domingo, 30 de maio de 2010

Disputa acirrada entre os machos na Classificatória de Santa Maria ao Freio de Ouro

Universidade Federal de Santa Maria foi palco de vestibular da raça Crioula

O Parque da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi o palco de um vestibular bem diferente: a quinta etapa classificatória ao Freio de Ouro 2010. Na manhã deste domingo, dia 30, os vinte melhores classificados (dez machos e dez fêmeas) entre os 36 animais que participaram desde sexta da prova disputaram oito vagas para a final de Esteio.
Reprovada no Bocal de Ouro, a zaina colorada Sananduva do Salton liderou de ponta à ponta e garantiu a sua aprovação sem dificuldades. Montada por Marcio Maciel, Sananduva concluiu a manhã de domingo com 20,176 pontos de média. Uma vitória mais que merecida para o conjunto, que já havia feito um ótimo Bocal de Ouro, mas acabou desclassificado na prova de paleteada.
– No Bocal, a Sananduva deu azar. Todos estavam torcendo para que desse tudo certo para ela hoje – comentou o ginete Marcio Maciel.
Cartajena Pucuá (19,169), Imperatriz da Boa Vista (18,989) e Butiá Uruguaiana (18,973) foram as outras fêmeas garantidas na final.
Já o listão dos machos foi mais concorrido: Manotaço do Infinito (20,030) e Butiá Ufano (19,466), respectivamente primeiro e quarto colocado entre os machos, fecharam a classificação com pouco mais de 500 décimos de diferença. As duas outras vagas ficaram com Infinito do Infinito (19,861) e Ulisses 350 Maufer (19,610).

Disputa acirrada na Mangueira
Na mangueira, Sananduva do Salton, que já havia sido destaque nos dias anteriores da Classificatória, manteve a liderança, apesar de algumas falhas. Égua de bom aparte e boa doma, tirou nota baixa na primeira pechada, após duas investidas erradas contra o novilho. Três Pontas Ganadera manteve a segunda colocação, mas a baia Imperatriz da Boa Vista perdeu o terceiro lugar para Campana Quitanda e Cartajena Puacá após fraco desempenho na prova.
Entre os machos, Infinito do Infinito, montado por Guto Freire, começou o dia na primeira colocação e saiu da Mangueira em terceiro, ultrapassado por Manotaço do Infinito e Butiá Ufano, ambos montados por Raul Lima. Já o quarto colocado, Ulisses 350 Maufer, montado por Everton de Deus Valim, teve ótimo desempenho na Mangueira, com boas pechadas em velocidade, obtendo média de 16,172 pontos.
A alternância de posição entre os machos chamou a atenção dos jurados.
– Isso se deve à qualidade dos animais e ao bom desempenho dos ginetes. Já as fêmeas ficaram aquém do esperado – comentou o jurado André Luiz Narciso Rosa.

Sananduva dispara na Bayard-Sarmento
A diferença entre machos e fêmeas continuou ao longo da manhã. Na Bayard-Sarmento das fêmeas, Sananduva do Salton permaneceu na primeira colocação, mas Campana Quintanda – com pai Freio de Ouro e mãe Freio de Prata – perdeu o terceiro lugar para Cartajena Puacá e abriu à Imperatriz da Boa Vista a possibilidade de classificação.
Ulisses 350 Maufer, a média mais alta entre os credenciados para Santa Maria, impressionou também na  Bayard-Sarmento, com uma apresentação "maravilhosa", como definiu Alexandre Suñé, comentarista do Canal Rural.

Pouco mais de 500 décimos
Com diferença mínima entre Manotaço do Infinito e Butiá Ufano, respectivamente primeiro e quarto colocado entre os machos após a Bayard-Sarmento, a promessa era de uma ótima prova de campo, o que de fato ocorreu. Porém, antes de iniciar a paleteada, uma baixa: Sussuro do Purunã, então em sétimo, teve que abandonar a Classificatória por problemas médicos.
Infinito do Infinito e Manotaço do Infinito, ambos cria da Agropecuária Infinito de São Sepé (RS), fecharam a prova de Santa Maria disputando a paleteada lado a lado. Os dois garantiram a classificação e foram seguidos por Ulisses 350 Maufer, mais uma vez com ótimo desempenho, e Butiá Ufano. Os quatro desempenharam muito bem na prova, o que os manteve nas mesmas colocações em que entraram, com pouco mais de 500 décimos separando o primeiro do quarto.
Na paleteada das fêmeas, uma antecipação de Três Pontas Ganadera durante a paleteada custou à égua geteada a classificação ao Freio de Ouro. Montada por Marcelo Quadros, Três Pontas terminou a Classificatória como primeira reserva. Sananduva do Salton, Cartajena Puacá, Imperatriz da Boa Vista e Butiá Uruguaiana foram as classificadas.
A próxima etapa das classificatórias ao Freio de Ouro 2010 acontece em Pato Branco (PR), a partir da próxima sexta, dia 4 de junho. O Canal Rural transmite a final da classificatória ao vivo na manhã de domingo, dia 6.


CLASSIFICADOS EM SANTA MARIA
FÊMEAS
Sananduva do Salton - Fazenda Rincão São Rafael, Dom Pedrito (RS) - 20,176 pontos - Ginete: Marcio Maciel - 1º Lugar

Cartajena Puacá - Estância Santa Anna, Dom Pedrito (RS) - 19,169 pontos - Ginete: Fábio Teixeira - 2º Lugar

Imperatriz da Boa Vista - Fazenda Boa Vista, Vacaria (RS) - 18,989 pontos - Ginete: Fábio Teixeira - 3º Lugar

Butiá Uruguaiana - cabanha Butiá, Passo Fundo (RS) - 18,973 pontos - Ginete: Daniel Teixeira - 4º Lugar

Três Pontas Ganadera - cabanha Três Pontas, São Jerônimo (RS) - 18,935 pontos - Ginete: Marcelo Quadros - 1º Reserva

Iguaria Tupambaé - cabanha Princesa do Sul, Pelotas (RS) - 18,666 pontos - Ginete: Raul Lima - 2º Reserva



MACHOS
Manotaço do Infinito - Agropecuária Quitauna, Rio Pardo (RS) - 20,030 pontos - Ginete: Raul Lima - 1º Lugar

Infinito do Infinito - cabanha Poncho Molhado, Gravataí (RS) - 19,861 pontos - Ginete: Guto Freire - 2º Lugar

Ulisses 350 Maufer - cabanha Todos os Santos, Capão da Canoa (RS) - 19,610 pontos - Ginete: Everton de Deus Valim - 3º Lugar

Butiá Ufano - Sementes e Cabanha Butiá, Pelotas (RS) - 19,466 pontos - Ginete: Raul Lima - 4º Lugar

Esquinazo do Monte Bello - cabanha Incentivo, São Leopoldo (RS) - Ginete: João Furtado - 18,645 pontos - 1º Reserva

Alvoroço 01 de Itabuna - cabanha Itabuna, Caçapava do Sul (RS) - Ginete: Raul Lima - 18,367 pontos - 2º Reserva

*Fonte: www.canalrural.com.br/freiodeouro

Nenhum comentário: