quarta-feira, 20 de maio de 2009

Folclore Nativo no Bom Dia Campo, do Canal Rural

O grupo Folclore Nativo, de Sorocaba-SP, estará na manhã desta quarta-feira no programa Bom Dia Campo, ao vivo dos estúdios do Canal Rural em São Paulo. O programa vai ao ar a partir das 7h.
Confira um pouco da história deste grupo que tem uma proposta diferenciada e está conquistando o seu espaço:

O grupo Folclore Nativo, formado há três anos por músicos de várias vertentes, pretende conquistar o mercado musical sem perder suas características essenciais: um grupo de música regional que resgata a cultura brasileira, através de suas músicas nativistas, embora tenha conquistado, também, apreciadores de outros estilos da música.
A dedicação à música tradicional do Rio Grande do Sul deve-se a paixão do grupo Folclore Nativo por esse estilo de canção. Dois de seus membros, Ângelo e Bruno, nasceram naquele Estado, e os outros são gaúchos de coração, como afirmam: "Ser gaúcho não significa ter nascido no Rio Grande do Sul, mas seguir as tradições e levar essa cultura adiante".
Em Janeiro de 2008, conquistaram dois prêmios no VI Festival Cante uma Canção em Vacaria no Rio Grande do Sul:
1° Lugar como a Música Mais Aclamada Pelo Público, com 649 votos;
3° Lugar na classificação geral.
O Festival é realizado como parte integrante do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, um dos mais respeitados do país. É também um rodeio cultural, que promove diversos concursos que valorizam a tradição gaúcha como: declamação de poesia nativista, competições de violão, gaita, chula, etc.

Três de suas composições regionais já conquistaram prêmios no Festival Prêmio Sorocaba de Música:
"De Paulista pra Gaúcho" ficou em segundo lugar em 2006;
"Sonho Real" recebeu o prêmio de melhor arranjo em 2007;
"A Melhor das Tristezas" foi classificada como música mais aclamada pelo público em 2008.
Eles acreditam que, pelo fato de terem estudado a música erudita, conseguem fazer um som bem próximo do que é usado no Rio Grande do Sul. "O fato de sermos de Sorocaba é uma coincidência, já que a cidade tem laços históricos com o Rio Grande do Sul. É importante ressaltar que nossas composições são regionais, mas com características da música erudita e com elementos de São Paulo".
Conforme os compositores Rica Silva e Ângelo Varella, além das composições regionais, o grupo tem canções de outros estilos. E já conquistaram primeiro lugar em festivais de música sacra.O grupo Folclore Nativo, formado há três anos por músicos de várias vertentes, pretende conquistar o mercado musical sem perder suas características essenciais: um grupo de música regional que resgata a cultura brasileira, através de suas músicas nativistas, embora tenha conquistado, também, apreciadores de outros estilos da música.

Veja mais no site www.folclorenativo.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

Gracias pelo carinho de todos do Rio Grande, especialmente à toda indiada do "De Terra, Campo e Galpão" na pessoa especialíssima de João Caramês.
Grande abraço, espero vê-los em breve!

Rica Silva