sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Viragro do Rio Tinto e Inédita do Boeiro despontam na morfologia

Noventa e seis animais disputam a maior prova de seleção da raça

A chuva até ameaçou, mas resolveu ficar de fora, ao menos no primeiro dia da maior prova de seleção da raça crioula. Na pista, em Esteio/RS, as 48 éguas e os 48 machos que disputam a prova deram um espetáculo a parte. Com média 8,733, Viragro Rio Tinto, do Condomínio Rio Tinto – Curitiba/PR, e Inédita do Boeiro, da Cabanha Pontal - Arambaré/RS, despontaram na etapa morfológica, ocorrida nesta quinta, dia 26.
O nível bastante parelho dos animais torna a missão dos dois trios de jurados ainda mais difícil. Mas, como diz Mario Móglia Suñe, que integra o corpo de jurados dos machos, esta é apenas a largada.
– Até domingo há muito para acontecer.
Entre as fêmeas quem saiu com a segunda colocação, com 8,650 de morfologia foi AS Malke Punhalada, da Agro Pecuária Schwanck Ltda – Uruguaiana/RS. Já entre os machos essa mesma posição ficou com General II da Camila, que obteve 8,433 pontos. Veja neste link o resultado completo da morfologia e aqui o catálogo dos animais participantes.
Nesta sexta acontecem as provas funcionais com andaduras, figura, volta sobre patas e esbarradas. As primeiras a entrar na pista da 29ª edição do Freio de Ouro são as fêmeas. Os machos testarão suas habilidades a partir das 13h.
A grande disputa da raça Crioula se estende até o domingo, dia 29, quando serão conhecidos os melhores e mais completos cavalos Crioulos do ciclo 2009/2010. As provas abrem a programação da 33ª Expointer.
O Canal Rural vai transmitir ao vivo pela televisão e pela internet todas as emoções da grande Final do Freio de Ouro a partir das 12h de domingo.

Informações: ABCCC

Nenhum comentário: