domingo, 13 de junho de 2010

Tradição é a palavra da vez na Classificatória de Uruguaiana ao Freio de Ouro

Numa das cidades mais tradicionais do circuito crioulista, ginetes e animais experientes foram o destaque

Se Pato Branco foi o palco da nova geração, Uruguaiana foi o da tradição. Com animais que já foram finalistas do Freio e vários ginetes coroados na prova máxima do cavalo crioulo na disputa, a Classificatória da fronteira oeste gaúcha não podia ser mais a cara de uma das cidades mais importantes para a genética crioulista.
Foi na cidade fronteiriça que o criador Luiz Martins Bastos, ao lado dos sobrinhos Flávio e Roberto Bastos Tellechea, deu origem a um dos afixos mais importantes do cavalo crioulo. A partir da introdução do sangue chileno, os cavalos crioulos nativos do Rio Grande do Sul se tornaram mais ágeis, mansos e funcionais. E o instrumento de seleção que se tornou o Freio de Ouro deve muito a eles.
Não é para menos: desde que BT Olvido levantou o Freio de Ouro em 1983, as iniciais dos irmãos Flávio e Roberto estiveram presentes em 33 troféus da competição, entre ouro, prata e bronze. Aliás, foi naquele mesmo ano que a prova do Freio de Ouro foi batizada com o nome de Roberto, uma homenagem póstuma a esse incentivador da raça crioula.

Tradição em todos os detalhes
Com o campeão e favorito Rodopio de São Pedro fora desde sexta após uma contusão, o campeão entre os machos foi um animal tradicional no circuito crioulista. Sendero Tumulto já havia sido finalista do Freio de Ouro no último ano, quando ficou na 12ª colocação. Agora, montada por Leonir Melo Pinto, Sendero liderou a Classificatória de ponta à ponta e classificou-se com 19,951 pontos.
O segundo colocado foi um dos dois animais da etapa que trouxeram o peso do afixo BT à pista do Parque Agrícola e Pastoril de Uruguaiana. Montado pelo ginete Marcelo Móglia, Freio de Ouro em 2002, BT Raio II fez 19,362 pontos e garantiu sua passagem à final de Esteio. Já o outro BT, o gateado Último, que amanheceu em sétimo, terminou a prova como primeiro reserva, com 18,221 pontos.
Se tradição foi a palavra da vez em Uruguaiana, nada mais justo que KT Libertador, filho de BT Sargento, único campeão do Freio e de Esteio no mesmo ano (em 1986), garantir a terceira vaga para a final. Com um dos melhores desempenhos funcionais da Classificatória, o gateado rosilho só conseguiu a classificação justamente na paleteada.
Já TJ Senador da Timabúva, colorado de movimentos rápidos finalista em 2008 e montado pelo tricampeão Zeca Macedo, foi o último classificado direto ao Freio 2010, com 18,384 pontos.

Duas inéditas lideram as fêmeas
Filipe Silveira, ginete bicampeão do Freio, levou a colorada inédita Nuance do HB à primeira colocação da Classificatória, com 19,074 pontos. Nuance já havia disputado o Bocal, mas uma lesão a tirou da final. Na mangueira, Nuance aproveitou-se de um vacilo de Inédita do Boeiro, a melhor nota morfológica entre os 31 animais em Uruguaiana, e avançou para a primeira posição.
A segunda colocada, El Embeleco Esperame, uma das favoritas à classificação, trocou de ginete na final da tarde de sábado: com problemas familiares, Onildo Gonçalves Nunes foi substituído por Leonir Pinto. A troca de ginetes, com estilos diferentes de treinamento, impactou no desempenho da zaina negra, mas não o suficiente para ameaçar a sua classificação em segundo lugar, com 18,955 pontos.
Montada pelo tricampeão Zeca Macedo, a colorada requeimada Inédita do Boeiro, da cabanha do Pontal, de Arambaré (RS), recuperou-se do fraco desempenho na primeira prova para confirmar sua passagem a Esteio na terceira colocação, com 18,815 pontos. Inédita é um dos animais mais premiados nos circuitos morfológicos, e não deixou por menos em Uruguaiana, onde obteve a nota morfológica entre todos os 31 credenciados.
No momento mais tenso da manhã de domingo, Jotace Quaresma, da Estância Eldorado, de Barra do Quaraí (RS), que substituía Belavista do Angoera, sentiu uma das mãos na prova de campo e caiu sobre o ginete Éderson Domingues, que machucou o pé.
Vizinha de Santa Thereza (18,740 pontos) garantiu a última vaga direta. Já Volumosa 437 Maufer e KT Natalina ficaram na reserva.
A próxima etapa do circuito 2010 do Freio de Ouro será em Camaquã (RS), entre os dias 18 e 20 de junho. O Canal Rural transmite ao vivo a final na manhã do domingo.





Classificados
Fêmeas
1º lugar- Nuance do HB, de Hamilton Brum Bulcão, Agropecuária Sepé Tiaraju, Candiota, RS. Filipe Silveira de Ávila. 19,074
2º lugar- El Embeleco Esperame, de Gonçalo Porto Silva, Estância Don Marcelino, Lavras do Sul, RS. Onildo Gonçalves Nunes. 18,995
3º lugar- Inédita do Boeiro, de Cabanha do Pontal, Arambaré, RS. José Fonseca Macedo. 18,815
4º lugar- Vizinha de Santa Thereza, de Rodolfo Belmonte Móglia, Estância Santa Margarida, Bagé, RS. Pedro Móglia. 18,740
1º reserva- Volumosa 437 Maufer, de Maria Aparecida Almeida Cenacchi, Estância Santa Marta, São Borja, RS. Reinaldo Silveira. 18,729
2º reserva- KT Natalina, de Alfredo Lisboa Ribeiro Tellechea, Cabanha KT, Uruguaiana, RS. Fábio de Castro. 18,539

Machos
1º lugar- Sendero Tumulto, de Leonardo Grechi e Frederico S. Ullmann, Cabanha Tumulto, Giruá, RS. Leonir Melo Pinto. 19,951
2º lugar- BT Raio II, de Fábio Ceratti, Alexandre da Silva e Marcelo Móglia, Estância São Miguel, Uruguaiana, RS. Marcelo Rezende Móglia. 19,362
3º lugar- KT Libertador, de Osmar Falster, Sitio Mariana, Santa Rodsa, RS. Artur dos Santos.    18,397
4º lugar- TJ Senador da Timbaúva, de Telmo Motta Junior, Fazenda Don Teju, São Borja, RS. José Fonseca Macedo. 18,384
1º reserva - BT Último, de Rui Fernando de Oliveira, Cabanha da Argola, Rosário do Sul, RS. Artur dos Santos.   18,221
2º reserva- Mañigual Vendaval, de Décio Bogo e Francisco Carlos Habowski, Cabanhas Vila Verde e Bela Aliança, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, SC. Caio Habowski 18,042

*Fonte: www.canalrural.com.br/freiodeouro

Nenhum comentário: