quinta-feira, 3 de junho de 2010

Paraná recebe disputa ao Freio de Ouro

Classificatória de Pato Branco terá animais credenciados em três Estados

Quinta colocada no Bocal de Ouro, Alcalina 441 Maufer terá nova oportunidade de garantir vaga direta à final do Freio de Ouro 2010 no próximo final de semana, no Paraná. Entre os dias 4 e 6 de junho, 20 fêmeas e 17 machos disputarão as oito vagas da Classificatória de Pato Branco, no sudoeste paranaense.
Os 37 conjuntos habilitados foram credenciados em etapas realizadas em quatro cidades paranaenses (Ponta Grossa, Pato Branco, Balsa Nova e Maringá), mais uma paulista (Bauru) e outra carioca (Cordeiro).
– Com animais classificados no Rio e em São Paulo, promete ser uma classificatória bem forte – comenta Lauro Martins, administrador da cabanha São Rafael, de Balsa Nova (PR), propriedade de Mariano Lemanski, um dos grandes crioulistas paranaenses.
Ainda assim, a cabanha São Rafael, vencedora do Freio em 2001 com Dom Carrasco do Purunã, tem boas expectativas para o desempenho de suas duas éguas credenciadas para a Classificatória: Tormenta do Purunã e Querela do Purunã.
– São animais em fases antagônicas de treinamento. Uma é inédita; a outra já foi finalista do Freio. Mas ambas vêm com boa saúde e bem treinadas, com chances de competir por uma vaga – afirma Martins.
Tormenta (inédita, credenciada em Maringá com 18,942 pontos) e Querela do Purunã (filha de Dom Carrasco, credenciada em Ponta Grossa com 18,862 pontos), terão a disputa de Alcalina 441 Maufer, da cabanha Maufer, de Cruzeiro do Sul (RS), média mais alta entre as participantes: 20,205 pontos em Balsa Nova (PR). Alcalina ficou como primeira reserva no Bocal, por uma diferença mínima em relação à Zamba do Capão Redondo.
Já Capitan da Rio Bonito foi o macho com maior nota nas credenciadoras, com 19,726 pontos em Maringá (PR). O mouro de cinco anos disputará a classificatória contra o pai, Butiá Orelhano, ambos da cabanha Rio Bonito, de Ponta Grossa (PR). Aos 12 anos, Orelhano é o animal mais velho da etapa, um mês e oito dias a mais que Tarancón Huracan, da cabanha Retiro Crioulo, de Joinville (SC).
O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Pato Branco abre a programação da etapa com Concentração de Machos seguida da Exposição da Raça Crioula, passaporte para a Expointer 2010, na quinta, dia 3. Luiz Martins Bastos Neto foi convidado para julgar a Exposição, cuja entrega de prêmios será na noite de sexta-feira, dia 4.
O trio de jurados é formado por Luiz Martins Bastos Neto, Álvaro Albuquerque Dumoncel e Eduardo Móglia Suñé.
Após Ponta Grossa, o próximo compromisso no calendário de Classificatórias será em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, entre os dias 11 e 13 de junho.
O Canal Rural transmite a final ao vivo para todo o Brasil no domingo, dia 6, a partir das 9h.

Programação da classificatória de Pato Branco
3 de Junho
9h - Concentração de Machos
11h - Admissão Morfologia Passaporte
14h - Início Julgamento Morfológico Passaporte

4  de Junho
07h30min - Exame de Admissão - Classificatória
09h30min - Grandes Campeonatos Julgamento Morfológico Passaporte
13h30min - Julgamento Morfológico - Classificatória
15h30min - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Fêmeas

5 de Junho
8h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Machos
10h - Mangueira-Fêmeas
13h - Mangueira-Machos
15h - Prova de Campo - Fêmeas/Machos

6 de Junho
9h - Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h - Encerramento e entrega de Prêmios

*Fonte: www.canalrural.com.br/freiodeouro

Nenhum comentário: