segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Encontro de pajadores começou no último sábado em Bento Gonçalves

O Encontro de Pajadores, em comemoração ao Dia do Pajador Gaúcho, passa a ser itinerante a partir deste ano. Desde antes da oficialização da data, o evento acontece em Porto Alegre há 10 anos. A partir de agora os organizadores julgam que é momento de levar ao interior do Estado o mais expressivo espetáculo de pajadas do Rio Grande do Sul.
O município de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, é o primeiro a sediar o evento, após a capital rio-grandense. O local é o Teatro do Sesc, bem no centro da cidade conhecida internacionalmente por realizar a Fenavinho. Os pajadores mais conceituados do momento formam o elenco. Pedro Júnior da Fontoura, Adão Bernardes, José Estivalet, Jadir Oliveira e Paulo de Freitas Mendonça, contam com as guitarras de Raul Quiroga e Paulo Mello.
O Espetáculo começou às 20h30 do dia 30 de janeiro, data consagrada por lei como o Dia do Pajador Gaúcho, em homenagem ao nascimento de Jayme Caetano Braun, há 86 anos. Além da enxurrada de versos de improviso com temas sugeridos pela platéia, o encontro vai contar com o lançamento de três obras: Pajador do Brasil - Estudo Sobre a Poesia Oral Improvisada (livro e CD) de autoria de Mendonça; Doma do Potro Sinuelo (CD), de Bernardes e Num Ar de Milongas - Poemas, Pajadas e Canções (livro), de Fontoura. Na abertura do Encontro de Pajadores acontece um espetáculo com o Grupo Americanto.
Esta edição do Encontro é uma realização da Apadeg - Associação dos Pajadores e Declamadores Gaúchos, Fundação Casa das Artes e Biblioteca Pública Castro Alves, com o apoio do Sesc e do Hotel Vinocap. Como valor do ingresso, se sugere a doação de um livro literário à biblioteca. Os livros doados podem ser usados ou novos.
*Fonte: Blog Roda de Chimarrão - www.clicrbs.com.br/rodadechimarrao

Nenhum comentário: