sábado, 19 de junho de 2010

Definidos os vinte finalistas da Classificatória de Camaquã

A prova de Paleteada da oitava Classificatória de Camaquã, que contou com a participação de 24 fêmeas e 23 machos, na tarde de sábado, definiu os dez classificados entre as fêmeas e os dez entre os machos que continuam a disputar vaga no Freio de Ouro. Embora a forte chuva ao final da prova de mangueira da primeira fase, o público permaneceu no recinto, lotando as arquibancadas do parque Dorval Ribeiro.
 Nesta manhã de domingo, terá início a partir das 9 horas a prova de mangueira, onde as fêmeas serão julgadas por Luiz Alberto Martins Bastos, secretariado por Pedro Bastos; Mário Móglia Suñe, por José Télbio Garcia e Vinícius Freitas, por Felipe Silveira Filho. Os machos passam pela avaliação dos jurados André Luiz Narciso Rosa, que tem como secretário Daniel Martins; Hermes Moraes Dourado Filho, por Fernanda Fleck e Rouget Gigena Wrege, por Ricardo Wrege.
 Integrando a programação do evento, a diretoria do Núcleo de Camaquã, que conta com a presidência interina de Bruno Silveira, devido o atual presidente Luiz Mário Azambuja estar fazendo a narração do evento, realizou uma homenagem póstuma a dois jovens que faziam parte do Núcleo. A tribuna dos jurados, uma idealização de Luiz André Barreto foi inaugurada com seu nome, assim como recebeu homenagem Cleomar Tacinari.

Confira os animais classificados para final:

Fêmeas

1º. Lugar: Dinamite da Reconquista, Reconquista Agropecuária Ltda., Alegrete-RS. Claudio Marques. 18,691
2º. Lugar: PO Ucrania, Cabanha Cola Crioula, Pantano Grande-RS. Antonieto Rosa. 18,140
3º. Lugar: On Rica do Infinito, Roberto Sidney Davis Júnior, Agropecuária Infinito. São Sepé-RS. Zeca Macedo. 18,233
4º. Lugar: Buena Suerte da Reservada, João Carlos Medeiros. Cabanha Reservada, Novo Hamburgo-RS. Adriano Streck. 17,915
5º. Lugar: Três Pontas Justiça, Rômulo Marsicano. Cabanha Velho Matte. Taquara-RS. Cézar Augusto Freire. 17,862
6º. Lugar: Noche Buena da Várzea Cesar, João Pedro César/César Ramos César Neto, Cabanha Várzea Cesar, Osório-RS. Cézar Augusto Freire. 17,320
7º. Lugar: Loucura Simpatia, Francisco Kessler Fleck, Cabanha Gravatá-RS. Raul Lima. 17,296
8º. Lugar: RZ Regalada da Carapuça, Rubens Elias Zogbi, Estância da Carapuça, Cristal-RS e Itararé-SP. Leandro dos Santos. 16,998
9º. Lugar: Prenda do Itaó, Cássio Bonotto, Cabanha Itaó, Santiago-RS, Claudio dos Santos Fagundes. 16,937
10º. Lugar: Urtiga 2355 da Tradição, Marcus Benicio Rosa de Paula, Cabanha Inajah, Porto Alegre-RS. Endrick Plate. 16, 886

Machos

1º. Lugar: Tinajera Caldero, Antônio Carlos Albuquerque Py e Victor Esevich, Cabanha Capão Redondo, Barra do Ribeiro-RS. Jardel Pereira. 18,136
2º. Lugar: Capanegra Idaueño, Fernando Dornelles Pons, Cabanha Capanegra, Dom Pedrito-RS. Zeca Macedo. 18,087
3º. Lugar: Faceiro do Recanto Crioulo, Marcelo Anacleto da Fonseca, Estância Três Coxilhas, Barra Velha-SC. Darlei Hess. 17,996
4º. Lugar: Posteiro II de Santa Angélica, Suc. Paulino e Agenor Ávila Costa, Cabanha Santa Angélica, Pedras Altas-RS. Lindor Collares Luiz. 17,878
5º. Lugar: Lindo Nene Cala Bassa, Vanderlei Maurer, Cabanha VMB, Lavras do Sul-RS. Cássio Jardim. 17,669
6º. Lugar: Idioma do Infinito, Cabanha Carrachi e Capão do Tigre, Tramandai-RS. João Antônio Rupp. 17,523
7º. Lugar: Dom Tomótio de Santa Hilária, Gustavo Borges, Rancho São Sebastião, Soledade-RS.Fábio Salles. 17,391
8º. Lugar: Quebracho do Itapevy, Ana Maria Matas e Vicente Matas, Cabanha Tarumã, Itaqui-RS. Valério Moura. 17,214
9º. Lugar: Sendero Talento, Marcelo Bonfiglio de Barros, Cabanha Reculuta, Sananduva-RS. Cézar Augusto Freire. 17,143
10º. Lugar: Esquinazo do Monte Bello, Sérgio Luiz Santos de Sá, Cabanha Incentivo, São Leopoldo-RS. João Furtado. 16,820

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Oitava Classificatória ao Freio de Ouro chega a Camaquã

Cerca de 60 animais disputam oito vagas no Centro-Sul gaúcho

Após a passagem por Uruguaiana no último domingo, o Freio de Ouro segue para o Centro-Sul gaúcho e chega à Camaquã nesta quinta, dia 17. A Classificatória da Região 6 terá cerca de 60 animais disputando as oito vagas à final de Esteio. Participam da prova animais credenciados em Guaíba, Arambaré, Santo Antonio da Patrulha, Esteio, Camaquã, Santa Cruz do Sul, Soledade e Caxias, todas cidades do Rio Grande do Sul.
Entre os favoritos da Classificatória, está um mouro de seis anos que já disputou o Bocal de Ouro neste ano: Jotace Destaque do Trinta e Oito, da Cabanha do 38, de Arroio Teixeira (RS), credenciou-se em Guaíba com 18,773 pontos. No Bocal, o cavalo que será montado por Fábio Teixeira em Camaquã chegou na 12ª colocação.
Destaque terá a disputa de animais com ótimas médias nas credenciadoras. Quebracho do Itapevy, credenciado em Esteio com 19,517 pontos, é um colorado filho de Santa Elba Comediante, histórico cavalo crioulo brasileiro com sangue chileno.
Outro chileno puro sangue que pisará a pista de Camaquã é Tinajera Caldero, zaino negro sobrinho do garanhão chefe da Santa Edwiges, Tinajera Buen Abrigo. Caldero é pai de Morena Pampeano, premiada em diversas exposições morfológicas, como Campeã Potranca Maior e Reservada Grande Campeã Guaíba 2009. Em Camaquã, Caldero será montado por Jardel Pereira.
Entre as fêmeas, RZ Regalada da Carapuça é não apenas a fêmea com média mais alta entre as credenciadas, como também o animal com melhor média de todos os concorrentes em Camaquã. A colorada da Estância da Carapuça fez 19,647 pontos em Guaíba e será montada por Leandro dos Santos neste final de semana.
As provas de Camaquã ocorrem no Parque Dorval Ribeiro (Rua João Ferreira, 850). Esta será a oitava de doze etapas classificatórias. A nona será em Vacaria (RS) no final de semana seguinte.
Devido ao grande número de animais, a ABCCC destacou dois trios de jurados. No julgamento dos machos trabalharão Hermes Dourado Filho, Rouget Wrege e André Narciso Rosa. Já as fêmeas serão julgadas por Mário Móglia Suñé, Luiz Alberto Bastos e Vinicius Freitas.
O Canal Rural transmite a final da Classificatória ao vivo, para todo o Brasil, a partir das 9h de domingo.

Programação da Classificatória de Camaquã
17 de Junho
7h30min - Exame de Admissão Classificatória
8h30min - Grandes Campeonatos Julgamento Morfológico Passaporte
14h30min - Julgamento Morfológico Classificatória

18 de Junho
9h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Fêmeas
14h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Machos

19 de Junho
9h - Mangueira - Fêmeas/Machos
14h - Prova de Campo - Fêmeas/Machos

20 de Junho
9h - Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h - Encerramento e entrega de Prêmios

*Fonte: www.canalrural.com.br/freiodeouro

Ficha de inscrição e regulamento do festival Água da Sanga, de São Jerônimo


Dias 20, 21 e 22 de agosto de 2010 

Data limite para inscrição: 02/08/2010 
Data da triagem: 05 e 06/082010 


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Renato Müller encanta o Espaço Camarim na noite chuvosa desta quarta-feira

Vanessa Kannenberg - Portal Gaz

Na noite desta quarta-feira, 16, muitos santa-cruzenses preferiram outro som que não o da chuva. No Espaço Camarim, Renato Müller, acompanhado do violonista Antônio Flores, encheu os ouvidos do público que foi prestigiar mais uma atração do programa Sesc Música, promoção do Sesc Santa Cruz, a partir das 20 horas.

Sob o palco com luzes suaves, quase como as velas postas sobre as mesas da plateia, a gaita-ponto  e o violão passaram por vários ritmos de música, desde a gaudéria, até o jazz, a milonga e o funk – não “aquele”, mas o “funk bom”, segundo Renato. Diversidade esta, que o professor do curso de Letras da Unisc, Elenor Schneider, aprova. “Eles tiveram um repertório eclético e tocaram muito bem todos os estilos”, elogiou ele. Schneider ainda contou porque é um apreciador de gaita: “É um instrumento que fala”.





Luzes de vela e refletores baixos fizeram o clima da noite desta quarta-feira

O violonista local, Killy Freitas, participou do show com a música de sua autoria, “Milongamento”, que será gravada no próximo CD do acordeonista Renato Müller com a participação do compositor. “A nossa parceria já tem anos. O Renato gravou três músicas comigo no meu último CD. De lá pra cá ele ficou mais evidente”, contou Killy. Sobre o fato da gaita ser um instrumento alternativo e, mesmo assim, ter atraído um bárias pessoas, ele esclarece : “Sempre tem público para todos os tipos de instrumentos musicais. O que muda é a quantidade.”

O objetivo do Sesc, enquanto isso, é trazer músicos com composição própria e dar oportunidade para que mostrem o seu trabalho, garante a gerente da unidade de Santa Cruz do Sul, Roberta Pereira. Chance esta, que o escritor Leonardo Brasiliense aproveitou. “Eu não conhecia o Renato Müller. Ele é muito bom, fiquei de boca aberta. A minha esposa já foi comprar o CD dele”, contou ele, que será o autor homenageado da próxima Feira do Livro da cidade. Para encerrar o show, já na parte do “bis”, uma milonga foi acompanhada pelas palmas da plateia.



Prêmios

Renato Müller possui o prêmio de melhor trilha sonora do Festival de Cinema de Gramado de 2009 com o filme “Em teu Nome...” e de melhor instrumentista na 23ª Moenda da Canção. Além disso, o acordeonista já foi indicado ao prêmio Açorianos de Música como melhor instrumentista, pelo CD Garatuja. Segundo Killi Freitas, ele é o melhor acordeonista da nova safra de músicas instrumentais.


Valores gaúchos e folclore platino destacados em palco

O grupo Sonido del Alma Gaucha foi formado no ano de 2003 com o objetivo de trazer ao palco os originários valores literário-musicais do gaúcho, concomitantemente às músicas do folclore platino. Tem o maior cuidado com o repertório: as canções são escolhidas levando-se em consideração a letra, (que deve retratar a vida do homem do pampa rio-grandense e platina) e o ritmo (que deve obedecer ao estilo característico das mesmas regiões). 
Tecnicamente, aplica arranjos instrumentais e vocais às obras apresentadas, as quais são temas de poetas e músicos reconhecidos no regionalismo gaúcho, bem como às músicas autorais que compõem os seus trabalhos nos CD's “Confraria de Fronteira” (2008) e “Hermanos Pampeanos” (2009 – Indicado ao Prêmio Açorianos de Música na categoria Melhor Disco Regional). Em 2010, prepara o próximo álbum com produção do renomado acordeonista Luciano Maia.
Levou seu trabalho a várias cidades do Rio Grande do Sul, destacando-se as regiões do Pampa, serrana e metropolitana; também ao município de São Carlos (SP), a Assunción (Paraguai) e a Melo (Uruguai). Desde então mantém o propósito de, através da música, levar a mensagem da harmonia cultural existente entre Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. 


Capa do primeiro CD intitulado Confraria de Fronteira


Histórico
Participou da 1ª edição (2006 - Bagé) e da 3ª edição (2007 - Pinheiro Machado) do projeto da RBS TV Bagé denominado “Noitchê”, que apresenta, na mesma noite, música nativista e música fandangueira com grande sucesso de público. Em parceria com a RBS TV Bagé, Rádio Pop Rock e Jornal Minuano realizou o projeto denominado “Mostra Nativista”. O evento cultural contemplou todas as formas de manifestação artísticas que envolvem o gaúcho: música, poesia, declamação, artesanato, literatura, fotografia e dramaturgia.
Fez show em Festivais de Música Nativista do Rio Grande do Sul, destaque para a Galponeira de Bagé (4ª, 6ª e 7ª Edições), Canto Sem Fronteira de Bagé (7ª Edição), Comparsa da Canção de Pinheiro Machado-RS (22ª e 23ª Edições) e Canto Moleque de Candiota-RS (16ª Edição). Em 2007 fez show na “Festa das Nações Brasileiras”, evento promovido pela Prefeitura Municipal de São Carlos, SP, em comemoração ao seu sesquicentenário. Recebeu o troféu “Talentos da Terra”, oferecido pela RBS TV Bagé, nos anos de 2007 e 2008.




Capa do segundo CD intitulado Hermanos Pampeanos






Quando o portal na internet www.sonidodelalmagaucha.com.br completou um ano, apresentou um serviço inédito para grupos de música do gênero: a cobertura em tempo real. O serviço utilizado por grandes portais como Globo e Terra para fazer a cobertura de jogos de futebol, possibilitou a interação dos internautas na rotina do grupo durante as viagens e os shows.
Foi o show de encerramento das Feiras do Livro de Bagé-RS nos anos de 2008 e 2009 e de abertura na de Pinheiro Machado-RS em 2009. Apresentou-se em diversos programas de televisão, destaque para o Galpão Crioulo da RBS TV, Galpão Nativo da TVE-RS e Alma Gaúcha de TV Nativa-Rede Record. Foi atração nos eventos natalinos da “Terrasul” (Concessionária Volkswagen em Bagé), no “Natal Rural” das Lojas ASM – Bagé-RS, e no “Natal Iluminado” na cidade de Quarai–RS.




Sonido del Alma Gaucha - (53)-9108 6560 e (53)-3247 1366

www.sonidodelalmagaucha.com.br

Ainda estão abertas as inscrições para quatro festivais nativistas

Coxilha: encerra-se nesta sexta-feira, dia 18, o prazo de inscrições para a Coxilha Nativista, de Cruz Alta, que será realizada de 24 a 31 de julho. Contatos: www.coxilhanativista.com.br.

Cooperativismo: Seguem até 30 de julho as inscrições para a 4ª edição do festival nativista O Rio Grande Canta o Cooperativismo, promovido pela Ocergs. Contatos no site da Ocergs: www.ocergs.com.br.


Moenda: segue até 6 de julho, o prazo de inscrições para a 24.ª Moenda da Canção, de Santo Antônio da Patrulha, que será realizada de 20 a 22 de agosto. Contatos: www.moendadacancao.com.br.


Ponche Verde: até 21 de setembro segue o prazo de inscrições para o 25.° Ponche Verde da Canção, que será realizado em Dom Pedrito, de 6 a 8 de novembro. Contatos no (53) 9964-8358, com Gladis Marly Xavier.


*Fonte: www.jornalnh.com.br/abcdogaucho

quarta-feira, 16 de junho de 2010

10º Serra Campo e Cantiga com data transferida


Em nome da Acofem - Associação das Comissões Organizadoras de Festivais de Música do Rio Grande do Sul comunicamos a transferência de data do 10º Serra Campo e Cantiga da cidade de Veranópolis para os dias 23, 24 e 25 de julho deste ano, em virtude de tramitação do projeto junto ao Ministério da Cultura e a cronologia dos festivais do Projeto Recriar - Resgate de Festivais, do qual o referido evento participa. 


As músicas classificadas para o festival ficam estabelecidas conforme a sequência das noites, as de quinta-feira passam a se apresentar na sexta-feira e as de sexta, no sábado, ficando a finalíssima para domingo. 
Os shows serão recolocados conforme a possibilidade de cada agenda. 
Esperamos poder contar com a participação de todos na nova data. 

Atenciosamente 

Paulo de Freitas Mendonça - Tiago Henquer Cesarino 
Produtor Cultural - Presidente da Acofem

Rabiscos sonoros de um Müller

Mauro Ulrich - Gazeta do Sul

Tocando um instrumento consagrado por outro Renato, o Borghetti, o acordeonista Renato Müller (foto) começa a se destacar como um dos principais músicos do Estado. Ele e a sua gaita-ponto – mais os violonistas Antônio Flores e Killy Freitas – estarão hoje, a partir das 20 horas, no palco do Teatro Espaço Camarim (Floriano, ao lado da Iluminura), em mais uma promoção do Serviço Social do Comércio (Sesc) com o apoio cultural da Unimed VTRP. Ingressos a R$ 5,00 para comerciários com o cartão Sesc, estudantes, idosos e sócios da Pró-Cultura e R$ 10,00 para o restante. Sempre lembrando que o bar do teatro abre uma hora antes do espetáculo, para o público ir se “aclimatando”. 

Müller toca desde guri, mas foi a partir dos 18 anos, na sua Santo Antônio da Patrulha, que, participando de eventos como o Festival Gaúcho de Arte e Tradição (Fegart), começou a encarar a carreira artística com maior seriedade. Aos 20 mudou-se para Porto Alegre, onde atuou na Cia. do Forró e se dedicou, paralelamente, às apresentações com teatro de bonecos e teatro de rua. Foi músico da Companhia de Danças da Cadica Borghetti, do Circo Girassol e ativo participante da Moenda da Canção, onde, na 23ª edição, foi escolhido melhor instrumentista. Entre outras conquistas, está uma indicação ao Açorianos pelo CD Garatuja e um Kikito no Festival de Cinema de Gramado pela trilha sonora de Em Teu Nome, de Paulo Nascimento, filme que está em cartaz na Capital gaúcha. Atualmente estuda bandoneon com o grande mestre Carlitos Magallanes. 

Garatuja – que pode ser traduzido como “os primeiros rabiscos de uma criança” – é o seu disco de estreia, produzido por Pirisca Grecco. E é com ele que Müller vem excursionando pelo interior do Estado, sempre com boa receptividade – o disco, aliás, deverá estar à venda hoje no Espaço Camarim. 

No CD ele desfila todas as suas influências, ritmos que o acompanham desde que começou a tocar gaita-ponto. Estão lá, misturados, elementos do jazz, da salsa, do tango e da música popular brasileira – além, é claro, de um flerte sério com os ritmos do Rio Grande do Sul, muito especialmente a milonga e o chamamé. No show de hoje à noite, preste atenção na participação do Killy, que é daqui e também está preparando o seu CD de estreia, com a presença do Müller no acordeon. É época de Copa do Mundo, uma tabela perfeita que pode dar em gol. 

O QUE FALARAM 

“Quem não lembra os primeiros rabiscos. Giz de cera na mão e rabiscos que iam além do papel: GARATUJA! E olhamos os rabiscos com coração enternecido e os rabiscos são para nós obras de arte! 

Aqui vão os primeiros rabiscos de Renato Müller... Rabiscos musicais! Que tocam a alma, porque é com a alma que rabisca na gaita... 

E ouvimos sua garatuja musical ir direto ao nosso coração e enternecer a alma. 

O que Renato Müller faz é arte! É MÚSICA com letras maiúsculas! Trabalho adulto de suor, inspiração e empenho... Mas que ainda assim, enternece-nos como garatuja! 

Risca na gaita, guri!” (Luís Augusto Menna Barreto, o Lico) 


Leia na edição online da Gazeta do Sul >> http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=133734&intIdEdicao=2117

segunda-feira, 14 de junho de 2010

3º Grito do Chamamé - classificadas

III GRITO DO CHAMAMÉ 2O1O'' LOCAL GRÊMIO RECREATIVO TIRADENTES, ENTRADA 01 KG DE ALIMENTO Ñ PERECIVEL

12 CANÇÕES INEDITAS, SHOW C/ O DUO ARGENTINO DA PROVÍNCIA DE CORRIENTES, ARIEL Y NESTOR ACUÑA 

DATA 16/07 -  21H . 
SHOW DE ABERTURA C/ O GRUPO SHOW DA ESCOLA UNIDOS DA COVA DA ONÇA E LOGO APÓS SHOW C/LANÇAMENTO DE CD DO GRUPO " VERSOS DE CAMPO"


ESCLARECIMENTO: ESTE ANO OS 12 TEMAS DO GRITO DO CHAMAMÉ, FORAM POR MEIO DE CONVITE, APROVEITANDO BELÍSSIMOS TRABALHOS QUE NÃO CLASSIFICARAM NO ANO PASSADO, POR TANTO ESTE ANO NÃO HOUVE TRIAGEM.


LISTA DAS MÚSICAS CLASSIFICADAS P/ O "III GRITO DO CHAMAMÉ 2O1O"


O1_ APARTANDO TEMPO E TROPA=LETRA DE ARMANDO VASQUES E MÚSICA DE ROBERTO CARVALHO E EDUARDO DEDECO

02_ CENTAURO PAMPEANO=LETRA DE INSPETOR JUNIOR E MÚSICA DE CLEBER SOARES

03_ DE REPENTE=LETRA DE SILVESTRE ARAÚJO E MÚSICA DE SÉRGIO GOMES (O XUCRO)

04_ PAIXÃO = LETRA DE MÁRCIA ALVES CARNEIRO E MÚSICA DE CAIO SILVA

O5_ RICO SOARES= LETRA DE ANTONIO GETULIO SOARES E MÚSICA DE CARLOS RODRIGUES

06_ AVIOS DE TROPA= LETRA DE SILVIO GENRO E MÚSICA DE AFONSO FALCÃO

07_ CURUPERERÊ (A LENDA DO CHAMAMÉ)= AUTORES, LETRA E MÚSICA : SILVIO GENRO,MIGUEL MACHADO,AFONSO FALCÃO E NANDICO SALDANHA

08_ EL TAPEBIGUACEÑO=LETRA E MÚSICA DE JAVIER RAMIRES 

09_ REPÚBLICA ANDARILHA= LETRA E MÚSICA DE MIGUEL MACHADO DA SILVEIRA

10_ SAUDADE CAIPÓRA= LETRA DE SILVESTRE ARAÚJO E MÚSICA DE SÉRGIO GOMES(O XUCRO)

11_ FAREJANDO CHAMAMÉ=LETRA DE CLAUDIONIR ARAÚJO BASTOS E MÚSICA DE CLEBER SOARES 

12_ AMIGOS E PARCEIROS=LETRA DE CLAUDIONIR ARAUJO BASTOS E MÚSICA DE MAURICIO SOARES E MIGUEL MACHADO 

*Fonte: www.prosagalponeira.blogspot.com

Participe da enquete: O que você achou da novidade de César Oliveira e Rogério Melo, que tem encarte virtual do novo CD Cantiga para o meu chão?

Essa é a pergunta que fazemos aos leitores do blog. O CD Cantiga para o meu chão está saindo do forno e nós queremos saber se a novidade lançada no site da dupla agradou aos seus admiradores. Quando acessamos www.cesaroliveira.com.br , podemos conferir o encarte em uma ferramenta que simula a leitura convencional, quando folheamos as páginas. Então, vote nas opções que estão na barra lateral.

Informativo - Noite Musiqueira

domingo, 13 de junho de 2010

Paulista e gaúchos vencem o 8º Viola de Todos os Cantos

José Raimundo, na categoria regional, e a dupla Arison e Emerson Martins, na categoria raiz, conquistaram São Carlos

Os irmãos gaúchos Arison e Emerson Martins, com a música “Eu e o João de Barro”, e o paulista José Raimundo, com a música “Zóio D’Água” foram, respectivamente, os grandes vencedores nas categorias raiz e regional da final do 8º Festival Viola de Todos os Cantos, realizada na noite deste sábado (12), em São Carlos, região Central do Estado de São Paulo.

Os 10 finalistas encantaram o público de cerca de 5 mil pessoas que compareceram ao Ginásio Milton Olaio Filho, mesmo com o frio intenso registrado na cidade.





Melhor Intérprete

A cantora carioca de Três Rios, Ninah Jô, foi eleita pelos cinco jurados como a melhor intérprete do Festival com a canção “Imensurável”, da categoria regional. A música, que foi interpretada juntamente com o parceiro de Ninah, Robertho Azis, foi composta em 2009 e já havia ganhado um festival de música realizado em Manaus (AM). Ninah foi classificada na eliminatória de Varginha. O prêmio foi de R$ 1,5 mil.

Melhor Letra

“Rendeira”, interpretada pela gaúcha de Osório Adriana Sperandir e cuja autoria é de Adriano Sperandir e Ivan Therra, levou o prêmio de melhor letra do Festival. A música já foi vencedora do 12º Canto da Lagoa de Encantado no Rio Grande do Sul e foi classificada na etapa realizada em Sertãozinho. A premiação também foi de R$ 1,5 mil.

Voto Popular

A canção “Cantando Som de Viola”, de Luís Guilherme Daires Caetano, de Pitangueiras, foi eleita pelos internautas do EPTV.com, com 205 votos, a vencedora do Troféu Popular. Além da apresentação feita no Viola, a música será incluída no CD do festival.

Atrações

A abertura da final contou com a apresentação de dança de 24 crianças e adolescentes carentes do Projeto Dançar. O grupo misturou ritmos e sons dos vários cantos do Brasil. A festa continuou com a participação da Orquestra Viola de Todos os Cantos, com direito a arranjo, e com a participação do violeiro Mazinho Quevedo e Adrielli Duarte.

A noite foi completa com a simpatia da apresentadora Fernanda Mitzakoff, que sorteou diversos kits com CDs, revistas, agendas e camisetas. Além dos causos do humorista Barnabé, que arrancaram muitas risadas da platéia.







Almir Sater

Em sua primeira vez no Viola de Todos os Cantos, o violeiro, cantor, compositor e ator Almir Sater levantou o público com clássicos da música de raiz, como “Tocando em Frente”, “Cavaleiro do Luar” e “Um Violeiro Toca”.

Nascido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, desde os 12 anos já tocava viola. Pupilo de Tião Carreiro, para ele, ver uma nova geração de violeiros em festivais como o Viola é motivo de alegria. “A viola é um instrumento que eu amo, um som que eu adoro. [O festival] é sinal que nós vamos ter novos sons de viola, novos violeiros ensinando muita coisa. A gente tem que evoluir e a evolução vem através dos mais novos”, disse.


Sater ainda destacou o grande número de jovens participando do Viola. “Eles estão na flor da idade para a música. As melhores obras musicais foram feitas quando os artistas tinham 17, 18 anos. Eles têm que aproveitar essa fase”, afirmou.

Segundos e Terceiros lugares

Além do troféu de melhor intérprete, Ninah Jô também ficou com o segundo lugar da categoria regional, assim como a dupla Cassiano e Dikinho, que levou a vice na categoria raiz. Ambos receberam R$ 3 mil

Adriana Sperandir, que conquistou o troféu de melhor letra, ficou com o terceiro lugar na categoria regional. João Carlos e Maurício ficaram com a terceira colocação na categoria raiz. Eles levaram um cheque de R$ 2 mil cada.







Vitoriosos

Os irmãos Arison e Emerson Martins, de São Vicente do Sul (RS), vibraram com o anúncio do primeiro lugar na categoria sertaneja de raiz do Viola, com a música “Eu e o João de Barro”. Veteranos de festivais gaúchos, essa foi a primeira vez que eles se inscreveram no festival promovido pela EPTV. A dupla foi classificada pelos jurados na eliminatória de Poços de Caldas, onde recebeu R$ 1 mil, que agora soma-se aos R$ 6 mil do grande prêmio final.

A música, que fala da simplicidade e do campo, é de autoria de Emerson Martins. “Só de passar pelas eliminatórias já foi muito gratificante. Viajamos mais de mil quilômetros para concorrer com músicas de alto gabarito. Isso não tem explicação. É muito emocionante”, disse.

Ainda segundo Emerson, o Viola serve de bagagem para quem quer entrar no ramo da música sertaneja. “É muito importante, principalmente para nós que estamos começando a carreira agora”.

Na modalidade regional brasileira, José Raimundo e sua banda, de Estiva Gerbi, levaram o 1º lugar. A música “Zóio D’Água” foi a que mais chamou atenção do público, sendo ovacionada com intensidade. Assim como o público, a canção foi a escolhida como a melhor pelos jurados. “O Viola me lançou como músico profissional. Estou desde a primeira edição, porque ele valoriza a cultura regional. Estou concluindo um ciclo como artista. Eu sou o primeiro a receber o troféu de terceiro, segundo e agora primeiro lugar”, disse.

Ainda de acordo com Raimundo, o Viola é um festival único e dá ao artista independente a possibilidade de cantar a um público de cinco milhões de pessoas. “Eu costumo brincar que nós saímos praticamente do anonimato e passamos a ter status de um popstar regional. Não há um festival no país que tem essa capacidade de trazer a música regional de raiz a esse patamar”, disse. Além do troféu, José Raimundo também recebeu um cheque no valor de R$ 6 mil. Na classificação na etapa realizada em Limeira, ele também havia ganhado R$ 1 mil.




Até 2011

Em mais uma edição, o Viola conseguiu mais uma vez cumprir o seu objetivo de valorizar a cultura regional reunindo os melhores músicos e violeiros do Brasil. Muita emoção e a revelação de grandes talentos marcaram as 5 eliminatórias e a final do Viola. O evento promovido pela EPTV teve, neste ano, 1.509 incrições de músicos de 19 estados e do Distrito Federal.

Em 2008, o evento recebeu o “Troféu Festivais Brasil”, que marca a vitória do Viola de Todos os Cantos como o melhor festival de música do Brasil, pelo segundo ano consecutivo. Em 8 anos, foram mais de 10 mil músicos inscritos e um público de mais de meio milhão de pessoas.

O projeto também tem um caráter social desenvolvido juntamente com o público que doa, a cada etapa, um quilo de alimento não perecível. Somente neste ano, mais de 47 toneladas de alimentos foram doadas a entidades assistenciais das cidades que sediaram as etapas.

*Fonte: www.eptv.com.br/viola

Tradição é a palavra da vez na Classificatória de Uruguaiana ao Freio de Ouro

Numa das cidades mais tradicionais do circuito crioulista, ginetes e animais experientes foram o destaque

Se Pato Branco foi o palco da nova geração, Uruguaiana foi o da tradição. Com animais que já foram finalistas do Freio e vários ginetes coroados na prova máxima do cavalo crioulo na disputa, a Classificatória da fronteira oeste gaúcha não podia ser mais a cara de uma das cidades mais importantes para a genética crioulista.
Foi na cidade fronteiriça que o criador Luiz Martins Bastos, ao lado dos sobrinhos Flávio e Roberto Bastos Tellechea, deu origem a um dos afixos mais importantes do cavalo crioulo. A partir da introdução do sangue chileno, os cavalos crioulos nativos do Rio Grande do Sul se tornaram mais ágeis, mansos e funcionais. E o instrumento de seleção que se tornou o Freio de Ouro deve muito a eles.
Não é para menos: desde que BT Olvido levantou o Freio de Ouro em 1983, as iniciais dos irmãos Flávio e Roberto estiveram presentes em 33 troféus da competição, entre ouro, prata e bronze. Aliás, foi naquele mesmo ano que a prova do Freio de Ouro foi batizada com o nome de Roberto, uma homenagem póstuma a esse incentivador da raça crioula.

Tradição em todos os detalhes
Com o campeão e favorito Rodopio de São Pedro fora desde sexta após uma contusão, o campeão entre os machos foi um animal tradicional no circuito crioulista. Sendero Tumulto já havia sido finalista do Freio de Ouro no último ano, quando ficou na 12ª colocação. Agora, montada por Leonir Melo Pinto, Sendero liderou a Classificatória de ponta à ponta e classificou-se com 19,951 pontos.
O segundo colocado foi um dos dois animais da etapa que trouxeram o peso do afixo BT à pista do Parque Agrícola e Pastoril de Uruguaiana. Montado pelo ginete Marcelo Móglia, Freio de Ouro em 2002, BT Raio II fez 19,362 pontos e garantiu sua passagem à final de Esteio. Já o outro BT, o gateado Último, que amanheceu em sétimo, terminou a prova como primeiro reserva, com 18,221 pontos.
Se tradição foi a palavra da vez em Uruguaiana, nada mais justo que KT Libertador, filho de BT Sargento, único campeão do Freio e de Esteio no mesmo ano (em 1986), garantir a terceira vaga para a final. Com um dos melhores desempenhos funcionais da Classificatória, o gateado rosilho só conseguiu a classificação justamente na paleteada.
Já TJ Senador da Timabúva, colorado de movimentos rápidos finalista em 2008 e montado pelo tricampeão Zeca Macedo, foi o último classificado direto ao Freio 2010, com 18,384 pontos.

Duas inéditas lideram as fêmeas
Filipe Silveira, ginete bicampeão do Freio, levou a colorada inédita Nuance do HB à primeira colocação da Classificatória, com 19,074 pontos. Nuance já havia disputado o Bocal, mas uma lesão a tirou da final. Na mangueira, Nuance aproveitou-se de um vacilo de Inédita do Boeiro, a melhor nota morfológica entre os 31 animais em Uruguaiana, e avançou para a primeira posição.
A segunda colocada, El Embeleco Esperame, uma das favoritas à classificação, trocou de ginete na final da tarde de sábado: com problemas familiares, Onildo Gonçalves Nunes foi substituído por Leonir Pinto. A troca de ginetes, com estilos diferentes de treinamento, impactou no desempenho da zaina negra, mas não o suficiente para ameaçar a sua classificação em segundo lugar, com 18,955 pontos.
Montada pelo tricampeão Zeca Macedo, a colorada requeimada Inédita do Boeiro, da cabanha do Pontal, de Arambaré (RS), recuperou-se do fraco desempenho na primeira prova para confirmar sua passagem a Esteio na terceira colocação, com 18,815 pontos. Inédita é um dos animais mais premiados nos circuitos morfológicos, e não deixou por menos em Uruguaiana, onde obteve a nota morfológica entre todos os 31 credenciados.
No momento mais tenso da manhã de domingo, Jotace Quaresma, da Estância Eldorado, de Barra do Quaraí (RS), que substituía Belavista do Angoera, sentiu uma das mãos na prova de campo e caiu sobre o ginete Éderson Domingues, que machucou o pé.
Vizinha de Santa Thereza (18,740 pontos) garantiu a última vaga direta. Já Volumosa 437 Maufer e KT Natalina ficaram na reserva.
A próxima etapa do circuito 2010 do Freio de Ouro será em Camaquã (RS), entre os dias 18 e 20 de junho. O Canal Rural transmite ao vivo a final na manhã do domingo.





Classificados
Fêmeas
1º lugar- Nuance do HB, de Hamilton Brum Bulcão, Agropecuária Sepé Tiaraju, Candiota, RS. Filipe Silveira de Ávila. 19,074
2º lugar- El Embeleco Esperame, de Gonçalo Porto Silva, Estância Don Marcelino, Lavras do Sul, RS. Onildo Gonçalves Nunes. 18,995
3º lugar- Inédita do Boeiro, de Cabanha do Pontal, Arambaré, RS. José Fonseca Macedo. 18,815
4º lugar- Vizinha de Santa Thereza, de Rodolfo Belmonte Móglia, Estância Santa Margarida, Bagé, RS. Pedro Móglia. 18,740
1º reserva- Volumosa 437 Maufer, de Maria Aparecida Almeida Cenacchi, Estância Santa Marta, São Borja, RS. Reinaldo Silveira. 18,729
2º reserva- KT Natalina, de Alfredo Lisboa Ribeiro Tellechea, Cabanha KT, Uruguaiana, RS. Fábio de Castro. 18,539

Machos
1º lugar- Sendero Tumulto, de Leonardo Grechi e Frederico S. Ullmann, Cabanha Tumulto, Giruá, RS. Leonir Melo Pinto. 19,951
2º lugar- BT Raio II, de Fábio Ceratti, Alexandre da Silva e Marcelo Móglia, Estância São Miguel, Uruguaiana, RS. Marcelo Rezende Móglia. 19,362
3º lugar- KT Libertador, de Osmar Falster, Sitio Mariana, Santa Rodsa, RS. Artur dos Santos.    18,397
4º lugar- TJ Senador da Timbaúva, de Telmo Motta Junior, Fazenda Don Teju, São Borja, RS. José Fonseca Macedo. 18,384
1º reserva - BT Último, de Rui Fernando de Oliveira, Cabanha da Argola, Rosário do Sul, RS. Artur dos Santos.   18,221
2º reserva- Mañigual Vendaval, de Décio Bogo e Francisco Carlos Habowski, Cabanhas Vila Verde e Bela Aliança, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, SC. Caio Habowski 18,042

*Fonte: www.canalrural.com.br/freiodeouro