quarta-feira, 23 de junho de 2010

Classificatória de Vacaria ao Freio terá pai do atual campeão na disputa

Ibirapuitã do Itapororó será montado por Zeca Macedo, Freio de Ouro em 2009 com Matreiro do Itapororó

Um dos animais que pisarão neste final de semana na pista do Parque Nicanor Kramer da Luz, em Vacaria (RS), é o multifinalista do Freio Ibirapuitã do Itapororó, montado pelo atual campeão Zeca Macedo. Curiosamente, Zeca venceu o Freio de Ouro em 2009 com Matreiro do Itapororó, filho do baio de 11 anos credenciado em Palmeira das Missões com 19,806 pontos.
A nona etapa classificatória ao Freio de Ouro 2010 terá 43 animais disputando oito vagas. A cidade serrana reunirá cavalos credenciados em Júlio de Castilhos, Ijuí, Lagoa Vermelha, Carazinho, Palmeira das Missões e Passo Fundo, além de Vacaria, sede da Classificatória.
O experiente Ibirapuitã é um dos animais com maior média nas credenciadoras, mas fica atrás de dois cavalos que ultrapassaram a casa dos 20 pontos: Ortega do Infinito (20,275 em Carazinho) e Viragro Rio Tinto (20,215 em Vacaria). Ortega será montado por Adriano Streck e disputa a Classificatória pela Agropecuária Infinito de São Sepé (RS), que já garantiu duas éguas no Freio de Ouro 2010 e outros três machos com seu afixo, disputando por outras cabanhas. Já Viragro, do Condomínio Rio Tinto, de Curitiba (PR), será montado por Daniel Teixeira, que já tem cinco animais na final de Esteio, inclusive a égua Bocal de Ouro JLS Formosa.
Mas o animal mais bem pontuado nas credenciadoras da Região 04 da ABCCC é Onça Parda do Purunã, uma tostada oveira de nove anos, disputando pela cabanha Emaisa, de Joinville (SC). Onça Parda obteve 20,679 de média em Palmeira das Missões (RS) e será montada em Vacaria por Fábio Teixeira da Silveira, que já classificou quatro animais à final de Esteio, além de ser o atual Ginete do Ano, após conquistar 554,8 pontos ao longo de 2009.
O julgamento da Classificatória de Vacaria estará a cargo de Rodrigo Albuquerque Py, João Arisio e Luiz Martins Bastos. O Núcleo Serrano de Criadores de Cavalos Crioulos abrirá a programação com a Exposição valendo passaporte para a Expointer 2010. Segundo o Núcleo, o mapa de inscrições fechou com 80 exemplares da raça Crioula.
O Canal Rural transmite a final da Classificatória ao vivo para todo o Brasil na manhã de domingo, dia 27, a partir das 9h.

Programação da Classificatória de Vacaria

23 de Junho
14h - Concentração de Machos
16h - Admissão Morfologia Passaporte

24 de Junho
9h - Início do Julgamento Morfológico Passaporte
14h - Continuação do Julgamento Morfológico Passaporte

25 de Junho
07h30min - Exame de Admissão - Classificatória
9h - Grandes Campeonatos Julgamento Morfologico Passaporte
13h30min - Julgamento Morfológico - Classificatória
15h30min - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Fêmeas

26 de Junho
08h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Machos
10h - Prova de Mangueira - Fêmeas
13h30min - Prova de Mangueira - Machos
15h30min - Prova de Campo - Fêmeas/Machos
20h - Entrega de Prêmios Exposição Passaporte

27 de Junho
9h - Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova de Campo)
12h - Encerramento e entrega de prêmios

Nenhum comentário: