segunda-feira, 6 de julho de 2009

César Oliveira e Rogério Melo - Procedência

- PROCEDÊNCIA -


Procedência é o nome do novo trabalho de César Oliveira e Rogério Melo, um álbum composto por dois discos: “Apegos e Anseios do meu Canto”, no qual César Oliveira interpreta canções de Rogério Villagran, e “Regional”, onde as composições de Anomar Danúbio Vieira recebem a interpretação de Rogério Melo. Como não poderia deixar de ser, César e Rogério cantam juntos em cinco faixas de cada um dos discos.
O álbum foi nomeado a partir de sua proposta: a de mostrar a procedência, as origens musicais, de cada um dos artistas. Neste sentido, “Apegos e Anseios do meu Canto” apresenta um resgate do início da carreira de César Oliveira e mostra sua forte identificação com o folclore dos países do prata. O CD traz, em sua maioria, composições inéditas de Rogério Villagran, parceiro desde o início de sua trajetória, quando ambos participavam dos festivais nativistas.
Os arranjos do disco são primorosos e se valem de instrumentos que dão um tom especial às músicas como é o caso da harpa paraguaia em uma polca; dos arranjos de piano em chacarera; e o violoncelo em uma milonga. A produção musical é assinada por Marcello Caminha.Já em “Regional”, Rogério Melo interpreta composições de Anomar Danúbio Vieira sob a produção musical de Luciano Maia. A sonoridade deste disco remete mais ao trabalho atual do dueto e representa bastante bem a identificação musical de Rogério com a música crioula e o regionalismo gaúcho.
Há um vasto leque de ritmos que compõem o repertório como polca, milonga, rasguido, vanera, entre outros, que sempre são valorizados na discografia de César e Rogério. A trova, importante e muitas vezes esquecida manifestação artística do folclore rio-grandense, também recebe destaque através da música “Velório do Juca Torto”.Em suma, o projeto “Procedência” visa prestigiar os compositores que são parceiros de César e Rogério desde o início de suas carreiras e também expressar um pouco das referências e influências de cada um dos artistas.
Exatamente esta individualidade de estilos apresentada no álbum é que, somada, enriquece e engrandece o trabalho do dueto. Este lançamento é a primeira parte de um projeto mais amplo que culminará em um DVD comemorativo aos dez anos da carreira de César Oliveira e Rogério Melo.


CD 1 - APEGOS E ANSEIOS DO MEU CANTO
CÉSAR OLIVEIRA canta Rogério Villagran

01- Apegos e Anseios do Meu Canto
02- Pra um Tal de Eloí Pechada
03- Assim Sou Eu e Me Vou
04- Domador Loco
05- Frente Ao Teu Grito de Forma
06- Leguera
07- Junto ao Balcão do Bolicho
08- Na Farra
09- Abagualado
10- Menos Que Deus Porém Mais do Que Um Homem
11- Onde um Guaxo Dobra os Punho
12- Xucro Encanto
13- Quando Se Agranda um Fronteiro
14- Milonga do Pealador
15- Noite de Ronda Redonda


CD 2 - REGIONAL
ROGÉRIO MELO canta Anomar Danúbio Vieira

01- Regional
02- Não é Por Nada
03- Redomona
04- Velório do Juca Torto
05- De Cacho Atado
06- Se Bamo Embora
07- Fronteira
08- Estâncias da Fronteira
09- Graças a Deus
10- A Pau e Grito
11- Por Aí
12- No Cantar Das Nazarenas
13- Retrato Gauchesco
14- Chacarera da Coragem
15- Tempo Feio

Nenhum comentário: