sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Entrevista com o cantor e compositor Juliano Javoski



Juliano Javoski é um dos mais antigos participantes de festivais do nosso estado, e também dos festivais da Argentina e outros por tudo América do Sul. Profundo conhecedor da cultura riograndense, e platina ,tem sua carreira musical firmada há mais de 20 anos , onde teve a oportunidade de conhecer pessoas como Noel Guarani , Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá . Traz suas referências músicas baseadas nas obras de Alfredo Zitarrosa, Los Chalchaleros, Atahualpa Yupanqui entre outros.Javoski falou sobre a sua experiência nos festivais nativistas a importância de se repensar algumas coisas sobre este tipo de evento .

“ pois é os festivais são um grande espaço que se criou há quase 40 anos pra gente mostrar aquela música talvez de maior qualidade poética , de maior pesquisa , o que é uma coisa muito importante , mas apesar de ser um grande espaço eu acredito que já está na hora de haver algumas mudanças , porque noto que em alguns festivais está acontecendo uma diminuição de público e uma falta de interesse das emissoras em transmitir esses eventos , eu tenho participado de 8 a 10 festivais por ano , algumas vezes como jurado , outras cantado e atribuo está ausência de público digamos assim e de emissoras também justamente pelo fato de não haver mudanças nesses 40 anos .

Juliano aponta algumas mudanças que poderiam ocorrer nas estruturas dos festivais.

“ poderia ocorrer algumas mudanças por exemplo , na questão da concorrência, eu não acho muito saudável a gente ficar concorrendo com os amigos , companheiros musicais, poderiam ser feitas mostras musicais como se faz na Argentina , essas mostras com convidados , lá da certo não existe está questão de concorrência, eu acho que isso ai vem a somar e acaba com certas indisposições que estão acontecendo , acho que todo mundo ia ganhar com isso principalmente o público .

O cantor ainda comenta sobre o inicio na música “ comecei ainda guri , quando eu sintonizava as rádios da Argentina “

“ olha profissionalmente fazem 24 anos , mas na verdade comecei a gostar e me interessar pela música a bem mais tempo quando era guri ainda , com 8 , 9 anos eu já sintonizava no rádio , um rádio antigo daqueles grande com os botão de madeira ,valvulados , rádios da Argentina e Uruguai , na madrugada eu ficava ali brincando com aquele velho rádio, então sempre gostei muito de ouvir folclore Argentino, desde Ernesto Montiel, a Alfredo Zitarrosa, Los Chalchaleros , Atahualpa Yupanqui.
Hoje se vê a coisa mais expandida mais divulgada , mas na verdade desde guri eu já era familiarizado com este tipo de música daí vem este meu gosto por cantar , hoje estou vivendo só disso tenho 3 Cds lançados fora a participação nos discos de outros músicos .


Juliano comenta , do privilégio de ao longo de sua vida ter conhecido grandes artistas da música nativista e folclórica .

“ eu me considero uma pessoa até privilegiada por vários motivos, por exemplo eu conheci os 4 missioneiros e tive a oportunidade de ver os quatro juntos no palco
conversar com eles e conviver também , as vezes quando eu comento isso ai com as pessoas mais novas , elas ficam de certo modo abismadas , além dos 4 missioneiros eu vi Dom Atahualpa Yupanqui em Porte Alegre em uma de suas apresentações , sentado no corredor do teatro da UFRGS porque não havia mais lugar , consegui um ingresso de ultima hora por que alguém desistiu , eu não sabia da apresentação e por acaso me falaram , mas no final deu tudo certo e conseguir assistir, outro fato marcante na minha vida foi quando vi Alfredo Zitarrosa ao vivo na décima quinta Califórnia da Canção em Uruguaiana que foi um espetáculo inesquecível , isso me referindo a pessoas mais antigas , fora outros que conheço porque costumo freqüentar festivais na Argentina vou pelo menos em 2ou 3 por ano , ai tenho oportunidade de conversar com pessoas como Mário Bonfil, António Tarrago Rôs ,Carlos Talavera, então eu me sinto uma pessoa quase que realizada por tudo isso “


Está entrevista foi feita pelo Radialista Matias Moura , depois da triagem do festival Manoca Do Canto Gaúcho em outubro de 2007.

Nenhum comentário: