sábado, 25 de setembro de 2010

Desfile exibe a tradição em Santa Cruz do Sul


Vanessa Kannenberg - Portal Gaz

Apesar de a Semana Farroupilha ter acabado em todo o Rio Grande do Sul na última segunda-feira, dia 20, Santa Cruz do Sul permaneceu por mais cinco dias com a Chama Crioula acesa e só encerrou hoje os festejos farroupilhas. E o adiamento deu certo. Peões e prendas adultos e mirins, montados em cavalos ou em cima de carros, desfilaram sob sol e temperatura amena na tarde deste sábado, 25.

A partir das 15 horas, 5 mil pessoas, segundo estimativas da organização, se reuniram ao longo da Rua Ernesto Alves, no Centro de Santa Cruz do Sul, para assistir o tradicional Desfile Farroupilha. O evento mobilizou 600 desfiladores participantes de CTGs, associações, escolas, piquetes, órgãos de segurança, soberanas da 26ª Oktoberfest, entre outros convidados.. Além de 300 cavalos, 15 carros tradicionais e um carro alegórico, que apresentou um cavalo representando três temas diferentes, o gaúcho, o farroupilha e uma homenagem à mulher gaúcha.

Para a coordenadora do Desfile, Célia Carvalho, a participação do público e das entidades foi uma boa surpresa. “Mesmo fora da Semana Farroupilha, me sinto muito feliz porque o público veio assistir em massa. E todos os CTGs, piquetes, cabanhas e DTGs da cidade participaram. Ninguém ficou de fora”, contou ela emocionada.

Início das tradições

A voz de Antônio Pereira dos Santos deve ser conhecida por muitos. Além de diversos outros eventos, o tradicionalista participa do Desfile Farroupilha há 66 anos, desde o primeiro organizado em Santa Cruz, e comanda a apresentação há tantos anos que ele "mal lembra". O cunhado e o pai dele trouxeram a tradição farroupilha de Soledade para a cidade e fundaram o primeiro CTG.

Mesmo com tantos anos vivenciando o Desfile, Pereira dos Santos consideram que a cada ano ele se torna melhor. “É melhor porque aumenta o número de crianças, de cavaleiros, de invernadas e de mulheres. O incentivo da comunidade e do setor público também vêm aumentando. Está cada vez mais bonito”, comentou ele. Opinião que a prefeita Kelly, que assistiu o desfile do palaque montado na Ernesto Alves. “É o desfile mais bonito que eu já”, disse ela.

Extinção da Chama Crioula

Enquanto a ampla maioria dos municípios do Estado promoveu ontem a extinção da Chama Crioula, Santa Cruz do Sul permaneceu com ela acesa até a tarde deste sábado. Assim que acabou o desfile, a comissão organizadora da Semana Farroupilha, ao lado da prefeita Kelly Moraes, apagou o fogo simbólico encerrando os festejos.

 *Fonte: Portal Gaz - http://www.portalgaz.com.br/

Nenhum comentário: