
Local:
Pavilhão n.° 12 - Eduardo Meneguel - Palco Principal
Parque de Exposições - Santa Rosa - RS
Quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
A cantora argentina Mercedes Sosa é o grande nome do 23º Musicanto Sul Americano de Nativismo, que teve sua abertura oficial na noite desta quinta-feira no pavilhão Eduardo Meneghel, do parque de exposições Alfredo Leandro Carlson.
Shows nos quais a artista argentina será lembrada, em forma de tributo e troféu que levará seu nome, destinado ao melhor interprete do festival, serão momentos para homenagem póstuma a La Negra, que faleceu há exatos dois meses, aos 74 anos. A homenagem foi sugerida por Aquiles Gioveli, presidente da Oscip Musicanto, como forma de enaltecer a vida e a obra de Mercedes Sosa, que se apresentou em Santa Rosa em um memorável show, durante o 2º Musicanto, em 1984, logos após seu retorno do exílio.
O festival, que em 2008 precisou ser suspenso devido a falta de recursos, teve sua abertura oficial nesta quinta-feira, com apresentações dos pratas da casa Antônio Carlos e Darlan Ortaça, projeto Musicanto vai à Escola e Antônio Tarragó Ros.
Hoje, a atração principal será a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. A OSPA se apresenta às 21h e é resultado de parceria firmada entre o Musicanto e a FEMA e integra a programação que marca os 60 anos da instituição. Telões na parte externa do pavilhão serão instalados, a fim de que o público que se dirigir ao parque e não tiver acesso ao pavilhão, possa apreciar o show, que terá participação de Luis Carlos Borges, que fará um tributo a Mercedes Sosa.
A noite encerra com a apresentação do grupo gaúcho Buenas e M'Espalho.
As 16 concorrentes desta edição, sobem ao palco na noite de sábado. Representando vários estados brasileiros, como Tocantins, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, e países vizinhos, as música integrarão o CD do 23º Musicanto.
Neste sábado, haverá show com Lúcio Yanel, às 20h30min e depois, se apresentam as concorrentes. Antes do anúncio da grande campeã, o palco será do uruguaio Leonardo Díaz Morales, que também fará um tributo à Mercedes Sosa. Ele será acompanhado dos músicos convidados Ângelo Franco, Maria Luiza Benitez e Jorge Freitas.
Durante o sábado, espaço também para a participação dos índios guaranis, de São Miguel das Missões e os kaingangues de Tenente Portela, que farão palestras, exposição e apresentações culturais, para um público formado por estudantes do município.
No domingo, uma programação paralela durante todo o dia, pretende levar famílias ao parque, oferecendo mateada, shows de bandas da região e inúmeras atrações.
Sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Sábado, 5 de dezembro de 2009
Comunicamos aos autores e intérpretes das músicas concorrentes do 23º Musicanto, que a passagem de som será no dia 05/12/2009 – Sábado, a partir das 13h até as 17h, com o tempo de 15 minutos para cada uma, na mesma ordem da apresentação das mesmas, em acordo com a ordem estabelecida acima.
Atrações paralelas
O festival organizou atrações paralelas, como um encontro indígena, que terá a presença do cacique Raoni, da tribo Kaiapó (Reserva do Xingu), exposições, palestras e oficinas, enfocando o meio ambiente. As palestras e oficinas acontecem durante o dia e o público-alvo são alunos da rede pública e privada, além de visitantes.