quinta-feira, 17 de junho de 2010

Renato Müller encanta o Espaço Camarim na noite chuvosa desta quarta-feira

Vanessa Kannenberg - Portal Gaz

Na noite desta quarta-feira, 16, muitos santa-cruzenses preferiram outro som que não o da chuva. No Espaço Camarim, Renato Müller, acompanhado do violonista Antônio Flores, encheu os ouvidos do público que foi prestigiar mais uma atração do programa Sesc Música, promoção do Sesc Santa Cruz, a partir das 20 horas.

Sob o palco com luzes suaves, quase como as velas postas sobre as mesas da plateia, a gaita-ponto  e o violão passaram por vários ritmos de música, desde a gaudéria, até o jazz, a milonga e o funk – não “aquele”, mas o “funk bom”, segundo Renato. Diversidade esta, que o professor do curso de Letras da Unisc, Elenor Schneider, aprova. “Eles tiveram um repertório eclético e tocaram muito bem todos os estilos”, elogiou ele. Schneider ainda contou porque é um apreciador de gaita: “É um instrumento que fala”.





Luzes de vela e refletores baixos fizeram o clima da noite desta quarta-feira

O violonista local, Killy Freitas, participou do show com a música de sua autoria, “Milongamento”, que será gravada no próximo CD do acordeonista Renato Müller com a participação do compositor. “A nossa parceria já tem anos. O Renato gravou três músicas comigo no meu último CD. De lá pra cá ele ficou mais evidente”, contou Killy. Sobre o fato da gaita ser um instrumento alternativo e, mesmo assim, ter atraído um bárias pessoas, ele esclarece : “Sempre tem público para todos os tipos de instrumentos musicais. O que muda é a quantidade.”

O objetivo do Sesc, enquanto isso, é trazer músicos com composição própria e dar oportunidade para que mostrem o seu trabalho, garante a gerente da unidade de Santa Cruz do Sul, Roberta Pereira. Chance esta, que o escritor Leonardo Brasiliense aproveitou. “Eu não conhecia o Renato Müller. Ele é muito bom, fiquei de boca aberta. A minha esposa já foi comprar o CD dele”, contou ele, que será o autor homenageado da próxima Feira do Livro da cidade. Para encerrar o show, já na parte do “bis”, uma milonga foi acompanhada pelas palmas da plateia.



Prêmios

Renato Müller possui o prêmio de melhor trilha sonora do Festival de Cinema de Gramado de 2009 com o filme “Em teu Nome...” e de melhor instrumentista na 23ª Moenda da Canção. Além disso, o acordeonista já foi indicado ao prêmio Açorianos de Música como melhor instrumentista, pelo CD Garatuja. Segundo Killi Freitas, ele é o melhor acordeonista da nova safra de músicas instrumentais.


Nenhum comentário: