segunda-feira, 24 de março de 2008

Nascimento do Chamamé



Nascimento do Chamamé


Extraído do livro “Mundo folklórico paraguayo
Tercera parte: realidades y leyendas en el folklore parguayo”, de Mauricio Cardozo Ocampo.

No ano de 1930, na cidade do Bueno Aires – Argentina, o diretor artístico da RCA Victor, Juan Carlos Casas, pediu para o grande cantor paraguaio Samuel Aguayo, que gravava sob o seu selo, que incluísse no seu repertório algumas canções correntinas, tendo este alegado que Corrientes e Paraguay não tinham distinções no seus repertórios. Mas o diretor insistindo, pediu que Samuel Aguayo criasse alguma coisa especial para Corrientes, surgindo a idéia de criar uma nova canção ou gênero musical. Samuel Aguayo solicitou a colaboração de Franciso Pracánico, musico de sucesso no momento, e de Diego Novillo Quiroga, compositor. Já os três de acordo, Aguayo entoôu então uma antiga melodia paraguaia muito popular, “Guaimi pysâpe” (Unha de velha ), que é um “purahéi ou polca syryry “, de autor anônimo, a qual serviu para que Pracánico criasse uturpando ( termo técnico musical que indica tirar um motivo de outro já existente ) a tão solicitada melodia correntina com letra de Diego Quiroga. Após a criação da melodia feita sob encomenda, faltava dar um nome ao novo pretenso gênero musical, quando Aguayo sugeriu o nome de “chamamé”, antiga palavra guarani que significa “tarefa ou encargo feito as pressas”. Esta musica foi gravada com o nome de “Corrientes Poty” ( Flor de Corrientes ), e cujo lançamento se deu em 17 de junho de 1930, tendo tido imediato grande sucesso e difusão.
A grande verdade está justamente em que seja como for, esta musica não foi precursora de um novo gênero musical, senão que foi extraído de um já existente, o purahéi ou polca syryry, de origem autenticamente paraguaio. Tanto a polca paraguaia, a guarânia e o chamamé, são musicas de compasso 6/8, sendo que a polca é tocada em ritmo alegre ou rápido, a guarânia em ritmo lento e o chamamé em ritmo moderado.
Cardozo Ocampo mostra através de uns fragmentos de partituras, a similaridade ( plágio ) entre “Guãimí pysapé” e Corrientes Poty, e também entre “Colorado Retã” e Kilometro 11, como prova de todo o alegado.
Mauricio Cardozo Ocampo, além de musico e compositor de grande sucesso pela qualidade de suas criações, é escritor folklorista de renomada reputação, que se baseia na probidade e exatidão das suas pesquisas e investigações.
Mauricio Cardozo Ocampo é autor das letras de varias musicas que já contam no repertório internacional, tal como Regalo de amor (letra e música), Sé que te perdi (letra), Mi destino (letra), Añoranza (letra).


Fonte , http://edilbertobergamo.musicblog.com.br/home/

Nenhum comentário: