. E eu me pergunto, se eles realmente sabem do que se trata. Então, eu decidi falar de raízes para as crianças", ressalta o músico. Marenco comenta que também serão impressos exemplares em braile para auxiliar a leitura dos deficientes visuais.



César Oliveira, Luíz Marenco, Cristiano Quevedo e Pedro Jr. da Fontoura (Foto: Pirisca Grecco)

O coordenador da 25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, Pedro Júnior da Fontoura, comentou sobre a importância do projeto idealizado por Marenco e sobre a entidade Amiga do Livro deste ano, a ADVBG. "Essas iniciativas de inclusão da leitura são muito importantes, pois o livro é um instrumento libertador. O conhecimento liberta o ser humano em todos os sentidos. Essa é uma iniciativa louvável", completa. Para demonstrar a grande admiração que os bento-gonçalvenses sentem pelos músicos, a Câmara dos Vereadores homenageou os artistas com uma Portaria de Louvor. O músico Luiz Marenco recebeu a medalha de Mérito Cultural Oscar Bertholdo.

Saiba mais sobre os músicos nos sites:

Pirisca Grecco - www.pirisca.com
Cristiano Quevedo - www.cristianoquevedo.com
César Oliveira - www.cesaroliveira.com.br
Luiz Marenco - www.luizmarenco.com.br








Música gaúcha em debate na Feira do Livro de Bento Gonçalves


Os senhores da música nativista num encontro histórico



Cristiano Quevedo, Luiz Marenco, Pirisca Grecco e César Oliveira estiveram no palco da Feira do Livro de Bento Gonçalves cantando e conversando

Um momento histórico foi vivido na Feira do Livro de Bento Gonçalves na noite de quarta-feira, 12, quando se encontraram no palco quatro mestres da música tradicionalista do Rio Grande do Sul. Cristiano Quevedo, Luiz Marenco, Pirisca Grecco e César Oliveira. A cuia de chimarrão foi passando de mão em mão numa demonstração de respeito e cordialidade entre grandes nomes da música gaúcha.
Dentro do projeto desenvolvido pela Biblioteca Pública "Com a palavra a música", os cantores e compositores conversaram com o público sobre o atual cenário da música gaúcha, tradição, literatura, valores, orgulho, carreira, sonhos e projetos. Mediados pelo coordenador da Feira do Livro, Pedro Junior da Fontoura, que também é poeta, compositor, cantor e pajador, os artistas mantiveram o tempo todo um clima de harmonia, descontração, diversão e admiração pelo trabalho de cada um.
Luiz Marenco, que canta há mais de 20 anos, dono de inúmeros sucessos e prêmios em festivais destacou que está trabalhando em um projeto voltado para as crianças. "Quero que as crianças admirem, valorizem a cultura gaúcha.O trabalho é composto por 12 poemas que abordam as tradições de nosso estado, com uma linguagem voltado ao público infantil ", destacou o admirador do escritor e poeta Aureliano de Figueiredo Pinto.
Já Pirisca Grecco falou sobre a diversidade da música gaúcha e dos inúmeros talentos que se manifestam das mais diversas formas. "Nossa música vai ganhar cada vez mais espaço, somos intensos e temos amor pelas nossas tradições", disse. Ele também fez questão de dizer que está lendo nesse momento "Os senhores da Guerra", de José Antônio Severo, obra que será transformada em longa pelo cineasta Tabajara Ruas.
César Oliveira acredita que é essa intensidade, essa paixão pela cultuta riograndense que faz com que exista tanta intensidade nas manifestações artísticas dos gaúchos. "Somos apaixonados por tudo que nos cerca, não tem como negar nossas característica", relatou. E Cristiano Quevedo, sempre mantendo o bom humor falou do prazer em cantar e compor, e da certeza de que vai estar sempre defendo por onde for o Rio Grande do Sul e sua riqueza cultural. Quevedo também fez questão de falar do escritor e cineasta Tabajara Ruas, patrono da Feira. "Fico feliz com essa homenagem ao Tabajara, afinal ele é um grande conhecedor e defensor de nossa história", salienta.
Após conversar com o público, os quatro mestres gaúchos cantaram juntos, num momento de grande emoção e mostra de talento. Os quatro gaúchos foram embora mas a chama do amor pelas raízes e tradições ficou acessa em cada um dos presentes que ali estavam (e não eram poucos, o espaço da Feira ficou lotado) como eles queriam. "Somos iguais e uma coisa: fazemos música com amor, queremos que as pessoas entendam nossa mensagem", disseram.


Colaboração: www.olaserragaucha.com.br

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Informativo - Angelo Franco




Lançamento do novo trabalho de Angelo Franco

18 de Maio
Música dos Gaúchos - Show de Ângelo Franco
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva - Porto Alegre
Horário: 20h30
Entrada franca

Resultado - 2ª Casereada da Canção, de Caçapava do Sul

De terra, campo e galpão resgata o resultado deste festival que aconteceu em Caçapava do Sul no final do mês de abril.
A 2ª Casereada da Canção Nativa, realizada nos dias 23, 24, 25 de abril no CTG Sentinela dos Cerros, foi uma demonstração de muita qualidade da produção cultural voltado à canção nativa produzida por caçapavanos e com participação de músicos locais e de outras cidades. A vencedora desta edição é a intérprete Jordana Henriques com a música “O que podem nossas mãos” de Marilaine Pereira.
Para Volnei Freitas, um dos organizadores da Associação dos Trovadores Ruy de Freitas, o festival só foi possível pelo engajamento de todos os apoiadores e da comunidade. Freitas destacou que o palco revelou novos talentos e aqueles já reconhecidos, porém com destaques aos jovens.

Os vencedores da 2ª Casereada:
1º lugar: “O que podem nossas mãos”, letra: Marilaine Pereira, música: Jordana Henriques.
2º lugar: “Árvore”, letra: Roberto Scarparo e Luiz Hugo Burin, música: Luis Hugo.
3º lugar: “Jornada do Tempo”, letra: Cesar Tiaraju M. de Souza, música: Pedro Raimundo Porto.
Melhor Instrumentista: Elias Resende (que se apresentou em Na boca da picada e Cumpadre a coisa tá feia).
Melhor Arranjo: “Jornada do Tempo”, letra: Cesar Tiaraju M. de Souza, música: Pedro Raimundo Porto.
Melhor Melodia: “Árvore”, letra: Roberto Scarparo e Luiz Hugo Burin, música: Luis Hugo.
Melhor Letra: “Sou estrada”, letra: Marilaine Pereira, música: Renata Bairros.
Melhor Tema Campeiro: “Na boca da Picada”, letra: Roberto Huerta, música: Cleber Brito.
Música Popular: “Pedro Cadela”, letra e música Santo Gelci – Bugre do Mato.

Mais opções para chegar ao Freio de Ouro

Credenciados no Uruguai poderão disputar etapas brasileiras

Os animais credenciados ao Freio de Ouro 2010 no Uruguai poderão participar além de Montevidéu, de mais uma Classificatória no Brasil, à escolha do proprietário. A decisão é do Conselho Deliberativo Técnico (CTD) da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e vale tanto para criadores e expositores brasileiros quanto uruguaios.
A autorização permite ainda que os cavalos participem da repescagem em Esteio (RS), que ocorrerá de 8 a 11 de julho, e da Classificatória de Brasília (DF), realizada entre 15 a 18 de julho.
Portanto, qualquer animal credenciado no Uruguai está autorizado a correr à Classificatória de Montevidéu, a uma Classificatória no Brasil (veja as datas aqui), à repescagem de Esteio e à Classificatória de Brasília.
Conforme o CTD, para a Classificatória-Repescagem de Esteio é exigido que durante a Credenciadora o animal tenha obtido no mínimo 18 pontos. Em caso de mais de 48 concorrentes nos machos e nas fêmeas, serão excluídos os animais menos pontuados. Para as demais classificatórias não é exigida pontuação mínima.

*Fonte: www.canalrural.com.br/freiodeouro

Inscrições abertas para a 24ª Moenda da Canção, de Santo Ântonio da Patrulha




Reunir no palco, e no disco, música boa - de todos os estilos. Essa é a proposta da Moenda da Canção, de Santo Antônio da Patrulha, que chega à sua 24.ª edição. As inscrições seguem até o dia 6 de julho, e o festival será de 20 a 22 de agosto.

A comissão julgadora será formada por:
Shana Muller
Leandro Cachoeira
Caetano Silveira
Zebeto Correia
Rodrigo Bauer

Vale destacar que a Moenda é um dos festivais mais ecléticos e democráticos do Estado, e reúne músicos de todos os gêneros, tribos e ritmos. Samba, chamamé, baião, chorinho e milonga, convivendo lindamente. Seja qual for sua "praia", será bem vindo na Moenda. 

Inscrições pela internet: 
As inscrições poderão ser feitas pela internet, até as 23h59 do dia 6 de julho, mediante envio de e-mail para o endereço moenda24@moendadacancao.com.br, contendo em anexo a ficha de inscrição preenchida e a letra da canção, ambas em formato ".doc" ou ".pdf", e o arquivo de áudio em formato "mp3" da música inscrita. 

O regulamento completo e a ficha de inscrição estão no www.moendadacancao.com.br. Contatos pelo telefone (51) 3662-3808 ou moendadacancao@hotmail.com.

Regulamento                                                              Ficha de inscrição

*Fonte: www.jornalnh.com.br/abcdogaucho

Triagem - 20ª Tafona da Canção Nativa, de Osório



Foram divulgadas nesta quarta-feira as músicas classificadas para a 20ª Tafona da Canção Nativa, que será realizada em Osório dias 28 e 29. As 376 músicas inscritas foram ouvidas e analizadas pelos jurados Jaime Brum Carlos, Maria Luiza Benitez, Pedro Guerra Pimentel, Regis Albino Marques e Silvio Genro

Classificadas - Linha de Manifestação Riograndense:

1)O PASSADO
Autor: Renato Júnior
Melodia: Cássio Ricardo

2)UMA VANEIRA DE RESPEITO
Autor: Rodrigo Bauer
Melodia: Sérgio Rosa

3)NUM OUTRO TEMPO
Autor: Marco Antônio Nunes
Melodia: Halber Lopes e Edson Vargas

4)SAUDADE EM RIMA POBRE
Autor: Rômulo Chaves e Piero Ereno
Melodia: Piero Ereno

5)CENA DE CAMPO
Autor: Jairo Lambari Fernandes
Melodia: Jairo Lambari Fernandes

6)NO BRAÇO DO VIOLÃO
Autor: Luiz Carlos Ranoff
Melodia: Jair Oliveira de Medeiros


Classificadas - Linha de Pesquisa Litorânea

7)SUL AZUL
Autor: Vaine Darde
Melodia: Renato Júnior

8)NOITE DE TAFONA
Autor: Vaine Darde
Melodia: Loreno Santos

9)TOMBADOR
Autor: Ivan Therra
Melodia: Ivan Therra, Cristian Sperandir e Adriano Sperandir

10)PRECE A YEMANJÁ
Autor: Rômulo Chaves 
Melodia: Diogo Matos 

11)TAFONA VELHA
Autor: Heleno Cardeal
Melodia: Lanes Cardeal

12)LAGOA, MINHA LAGOA
Autor: Dilan Camargo
Melodia: Claudio Amaro, Edson Vieira e Dani DK

*Fonte: www.jornalnh.com.br/abcdogaucho

terça-feira, 11 de maio de 2010

Informativo - Luíz Marenco

Inscrições abertas para o 25° Ponche Verde, de Dom Pedrito

Estão abertas até o dia 21 de setembro as inscrições para a 25°edição do festival nativista Ponche Verde da Canção, que será realizada em Dom Pedrito, de 6 a 8 de novembro. Será distribuído um total de R$ 12 mil em premiações.



O Festival, que já premiou nomes como Gujo Teixeira, Rui Carlos Ávila, Robledo Martins e Érlon Péricles, acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2010, nas dependências do Parque Juventino Correa de Moura, da Associação Rural de Dom Pedrito.




Na edição 2010, o festival premiará os vencedores de cada categoria da seguinte forma:
1º Lugar: R$4.000,00 (quatro mil reais) mais troféu

2º Lugar: R$3.000,00 (três mil reais) mais troféu
3º Lugar: R$2. 000,00 (dois mil reais) mais troféu
Música mais Popular: R$1.000,00 (um mil reais) mais troféu
Melhor Poesia: R$500,00 (quinhentos reais) mais troféu
Melhor Melodia: R$500,00 (quinhentos reais) mais troféu
Melhor Intérprete: R$500,00 (quinhentos reais) mais troféu
Melhor Tema sobre a Paz: R$500,00 (quinhentos reais) mais troféu
Melhor Instrumentista: R$500,00 (quinhentos reais) mais troféu


 
Para maiores informações acesse o site www.poncheverdedp.com.br, ou ligue para a Assessoria de Turismo pelo fone (53) 3243 3177, ramal 216.
 
*Fonte: Blog Pulperia - www.pulperia.blogger.com.br

Walther Morais e Nilton Ferreira - Para orgulho do Rio Grande

Um encontro de dois grandes interpretes e compositores da música gaúcha, assim pode ser definido o primeiro trabalho da dupla Walther Morais e Nilton Ferreira.

A dupla começou a preparar o álbum há cerca de três meses. Serão 13 músicas, sendo que uma é faixa bônus gravada ao vivo durante o Melhor do Canto e Encanto Nativo.

O CD tem algumas regravações e também inéditas, com composições de João Sampaio, Diego Muller, Salvador Lamberty, Rodrigo Bauer entre outros. Todos de uma certa forma influenciaram a carreira de Walther e Nilton.

O primeiro álbum tem a produção de Edison Campagna, e participações especiais como Vini Tonello, Rodrigo Pires, Cristiano Teixeira, Fabio Duzac, Samuel Negrinho, Roberson Pakito e Dílson Inácio.

Para orgulho do Rio Grande promete ser um grande sucesso, pois a música de trabalho "Nos Varzedos da Fronteira" já é uma das mais executadas nas rádios do sul do país.
 
Músicas:


1 . NOS VARZEDOS DA FRONTEIRA
2 . O PEÃO DE ESTÂNCIA
3 . EM NOME DA ESPORA DO MANGO E DO TENTO
4 . GAÚCHO DE CORAÇÃO
5 . NÃO É GAÚCHO QUEM NÃO GOSTAR DE CAVALO
6 . MOCITO
7 . ZAINO DOS CINCO SALSOS
8 . DE TROPA, TEMPO E DISTÂNCIA
9 . PARA ORGULHO DO RIO GRANDE
10. DE QUEM VIVE ENTRE OS CAVALOS
11. NA PRESILHA DO LAÇO
12. SAUDADE REIUNA
13. FAIXA BONUS - PELOS

*Fonte: www.acit.com.br

Resultado do 3° Festival Querência da Poesia Gaúcha, de Caxias do Sul

O 3º Festival Querência da Poesia Gaúcha ocorreu no último domingo, dia 09 de maio de 2010, nos Pavilhões da Festa da Uva, junto ao 22º Rodeio Crioulo Nacional de Caxias do Sul. De um total de 124 poemas inscritos, foram selecionados 10 para ir a palco pela comissão avaliadora composta por Carlos Omar Villela Gomes, Luís Lopes de Souza e Wilson Araújo. Ocorreu a gravação ao vivo do CD/DVD do festival, a qual estará à disposição em meados da Semana Farroupilha, conforme informou a organização.
A Organização esteve por conta da Associação de Poetas e Escritores “A Querência da Poesia Xucra”, com apoio da 25ª Região Tradicionalista e da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

Os resultados anunciados, foram os seguintes:


Poesia
1º Lugar: Lições de Campo e Estrada
- Autores: Cláudio Silveira, Cristiano Ferreira Pereira
- Intérprete: Francisco Azambuja
- Amadrinhador: Violão - Cláudio Silveira


2º Lugar: Feito a Água
- Autor: Rodrigo Bauer
- Interprete: Pedro Júnior da Fontoura
- Amadrinhadores: Teclado - Diogo Matos / Violão – Pedro Lemos


3º Lugar: Pajada Para Indiara
- Autor: Vaine Darde
- Declamador: Romeu Weber
- Amadrinhador: Violão - Lenin Nuñes



Declamadores
1º Lugar: Neiton Perufo e Romila H. do Amaral
- Poema: Lapidário
- Autor: Maximiliano Alves de Morais
- Amadrinhador: Violão - Paulinho Oliveira

2º Lugar: Paula Daniele Stringui
- Poema: Na liberdade do verso
- Autor: Érico Rodrigo Padilha
- Amadrinhador: Violão - Alcione Cleber Padilha

3º Lugar: Ariel Pereira
- Poema: Carta ao amigo Rio Grande
- Autor: João Antonio Hoffman Marin
- Amadrinhador: Violão - Luis A.dos Santos Gonzales


Amadrinhadores
1º Lugar: Cláudio Silveira (violão)
- Poema: Lições de Campo e Estrada
- Autores: Cláudio Silveira / Cristiano Ferreira Pereira

2º Lugar: Diogo Matos (teclado) e Pedro Lemos (violão)
- Poema: Feito a água
- Autor: Rodrigo Bauer

3º Lugar: Marcos Morais (violão)
- Poema: Sentinela ao Sul do Mundo
- Autor: Moisés Silveira de Menezes

*Fonte: Confraria Verso e Poesia

Resultado do 2° Festival César Passarinho, de Caxias do Sul

Foram conhecidos no início da madrugada desta segunda-feira os vencedores do 2° Festival César Passarinho, realizado em Caxias do Sul, durante o 22.° Rodeio Crioulo Nacional. O grande vencedor foi o acordeonista Luciano Maia, autor e intérprete da música vencedora e também o melhor instrumentista do festival.




Luciano Maia recebeu três premiações no festival


O festival criado para homenagear um dos maiores intérpretes da música nativista é realizado em Caxias do Sul, cidade onde morou por vários anos, e onde sua família mora até hoje. Os jurados foram Mário Michelon, João Marcos Nolte Martins e Ângelo Franco.




Vencedores:



1° Lugar e Melhor Poesia: A distância é um trote largo (Milonga)


Autor da música: Luciano Maia

Autor da letra: Gujo Teixeira

Intérprete: Luciano Maia

Cidade: Porto Alegre e Lavras do Sul



2° Lugar: Alguém pra cuidar de mim (Chamamé)


Autor da música: Érlon Péricles e Duca Duarte

Autor da letra: Érlon Péricles e Duca Duarte

Interpretação: Juliana Spanevello

Cidade: Porto Alegre



3° Lugar: Onde há esperança (Chamamé)


Autor da música: Eduardo Monteiro Silva

Autor da letra: Telmo Vasconcelos

Interpretação: Jean Kirchoff

Cidade: Santo Ângelo e Santa Maria



Música mais popular: Tava eu e o Gaiteiro (Chamamé)


Letra: Gujo Teixeira

Música: Érlon Péricles

Intérprete: Gabriel Selvage

Cidade: Lavras do Sul e Porto Alegre




Melhor arranjo: Nestas Horas de Calma (Zamba)

Letra: André Oliveira

Música: André Teixeira


Melhor intérprete: Juliana Spanevello



Melhor instrumentista: Luciano Maia


Informativo - César Oliveira e Rogério Melo



Cordialmente
Mariana Pires
Assessoria de Imprensa e Produção Executiva
César Oliveira e Rogério Melo
Fone: (51) 9678 - 1555 / (51) 9822 - 9151

www.cesarerogerio.com.br
www.twitter.com/cesar_oliveira

domingo, 9 de maio de 2010

André Teixeira vai integrar grupo de César Oliveira e Rogério Melo

NOVA FORMAÇÃO!

Em virtude do lançamento de seu primeiro CD solo e do intuito de dedicar-se a este projeto, Maykell Paiva deixará de integrar o grupo musical que acompanha César e Rogério. Contudo, o novo integrante da banda já está definido: será André Teixeira, violonista e cantor de São Gabriel. A estréia de André acontecerá na gravação do programa Galpão Crioulo na Fenadoce, em Pelotas, no dia 27 deste mês. 
Desejamos muito sucesso ao Maykell, grande parceiro, e damos às boas-vindas a André que, temos certeza, somará muito ao trabalho do dueto. Para saber mais sobre ele, acesse a área "grupo" do site.
*Fonte: www.cesaroliveira.com.br