quinta-feira, 12 de março de 2009

Renato Borghetti realiza seu espetáculo "Fandango" em Santa Cruz do Sul

Por João Cléber Caramez

Renato Borghetti, considerado o maior gaiteiro do mundo, esteve em Santa Cruz do Sul no último sábado (07/03) com o seu espetáculo "Fandango", que também intitula o seu novo CD. As formações do grupo alternam quartetos, quintetos e sextetos. No show realizado em Santa Cruz do Sul, na praça Getúlio Vargas, trouxe ao palco um quarteto, com Daniel Sá nos violões, Pedrinho Figueiredo na flauta e sax e Vitor Peixoto nos teclados.




Este evento faz do projeto "Energias Sonoras", onde espaços públicos de cinco cidades gaúchas recebem o projeto em março. A estréia da turnê foi em Santa Cruz do Sul (dia 7 de março) e a seguir foi a vez de São Leopoldo (dia 8). As apresentações seguem em Santa Maria (dia 13), Santiago (dia 14) e Uruguaiana (dia 15). Os shows têm entrada franca contam com o patrocínio da AES SUL, financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e realização da Cida Planejamento Cultural.




Lançado em 2007, Fandango é o mais recente trabalho de Borghettinho. Ganhou o prêmio Açorianos de Música nas categorias “Instrumental”, “Disco do Ano” e “Melhor DVD”, além de ter sido a única produção totalmente independente a ser indicada ao Grammy Latino 2008 na categoria “Melhor Álbum de Música Tradicional Regional ou de Raízes”.



Fandango é uma homenagem de Borghettinho à Fazenda do Pontal, em Barra do Ribeiro, às margens do rio Guaíba, sua principal fonte inspiradora. Para gravá-lo, montou um estúdio com os mais modernos equipamentos atualmente disponíveis, harmonizando a tecnologia com a simplicidade do meio rural gaúcho. Suas gravações anteriores foram feitas em estúdios de grandes gravadoras, em grandes centros urbanos. Em Fandango tudo foi captado e gravado no local onde a maioria de suas músicas nasce e onde ele reúne os amigos e a família.



O instrumentista da gaita ponto divulga este trabalho que, como todos os demais, traz em sua base ritmos como o vanerão, chote, milonga e chamamé. O repertório do show reúne músicas de Fandango, como Emily, Pedro no sapato, O pulo do grilo e Milonga para Simões Lopes Neto. E, ainda, as sempre requisitadas Sétima do Pontal, Mercedita e Quilômetro 11, registradas em outros trabalhos de Borghetti, que ganham uma nova leitura, com muita improvisação.



Fotos: João Cléber Caramez