segunda-feira, 7 de junho de 2010

Festa em família no frio de Pato Branco

Nova geração de ginetes foi o destaque da Classificatória

Os vinte animais que entraram na pista do Parque de Exposições da Sociedade Rural de Pato Branco, no sudoeste paranaense, tiveram um inimgo extra: o frio intenso, que chegou aos 7ºC no início da prova de Mangueira. O clima, aliás, prejudicou a sexta Classificatória ao Freio de Ouro 2010 ainda antes do domingo.
– A chuva de sexta-feiro tirou um pouco do brilho da primeira etapa – comentou o jurado Lauro Martins.
No frio, o destaque da Classificatória ficou com dois ginetes da nova geração: Gustavo Aranitsch (primeiro colocado com o macho Mapaxe da Rio Bonito) e Jefferson Lima Santana (quarto colocado com a égua Bandida da Maior) têm tradição crioula no sangue.

Passaporte em família
Ofuscados pelo clima, poucos animais conseguiram brilhar nos dois primeiros dias de classificatória: apenas Alcalina 441 Maufer, quinto lugar no Bocal de Ouro 2010, alcançou a média de 18 pontos, o que praticamente a garantiu na final de Esteio. No domingo, a égua montada por Nei Eduardo Rodrigues Lima apenas carimbou o passaporte, com 20,080 pontos.
– É verdade, tem um certo favoritismo entre as fêmeas, com duas éguas que assumiram a frente ainda no sábado e dispararam – disse Martins, referindo-se à Alcalina e à veterana Princípio Menta, montada pelo tricampeão Laurindo Afonso Paiva Santana.
Princípio Menta, uma zaina de nove anos da cabanha Maior, de Painel (SC), surpreendeu ao arrancar seis notas dez na Mangueira no sábado. No domingo, repetiu o bom desempenho, obtendo duas notas dez e outras duas notas nove na mesma prova e fechou a Classificatória com 19,507 pontos.
E Laurindo Afonso teve outro motivo para comemorar: montando outra égua da mesma cabanha, seu filho Jefferson Lima Santana, de apenas 16 anos, guiou a rosilha colorada Bandida da Maior ao quarto lugar da Classificatória, com 18,989 pontos.
– Tá no sangue! – vibrou o tio coruja de Jeffeson, Nei Eduardo Rodrigues Lima, vencedor da etapa com Alcalina 441 Maufer
Encantada da Estância Guarda Velha, com 19,183 pontos, foi a terceira colocada, enquanto Boladavez Cimarron terminou a prova como a única reserva da etapa, com 18,661 pontos.

Nova geração no lugar mais alto do pódio
Se a Classificatória entre as éguas já estava praticamente definida, restou aos machos revelarem as surpresas de Pato Branco. E começou quente: ainda na Mangueira, o ótimo mouro Capitan da Rio Bonito foi penalizado ao empinar na entrada da pista. Ainda assim, o cavalo da cabanha de Ponta Grossa (PR) foi galgando posições a cada prova, chegando ao terceiro lugar após amanhecer em sexto.
Mas o primeiro lugar no pódio ficou com Mapaxe da Rio Bonito, melhor nota morfológica entre os 38 participantes da Classificatória. Com 19,501 pontos, o gateado da cabanha Rio Bonito, de Ponta Grossa (PR), liderou a etapa do começo ao fim, montado por outro ginete da nova geração, Gustavo Aranitsch.
– Acho que estou no lugar que qualquer ginete gostaria de estar. Venho trabalhando há anos com esse cavalo e sempre acreditei nele – comemorou o ginete de apenas 20 anos, filho de Ronaldo Aranitsch, administrador da fazenda Santa Clara, cuja cabanha, Rio Bonito, classificou dois animais ao Freio em Pato Branco.
Mapaxe foi seguido sempre de perto por Trovador JB de Palermo, filho de CRT Guapo, um dos grandes reprodutores da raça crioula. O rosilho gateado do Condomínio Trovador conquistou 19,299 pontos e garantiu a segunda colocação.
No quarto lugar, Jiu Jitsu do Salero Velho, de Campo Largo (PR), obteve 18,406 pontos, pouco mais que os dois reservas: Olímpico do Purunã (18,204) e Guapuruma El Payador (18,195), que saiu da oitava posição para a sexta.
A próxima etapa do circuito 2010 do Freio de Ouro será em Uruguaiana (RS), entre os dias 11 e 13. O Canal Rural transmite ao vivo a final na manhã do domingo.

FÊMEAS
Alcalina 441 Maufer - Cabanha Maufer, Cruzeiro do Sul (RS) - Ginete: Nei Eduardo Rodrigues Lima - 20,080 pontos - 1º Lugar

Principio Menta - Cabanha Maior, Painel (SC) - Ginete: Laurindo Afonso Paiva Santana - 19,507 pontos - 2º Lugar

Encantada da Estância Guarda Velha - Estância Guarda Velha, Gentil (RS) - Ginete: Fábio Teixeira da Silveira - 19,183 pontos - 3º Lugar

Bandida da Maior - Cabanha Maior, Painel (SC) - Ginete: Jefferson Lima Santana - 18,989 pontos - 4º Lugar

Boladavez Cimarron - Estância Aurora, Uruguaiana (RS) - Ginete: Fábio Teixeira da Silveira - 18,661 pontos - 1ª Reserva


MACHOS
Mapaxe da Rio Bonito - Cabanha Rio Bonito, Ponta Grossa (PR) - Ginete: Gustavo Aranitsch - 19,501 pontos - 1º Lugar

Trovador JB de Palermo - Condomínio Trovador, Palmeira e São João do Triunfo (PR) - Ginete: Jorge Rosas Demiate Jr. - 19,299 pontos - 2º Lugar

Capitan da Rio Bonito - Cabanha Rio Bonito, Ponta Grossa (PR) - Ginete: Valdomiro da Rocha - 18,607 pontos - 3º Lugar

Jiu Jitsu do Salero Velho - Cabanha Salero Velho, Campo Largo (PR) - Ginete: Felipe Chipanski - 18,406 pontos - 4º Lugar

Olímpico do Purunã - Haras Anchieta, Gama (DF) - Ginete: Guto Freire - 18,204 pontos - 1º Reserva

Guapuruma El Payador - Estância Guapuruma, Itajaí (SC) - Ginete: Valmir Falcão - 18,195 pontos - 2º Reserva

*Fonte: www.canalrural.com.br/freiodeouro

Nenhum comentário: