segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Shana Müller é selecionada no Petrobras Cultural

A cantora Shana Müller foi selecionada no Edital do Prêmio Petrobras Cultural com a turnê nacional do disco Brinco de Princesa.

A seleção, aberta a todo o país, recebeu mais de 3 mil inscrições em diversas categorias artísticas que vão do teatro a manutenção de acervos.

Shana foi a única selecionada na Região Sul na categoria Turnês e seu projeto inclui apresentações em Londrina-PR, Campo Grande-MS, São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ, Florianópolis-SC e Porto Alegre-RS.

A previsão de realização é para o primeiro semestre de 2011.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Sinceridade é a grande vencedora do Grito, em Jaguari

A 22ª edição do Grito do Nativismo Gaúcho aconteceu no último final de semana, entre os dias 21 e 23 de janeiro. Das 512 composições inscritas, 12 foram selecionadas na triagem pelo corpo de jurados (Eraci Rocha, Ramires Monteiro, Piero Ereno, Roni Denarde e Vilmar Menezes) e se apresentaram no palco do Pavilhão do Clube de Caça e Pesca. Estas músicas compõem o CD do festival.

A música mais destacada foi Sinceridade. Recebeu o prêmio de melhor poema, que foi escrito por Rômulo Chaves; também de melhor intérprete, através de Robledo Martins que a defendeu. Ainda foi a mais popular, pelo voto da imprensa, e a grande vencedora. Durante a premiação, a organização confirmou a realização do festival em 2012, entre os dias 27 e 29 de janeiro.

O festival teve bons shows. No dia 21, foi a vez de César Oliveira e Rogério Melo e também do grupo Os Mateadores, com a gravação do seu DVD. Já no dia 22, a Banda Simfolia esteve no palco e na final, dia 23, o show de Luíz Marenco encerrou o evento antes da premiação.

História

A primeira edição do Grito foi em 1987. Um ano antes, foi criada a Associação Tradicionalista de Jaguari para que o projeto do festival fosse colocado em prática. O nome veio do esforço desse grupo, que precisava ser ouvido mais longe como um grito que ecoasse na imensidão. Com o apoio da comunidade, o evento cresceu e tem a tradição de ser realizado todos os anos, em janeiro.

No ano de 2010, o festival teve que ser transferido em virtude das fortes chuvas que alagaram as dependências do Clube de Caça e Pesca, próximo ao balneário da cidade, no Rio Jaguari. Dessa forma, foi realizado no mês de agosto.


Resultado:

1º lugar - Sinceridade - Chamamé
Letra - Rômulo Chaves
Música - Everson Maré
Intérprete - Robledo Martins

2º lugar - Por viver - Canção
Letra - Rômulo Chaves
Música - Emerson Martins
Intérprete - Emersom Martins

3º lugar - A mão do tempo - Milonga
Letra - Roberto Huerta
Música - Jair Medeiros
Intérprete - Jean Kirchoff

Música mais popular - Sinceridade - Chamamé
Letra - Rômulo Chaves
Música - Everson Maré
Intérprete - Robledo Martins

Melhor poesia - Sinceridade - Chamamé
Letra - Rômulo Chaves
Música - Everson Maré
Intérprete - Robledo Martins

Melhor intérprete - Robledo Martins (por Sinceridade)

Melhor instrumentista - Léo Pereira (flauta, por Dois momentos de saudade)