quinta-feira, 17 de junho de 2010

Valores gaúchos e folclore platino destacados em palco

O grupo Sonido del Alma Gaucha foi formado no ano de 2003 com o objetivo de trazer ao palco os originários valores literário-musicais do gaúcho, concomitantemente às músicas do folclore platino. Tem o maior cuidado com o repertório: as canções são escolhidas levando-se em consideração a letra, (que deve retratar a vida do homem do pampa rio-grandense e platina) e o ritmo (que deve obedecer ao estilo característico das mesmas regiões). 
Tecnicamente, aplica arranjos instrumentais e vocais às obras apresentadas, as quais são temas de poetas e músicos reconhecidos no regionalismo gaúcho, bem como às músicas autorais que compõem os seus trabalhos nos CD's “Confraria de Fronteira” (2008) e “Hermanos Pampeanos” (2009 – Indicado ao Prêmio Açorianos de Música na categoria Melhor Disco Regional). Em 2010, prepara o próximo álbum com produção do renomado acordeonista Luciano Maia.
Levou seu trabalho a várias cidades do Rio Grande do Sul, destacando-se as regiões do Pampa, serrana e metropolitana; também ao município de São Carlos (SP), a Assunción (Paraguai) e a Melo (Uruguai). Desde então mantém o propósito de, através da música, levar a mensagem da harmonia cultural existente entre Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. 


Capa do primeiro CD intitulado Confraria de Fronteira


Histórico
Participou da 1ª edição (2006 - Bagé) e da 3ª edição (2007 - Pinheiro Machado) do projeto da RBS TV Bagé denominado “Noitchê”, que apresenta, na mesma noite, música nativista e música fandangueira com grande sucesso de público. Em parceria com a RBS TV Bagé, Rádio Pop Rock e Jornal Minuano realizou o projeto denominado “Mostra Nativista”. O evento cultural contemplou todas as formas de manifestação artísticas que envolvem o gaúcho: música, poesia, declamação, artesanato, literatura, fotografia e dramaturgia.
Fez show em Festivais de Música Nativista do Rio Grande do Sul, destaque para a Galponeira de Bagé (4ª, 6ª e 7ª Edições), Canto Sem Fronteira de Bagé (7ª Edição), Comparsa da Canção de Pinheiro Machado-RS (22ª e 23ª Edições) e Canto Moleque de Candiota-RS (16ª Edição). Em 2007 fez show na “Festa das Nações Brasileiras”, evento promovido pela Prefeitura Municipal de São Carlos, SP, em comemoração ao seu sesquicentenário. Recebeu o troféu “Talentos da Terra”, oferecido pela RBS TV Bagé, nos anos de 2007 e 2008.




Capa do segundo CD intitulado Hermanos Pampeanos






Quando o portal na internet www.sonidodelalmagaucha.com.br completou um ano, apresentou um serviço inédito para grupos de música do gênero: a cobertura em tempo real. O serviço utilizado por grandes portais como Globo e Terra para fazer a cobertura de jogos de futebol, possibilitou a interação dos internautas na rotina do grupo durante as viagens e os shows.
Foi o show de encerramento das Feiras do Livro de Bagé-RS nos anos de 2008 e 2009 e de abertura na de Pinheiro Machado-RS em 2009. Apresentou-se em diversos programas de televisão, destaque para o Galpão Crioulo da RBS TV, Galpão Nativo da TVE-RS e Alma Gaúcha de TV Nativa-Rede Record. Foi atração nos eventos natalinos da “Terrasul” (Concessionária Volkswagen em Bagé), no “Natal Rural” das Lojas ASM – Bagé-RS, e no “Natal Iluminado” na cidade de Quarai–RS.




Sonido del Alma Gaucha - (53)-9108 6560 e (53)-3247 1366

www.sonidodelalmagaucha.com.br

Nenhum comentário: