sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Informativo - Sandro Rockembach e Rogério Villagran

Cabo João - Bem de campo




Cabo João (anteriormente João Fontoura) tem uma carreira longeva de compositor nativista, algumas vezes interrompida. É protagonista (como poeta e letrista) de discos importantíssimos como Motivos de Campo e Motivos de Campo Definitivo, além de parcerias como a que fez com Roberto Luçardo em Prosalonga. Agora, retorna ao universo artístico também como intérprete, tendo Nelcy Vargas na produção musical deste Bem de Campo. O resultado são arranjos inventivos para suas composições xucras e campeiras, numa mistura bem dosada.


1 - Bem de Campo
2 - Rua das Tropas
3 - Paisagens do Sul
4 - Azarão
5 - Gineteada em Vacaria
6 - Apenas Uma Carta
7 - Neste Sul do Mundo
8 - Estância Japeyú
9 - No Couro da Pampa
10 - De Ressaca
11 - Permisso
12 - Relato de Domador

Triagem - 18ª Escaramuça da Canção, de Triunfo

Canção de Ausência (mazurca)
L -  Sônia Mara
M - João Lucas Cirne

De uma Tapera Perdida (Polca)
L - Rodrigo Bauer
M - Amigo Souza 

Em Busca do Tema (Milonga)
L - Fábio Prates e Telmo Vasconcellos 
M - Zulmar Benitez

N'outro baile de Ramada (vaneira)
L - Gujo Teixeira
M - Zulmar Benitez

Triunfo (galopa)
L - Alvandi Rodrigues
M - Adair de Freitas

Ronda Galponeira (vaneira)
L - Eron Carvalho
M - Sérgio Rosa

Sovando Basto (chamame)
L - Alberti Lamberty e Salvador Lamberty
M - Leonardo Sarturi

Quatro Campos (milonga)
L - Máximo Fortes
M - Penna Flores e Pedro Flores

Virando os Arreio (chamarra)
L - Fábio Prates, Othelo Caiaffo, Ronaldo Muller e Nenito Sarturi
M - Fábio Prates

Romance da Rosa Branca (milonga)
L - Rafael Teixeira Chiapetta
M - Paulo Saavedra

Pra quem Churrasqueia (milonga)
L - João Stimamilio
M - Érlon Péricles

Flor Amarela, Flor Campeira (toada)
L - Rafael  Teixeira Chiapetta
M - Sabani Felipe

Se Chega a Triunfo (chamame)
L - Marco Aurélio Rocha
M - Branco Ramires

Rincão dos Corrêa (vanerão)
L e M - Elisandro Corrêa

De Campo e Rio (chamarra)
L e M - Wilson Vargas

Ventos do Sul (chamame)
L - Dioneia Kuze Rios e Luis Felipe Martins
M - Jackson da Silva Demenighi e Luis Felipe Martins

*Informações: Aline Ribas - Blog Os Festivais http://osfestivais.blogspot.com/

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Infomativo - Jéssica Thomé


Jéssica Thomé, natural do interior de Caxias do Sul, sonha e luta com o reconhecimento de sua carreira artística. Com 19 anos, grava o seu primeiro CD, com 14 músicas, sendo que 12 são inéditas e de composição própria. Será mais um lançamento da Gravadora Vertical.
As gravações do primeiro trabalho artístico foram realizadas no Estúdio Sasandro, em Canoas - RS, e teve como produtor músical José Claro - Zezinho. Jéssica leva para sua carreira uma imagem feminina e delicada, mostrando que a mulher também tem o seu destaque na música.
O CD tem como nome: Simplicidade. A justificativa se dá ao entender o meio em que a guria vive, tendo contato com a natureza, com as coisas simples do interior. Tudo nasceu da simplicidade, desde os primeiros acordes, até tudo que dá inspiração para seguir em frente com a tão sonhada carreira musical.
O evento de lançamento oficial do CD acontece no dia 28 de outubro de 2010, no Teatro São Carlos em Caxias do Sul a partir das 20h30min. A entrada para o show é franca e os convites podem ser retirados na bilheteria do Teatro São Carlos. Mais informações pelo telefone (54) 3267.1264

Acesse: http://www.gaiteirajessica.blogspot.com/

Marcelo Oliveira - Tempo escrito




Para Marcelo Oliveira, tão importante quanto conceber o repertório de cada disco é inseri-lo num momento de sua carreira. Este Tempo Escrito é um retrato fiel de maturidade e firmeza de um intérprete bastante seguro. Marcelo se aventura até mesmo por arranjos mais sofisticados e que se distanciam um pouco do padrão nativista. O material gráfico também é farto e tem desenhos especialmente encomendados ao ilustrador Adriano Alves. Destaque para os temas de "Alpargatita" e "Nos Meus Olhos de Guri", além das várias participações especiais.


1 - As Tamancas do Cecêu
2 - Tempo Escrito
3 - Pra Quando Desencilhar
4 - Alpargatita
5 - Canto a Fidelço Pechada
6 - Nos Meus Olhos de Guri
7 - Cruzando a Estrada
8 - Sucessão
9 - Quem Sabe na Cruz Sem Nome
10 - Por Saber Sou Pedra e Renasço Fio
11 - Sul
12 - Feito Um Cincerro de Prata
13 - Canção de Amor e Saudade
14 - Cuñatay
15 - Seu Espinho e Flor de Tuna

*Fonte: Gravadora Vertical - http://gravadoravertical.com.br/

Informativo - Joca Martins




NATIVISMO SOLIDÁRIO NA SEMANA DA CRIANÇA

JOCA MARTINS PERCORRE COM PIQUETE 8 KM NO CENTRO DE PELOTAS PARA FAZER DOAÇÃO

O intérprete, músico e compositor Joca Martins, além de ser considerado um dos maiores nomes da música gaúcha, é reconhecido e admirado por todos por ser solidário e abraçar causas assistenciais, principalmente as que envolvam crianças. 

No mês das crianças, não seria diferente. Em homenagem a todos os gauchinhos e prendinhas, o músico reverterá cada ingresso vendido do seu show de lançamento do DVD “Cavalo Crioulo” em um litro de leite, que será entregue a Casa da Criança São Francisco de Paula, instituição que atende 165 crianças de zero a seis anos que recebem diariamente 5 refeições e todo cuidado, incluindo orientação pedagógica, assistência social e psicológica, assistência médica e odontológica além de educação religiosa. Essa ação ajudará a Casa da Criança a continuar prestando o belíssimo serviço a comunidade pelotense, amenizando as dificuldades enfrentadas diariamente para manter sua estrutura. 

O show ocorrerá dia 23 de outubro a partir das 21 horas no Theatro Guarany, em Pelotas e conta com sucessos como “Se houver cavalo Crioulo”, “A Grande voz de uma raça”, “Alma crioula”, entre outros. Os ingressos já estão à venda nas lojas Multisom da cidade. 

Para firmar esse compromisso, Joca Martins e o piquete do Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos, no dia 06 de outubro às 15 horas, percorrerão a cavalo o trajeto de aproximadamente 4 km, com saída da Associação Rural de Pelotas (sede do Núcleo Sudeste) até a Casa da Criança São Francisco de Paula, onde será assinado pelo cantor, junto à diretoria da instituição, o termo de compromisso da entrega da doação, estimada em mil litros de leite. 

Portanto, para quem é amante da boa música nativista e gosta de ajudar o próximo, não pode perder essa oportunidade.

* Colaboração - Juliana Spanevello

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Informativo - Juliana Spanevello




07/10 - Gravação Galpão Crioulo em São Borja com as Mulheres Pampeanas, em homenagem ao Telmo de Lima Freitas

09 e 10/10 - Participação no III Tradição e Coragem - Festival de Doma e Canto em Pelotas, com a canção TROPILHEIRO, uma polca, que será interpretada ao lado de Joca Martins e Marcelo Oliveira; Composição com letra de Márcio Nunes Corrêa e Helvio Luis Casalinho e melodia de Joca Martins;

15, 16 e 17/10 - Participação na Estância da Canção em São Gabriel com duas composições que estarão no CD Pampa e Flor. "VACA PARADA", uma milonga arrabalera que será apresentada na primeira noite do festival, composição com letra de Eduardo Muñoz e José Carlos Batista de Deus e melodia de Fabricio Harden. "EU E MEU CAVALO", uma chacarera que será apresentada na segunda noite do festival, composição com letra e música de Angelo Franco.

23/10 - Participação no lançamento do DVD Cavalo Crioulo de Joca Martins no Theatro Guarany em Pelotas; promoção do Diário Popular em parceria com a Markmais;

26/10 - Show Mulheres Pampeanas no Opera Bier em Carazinho - ArteSESC -  Comemorações da Semana do Comerciário;

27/10 - Show Mulheres Pampeanas na Casa da Cultura em Cruz Alta - ArteSESC -  Comemorações da Semana do Comerciário;

28/10 - Show Mulheres Pampeanas na Estação da Mata em Ijuí - ArteSESC -  Comemorações da Semana do Comerciário;

29/10 - Show Mulheres Pampeanas no Centro Cultural em Palmeira das Missões - ArteSESC -  Comemorações da Semana do Comerciário;

30/10 - Show Mulheres Pampeanas no Green Lounge em Frederico Westphalen - - ArteSESC -  Comemorações da Semana do Comerciário

Mulita em Santa Cruz do Sul