domingo, 20 de junho de 2010

Ótimo nível deixa definição da Classificatória de Camaquã ao Freio para o último lance

Antes da prova, morte de um dos cavalos favoritos abalou crioulistas

Camaquã, no Centro-Sul gaúcho, sede da oitava Classificatória ao Freio de Ouro 2010, amanheceu em tristeza. Poucos momentos antes da prova, o colorado Capanegra Idahueño, de oito anos, morreu após passar mal na cocheira. Idahueño era um dos favoritos a conquistar uma das oito vagas em disputa e estava na segunda colocação, montado pelo tricampeão Zeca Macedo, que ficou abalado com a notícia.
– Hoje não foi um dia feliz. Terminamos ganhando com a fêmea, mas tivemos uma perda muito grande. Capanegra era um cavalo muito bom, vinha despontando para ser um dos vencedores da prova. De uma hora pra outra aconteceu essa fatalidade – comentou Zeca, sem conseguir conter o choro, mesmo após ter vencido a prova das fêmeas com On Rica do Infinito, égua que doma há apenas 50 dias.
O jurado Rouget Gigena Wrege, que recebeu a notícia da morte de Capanegra Idahueño durante o café da manhã, também ficou surpreso, pois o animal até então vinha bem.
– É algo que abala a todos que vivem em meio de cavalos, que acompanham os animais desde que nascem até quando disputam o Freio de Ouro. É muito triste – disse Wrege, visivelmente chateado.
Já a chuva, que havia acompanhado boa parte dos concorrentes na tarde de sábado, deu trégua na fria manhã de domingo. A previsão de uma pista embarrada no Parque Dorval Ribeiro não se cumpriu, e o que se viu foi uma Classificatória com animais muito parelhos na disputa.
– O nível dos animais é muito semelhante e bem distribuído. A média dos machos é um pouco mais alta, mas todos que estão na disputa são excelentes – comentou Wrege.
As fêmeas classificadas foram: On Rica do Infinito (20,403), PO Ucrania (20,256), Dinamite da Reconquista (19,878) e Prenda do Itaó (19,042). Entre os machos, Posteiro II de Santa Angélica (19,194), Faceiro do Recanto Crioulo (18,830), Idioma do Infinito (18,827) e Sendero Talento (18,313).

PO Ucrania com torcida a favor na Mangueira
Alguns minutos antes de entrar na pista, a fêmea Buena Suerte da Reservada, montada por Adriano Streck, foi obrigada a desistir da disputa devido a uma lesão. Com boa parte da torcida a favor, PO Ucrania, que amanheceu no segundo lugar, ultrapassou Dinamite da Reconquista para assumir a primeira colocação. No terceiro lugar, On Rica do Infinito, montada por um abalado Zeca Macedo, perdeu qualidade no terço inicial do primeiro aparte, mas conseguiu a recuperação para manter-se em terceira. Surpreendendo, Raul Lima levou Loucura Simpatia da sexta posição à zona de classificação.
Entre os machos, o chileno de criação argentina Tinajera Caldero, montado por Jardel Pereira, manteve-se na primeira colocação, mesmo após ter sido penalizado por tentar morder um novilho. Idioma do Infinito, animal mais velho entre os machos, já finalista do Freio em 2004, largou da quinta colocação e terminou a Mangueira em segundo. Faceiro do Recanto Crioulo, montado por Darlei Hess, e Posteiro II de Santa Angélica, montado por Lindor Collares, completaram a Mangueira entre os quatro classificados.

Chileno criado na Argentina deixa a desejar na Bayard-Sarmento
A prova de Bayard-Sarmento teve nova mudança na classificação das fêmeas. PO Ucrania, que havia conquistado a primeira posição entre na Mangueira, não a largou mais. On Rica do Infinito e Dinamite da Reconquista trocaram de posição, ocupando a segunda e a terceira, respectivamente. Já Loucura Simpatia, que surpreendeu ao assumir a quarta colocação na Mangueira, acabou perdendo duas posições e deu espaço à Prenda do Itaó, montada e domada por Cláudio dos Santos Fagundes, chegar entre as classificadas, após amanhecer em oitava.
Mas a surpresa maior foi o desempenho do chileno Tinajera Caldero na Bayard-Sarmento. O zaino negro montado por Jardel Pereira ficou devendo na questão técnica: fez um primeiro esbarro ruim, melhorou no segundo, mas assim mesmo saiu da mão do ginete experiente. Acabou caindo da primeira para a sexta colocação.
Quem se beneficiou com o mau desempenho de Tinajera foi Faceiro do Recanto Crioulo, que girou muito bem e terminou a Bayard-Sarmento ocupando a primeira colocação. Quebracho do Itapevy, que disputou o Bocal de Ouro e a Classificatória de Santa Maria, saiu da oitava colocação para conseguir a segunda após a prova. Desempenho semelhante teve Vendaval 359 Maufer, que só participou devido ao triste acidente de Capanegra Idahueño e terminou a Bayard como quinto colocado.

Bom desempenho funcional garante animais na Paleteada
Fechando com chave de ouro a Classificatória, On Rica do Infinito e PO Ucrania confirmaram o bom desempenho funcional e garantiram as duas primeiras colocações. On Rica, montada por Zeca Macedo, fez uma primeira paleteada quase perfeita, com 95% de aproveitamento. Com esta, é o quinto animal montado por Zeca classificado à final do Freio de Ouro 2010.
Já Dinamite da Reconquista e Prenda do Itaó, duas éguas muito equilibradas, foram submetidas a um alto grau de dificuldade na paleteada. Com melhor desempenho, Prenda do Itaó ultrapassou os 19 pontos e garantiu a quarta colocação, deixando Três Pontas Justiça e RZ Regalada da Carapuça na reserva.
Continuando no estilo da prova de Camaquã, com animais alternando suas posições ao longo de toda a manhã, a prova de campo dos machos foi eletrizante. Posteiro II de Santa Angélica, até então em quarto, teve uma ótima prova e beneficiou-se do erro de Quebracho do Itapevy, que acabou lhe custando a classificação. Faceiro do Recanto Crioulo, Idioma do Infinito e Sendero Talento concluíram a prova como classificados.
Lindor Collares, um dos dois ginetes destaques da prova (o outro foi Zeca), elogiou o bom desempenho de Posteiro II de Santa Angélica, sem deixar de admitir a surpresa por alcançar a primeira colocação após sair em quarto.
– Ele tem tem potencial para trabalhar muito bem, com alta capacidade funcional. Gosto muito dele. Está desde 2008 comigo, já fomos quarto no Bocal daquele ano e depois décimo naquele Freio. Vamos ver como vai ser nesse – brincou o ginete.
A próxima etapa do circuito 2010 do Freio de Ouro será em Vacaria (RS), entre os dias 25 e 27 de junho. O Canal Rural transmite ao vivo a final na manhã do domingo.

CLASSIFICADOS EM CAMAQUÃ

FÊMEAS
On Rica do Infinito - Agropecuária Infinito, São Sepé (RS) - Ginete: Zeca Macedo - 20,403 pontos - 1º Lugar
PO Ucrania - Cabanha Cola Crioula, Panto Grande (RS) - Ginete: Raul Lima - 20,256 pontos - 2º Lugar
Dinamite da Reconquista - Reconquista Agropecuária, Alegrete (RS) - Ginete: Daniel Teixeira - 19,878 pontos - 3 º Lugar
Prenda do Itaó - Cabanha Itaó, Santiago (RS) - Ginete: Cláudio Dos Santos Fagundes - 19,042 pontos - 4º Lugar
Três Pontas Justiça - Cabanha Velho Matte, Taquará (RS) - Ginete: Guto Freire - 18,408 pontos - 1ª Reserva
RZ Regalada da Carapuça - Estância da Carapuça, Cristal (RS) e Itabaré (SP) - Ginete: Leandro dos Santos - 18,381 pontos - 2ª Reserva

MACHOS
Posteiro II de Santa Angélica - Cabanha Santa Angélica, Pedras Altas (RS) - Ginete: Lindor Collares - 19,194 pontos - 1º Lugar
Faceiro do Recanto Crioulo - Estância Três Coxilhas, Barra Velha (SC) - Ginete: Marcio Preto - 18,830 pontos - 2º Lugar
Idioma do Infinito - Cabanha Carrachi e Capão do Tigre, Tramandaí (RS) - Ginete: João Antônio Rupp - 18,827 pontos - 3º Lugar
Sendero Talento - Cabanha Reculuta, Sananduva (RS) - Ginete: Guto Freire - 18,313 pontos - 4º Lugar
Tinajera Caldero - Cabanha Capão Redondo, Barra do Ribeiro (RS) - Ginete: Jardel Pereira - 18,269 pontos - 1º Reserva
Lindo Nene Cala Bassa - Cabanha VMB, Lavras do Sul (RS) - Ginete: Cassio Jardim - 18,041 pontos - 2º Reserva

*Fonte: www.canalrural.com.br/freiodeouro

Nenhum comentário: