quarta-feira, 23 de junho de 2010

Verba federal para resgatar festivais

Tânia Goulart  - ABC do Gaúcho

Recebi à pouco a notícia de que será assinado convênio que garantirá verba para a realização do Projeto Recriar - que irá resgatar diversos festivais do Estado. Abaixo, os principais trechos do material, enviado pelo produtor cultural Paulo de Freitas Mendonça:

"O Ministro da Cultura Juca Ferreira vem ao Rio Grande do Sul para assinar o convênio do MinC com a ACOFEM (Associação das Comissões Organizadoras de Festivais de Música do RS) que dá suporte ao Projeto Recriar - Resgate de Festivais. O ato solene vai acontecer na próxima terça-feira, dia 29 de junho, às 13h, na Sociedade Cultural Pareci Novo, na cidade de Pareci Novo/RS....

...O Projeto Recriar - Resgate de Festivais é uma derivação do Projeto Único trabalhado em anos anteriores pela Associação. Conta com o financiamento do Ministério da Cultura e contrapartidas de prefeituras das cidades onde se realizam os eventos e resgata importantes festivais no Estado, até fevereiro de 2011.

A Acofem aproveita para confirmar as datas dos festivais Minuano da Canção Nativa de São Pedro do Sul e Serra Campo e Cantiga de Veranópolis. A 8ª edição do Minuano de São Pedro do Sul está definitivamente certa para os dias 1º, 02 e 03 de julho de 2010 e a 10ª edição do Serra Campo e Cantiga de Veranópolis foi transferida para os dias 23, 24 e 25 de julho de 2010.

O Minuano conta com espetáculos de João de Almeida Neto, César Oliveira e Rogério Melo, Dante Ramon Ledesma, Lucas Bresolin de Melo, Show com Talentos Locais e Espetáculo Internacional de Improviso – Trovas e Pajadas - com Marta Suint (Argentina); Jose Curbelo (Uruguai); José Estivalet e Moraezinho (Brasil) convidado Especial de Paulo de Freitas Mendonça.

O Serra Campo e Cantiga apresenta espetáculos especiais de César Oliveira e Rogério Melo, Jari Terres e Jairo lambari Fernandes e Mulheres Pampeanas. Em ambos os festivais vão estar concorrendo grandes nomes do nativismo.

Além do Minuano, de São Pedro do Sul, e Serra Campo e Cantiga, de Veranópolis, são contemplados pelo Projeto Recriar a Seara da Canção Gaúcha de Carazinho, Primavera do Canto Xucro de Caxias do Sul, Jerra da Canção Nativa de Santa Vitória do Palmar, Laçador do Canto Nativo de Porto Alegre, Grito do Nativismo Gaúcho de Jaguari, Canto Sem Fronteira de Bagé, Estação das Canoas de Canoas, Coruja da Canção de Capão da Canoa, Rio Grande Canta os Açores de Rio Grande, Comparsa da Canção Gaúcha de Pinheiro Machado, e uma nova ação que é o Festival de Trovas e Música Regionalista Gildo de Freitas de Bagé. 

Os festivais contemplados pelo Projeto Recriar são promovidos pelas prefeituras e entidades culturais locais e realizados pela Acofem, com o Financiamento do Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura."

UNIÃO 
Achei interessante a notícia, mas fiquei pensando... legal o resgate desses festivais -a maioria eventos que tiveram poucas edições e que são realizados no interior do Estado, o que é bem importante -, mas melhor ainda se essa verba beneficiasse todos os festivais do Estado, que peleiam, a cada edição, para conseguir dinheiro para suas realizações. 

Que fique claro - acho louvável a iniciativa da Acofem - mas imaginem se todos os festivais - todos - se unissem para juntos garantirem verbas e não precisassem mais "passar o chapéu", implorando uns trocadinhos? (O que infelizmente acaba acontecendo em muitos...)

Bueno, para tirar essas dúvidas liguei para o Paulo de Freitas Mendonça, que é um dos responsáveis pelo Recriar. Ele explicou que a ideia inicial - e que integrava o "Projeto Único", era a busca de verba para todos os festivais. O custo ficou muito alto e então pensou-se em retomar diversos festivais. Paulo me disse que vários foram contatados e alguns, por diversos motivos, não quiseram participar do projeto. Outros ainda tinham divergências internas.

Depois de muitos contatos chegou-se a este número de festivais, que estão dispostos a voltar à cena cultural. Ele garante que a ideia é, a cada ano, aumentar o número de eventos participantes. Que bom.

Que assim seja -também penso que isso é o ideal! 

Nenhum comentário: