domingo, 1 de agosto de 2010

Sobraram vagas à final do Freio na Repescagem de Esteio

Das 30 fêmeas, apenas duas voltarão ao Parque Assis Brasil em agosto

Quem não havia garantido presença na finalíssima do Freio de Ouro  2010 durante as classificatórias, teve sua penúltima oportunidade na  manhã deste domingo, dia 11, na Repescagem de Esteio (RS), realizada  no Parque de Exposições Assis Brasil.
Dos 59 animais (30 fêmeas e 29 machos) que pisaram na pista do  Parque na manhã deste domingo, seis terão o privilégio de retornar em agosto para a disputa da final. Entre os machos, retornarão Niobio da Carona (19,235), Inspetor do Trinta e Oito (18,880), Yvituhatã Aguacero Adaga (18,360) e Alvoroço 01 da Itabuna (18,300). Já das 30  fêmeas, apenas duas voltarão: Salsa dos Castanheiros (18,833) e TJ  Nhacorá (18,282).
Mesmo assim, o jurado Eduardo Móglia Suñé considerou bem sucedida a  prova, relativamente recente no calendário do Freio de Ouro.
– A prova dá mais oportunidades ao produtor de participar da final. É uma inovação que vem dando certo. Neste ano, o nível dos seis machos da ponta está muito bom. Acho que esses animais vão representar muito bem a raça crioula – comentou o jurado.
Guto Freire, que venceu de ponta a ponta entre os machos com Niobio da Carona, classificou seu nono animal para a final e é, hoje, o ginete melhor ranqueado. E Guto ainda tem quatro animais credenciados para a Repescagem de Brasília.
– Este ano tá dando tudo certo – comentou o ginete. Sobre a classificação de Niobio, ressaltou que o mais importante não foi a vitória, mas a classificação. Com 19,235 pontos, chega com um dos favoritos à finalíssima.
Dos 20 animais finalistas, 18 já haviam participado deste ciclo, ao longo das classificatórias transmitidas com exclusividade pelo Canal Rural. Apenas as fêmeas Salsa dos Castanheiros e Guapuruma Gitana não eram conhecidos dos telespectadores.

Fêmeas decepcionaram
Antes da prova, EP Juliana apresentou atestado médico veterinário e desistiu da disputa. Boladavez Cimarron, montada por Fábio Silveira, entrou na Mangueira como primeira colocada, mas teve dificuldades para domar o novilho e perdeu a colocação para TJ Nhacorá, até então quarta. Salsa dos Castanheiros e Impetuosa de Santa Cinilda também fizeram boas provas, colocando pressão nos primeiros colocados.
Porém, o nível mais baixo em relação aos machos fez com que a ameaça de sobrarem vagas na Repescagem estivesse presente ao longo da manhã. Após a Bayard-Sarmento, apenas TJ Nhacorá e Salsa dos Castanheiros tinham garantido o mínimo de 18 pontos. Capanegra Jocasta, Impetuosa de Santa Maria e Boladavez Cimarron ainda precisavam de ótimo desempenho na paleteada para conseguirem a classificação.
Porém, Boladavez Cimarron definitivamente ficou de fora da finalíssima após sucessivas reações na prova de Campo. Impetuosa de Santa Cinilda, que disputou a paleteada com Capanegra Jocasta, repetiu o bom desempenho já demonstrado no sábado, mas não foi suficiente para garantir classificação.

Deu Niobio de ponta a ponta
Também teve coringa entre os machos: Zás-Trás de Santa Edwiges, um picaça de boa arrancada, foi desclassificado por corte na boca, após ótimo desempenho na Mangueira. Até então, o cavalo montado por Garibaldi Maidana Ferraz corria na quarta colocação.
Dos outros nove machos que entraram na pista de Mangueira, apenas Niobio da Carona já tinha os 18 pontos necessários para garantir presença na final. Com uma sequência de más atuações de alguns machos, a tarefa de Guto Freire ficou bem mais fácil.
Raul Lima guiou o colorado Inspetor do Trinta e Oito a ótimas pechadas e levantou a torcida, colocando pressão nele mesmo, já que também montou Alvoroço 01 da Itabuna. Aliás, vitória da cabanha de Caçapava do Sul (RS), que teve a honra de disputar vaga na final com o primeiro animal batizado com seu afixo.
Na Bayard-Sarmento, um coice de Alvoroço 01 da Itabuna resultou em penalização ao animal montado por Raul Lima, ameaçando sua classificação. Niobio da Carona atropelou na pista e os adversários, desenvolvendo prova tecnicamente correta, exaltando o bom momento que vive o animal.
Com um ponto de placa por antecipação ao novilho ameaçou o desempenho de Yvituhatã Aguacero Adaga e Alvoroço 01 da Itabuna. Com boa prova dos dois conjuntos, saíram com os passaportes carimbados para a final. Já a disputa dos dois primeiros deu aula de companheirismo entre os dois ginetes, Raul Lima (Inspetor do Trinta e Oito) e Guto Freire (Niobio da Carona), com cada conjunto desempenhando melhor em um dos lados.

CLASSIFICADOS EM ESTEIO (RS)

FÊMEAS
Salsa dos Castanheiros - Cabanha dos Castanheiros, Pejuçara (RS) - Ginete: Luis Ayrton Nunes - 18,833 pontos - 1º Lugar
TJ Nhacorá - Cabanha Santa Marta, São Borja (RS) - Ginete: Reinaldo Silveira - 18,282 pontos - 2º Lugar

MACHOS
Niobio da Carona - Estância Liberdade, Rolante (RS) - Ginete: Guto Freire - 19,235 pontos - 1º Lugar
Inspetor do Trinta e Oito - Cabanha Recanto dos Pinheiros, Sapucaia do Sul (RS) - Ginete: Raul Lima - 18,880 pontos - 2º Lugar
Yvituhatã Aguacero Adaga - Cabanha Yvituhatã, Santana do Livramento (RS) - Ginete: Marco Maciel - 18,360 pontos - 3º Lugar
Alvoroço 01 da Itabuna - Cabanha Itabuna, Caçapava do Sul (RS) - Ginete: Raul Lima - 18,300 pontos - 4º Lugar
Cotrilla Pinatrero - Cabanha Butiã, Passo Fundo (RS) - Ginete: Marcelo Bertagnolli - 18,194 pontos - 1º Reserva
Estribillo Guitarrero - Cabanha Dom Marhion, Viamão (RS) - Ginete: Luiz Felipe Moraes - 18,013 pontos - 2º Reserva

Nenhum comentário: