quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Yamandu Costa recebe dupla premiação



Das indicações de artistas gaúchos ao 21° Prêmio da Música Brasileira, Yamandu Costa foi o único premiado na noite da última quarta - feira (11), no Theatro Muncipal do Rio de Janeiro. O violonista concorria na categoria Instrumental e levou os prêmios de Melhor Solista e ainda Melhor disco, intitulado Luz da Aurora, em parceria com o bandolista Hamilton de Holanda. Este é um dos maiores eventos da música, onde nomes relevantes como Maria Bethânia e Caetano Veloso também foram premiados. A homenageada deste ano foi a sambista Dona Ivone Lara, de 89 anos, considerada a primeira - dama do samba.


Os músicos se conheceram no festival Chorando Alto, de 1998, em São Paulo, e desde então cultivavam o desejo de encontro no palco, adiado por causa dos compromissos da carreira solo de cada um. No Clube do Choro de Brasília, a idéia era amadurecida. Antes do lançamento do CD, Yamandu e Hamilton fizeram uma temporada de shows para aprimorar o repertório. Tanto Yamandu quanto Hamilton têm larga experiência em gravações ao vivo, além da formação em duo, que já experimentaram com outros músicos.

Yamandu Costa - Um dos maiores fenômenos da música brasileira, o instrumentista é conhecido por suas interpretações performáticas. Empunhando seu violão de 7 cordas, ele remodela cada música, revelando profunda intimidade com o instrumento. Choro, bossa nova, milongas, tangos, além de zambas e chamamés (ritmos do folclore argentino), fazem parte do seu repertório. Yamandu é um violonista e compositor que não se enquadra em correntes musicais, reinterpretando todas em fusão com o seu próprio estilo.




Hamilton de Holanda - O artista reinventou o bandolim mundial ao adicionar duas cordas ao instrumento e criar novas possibilidades sonoras. Apesar da inventividade, a busca do músico não é pelo novo, e sim pela beleza e espontaneidade. Nesse caminho para o belo, Hamilton sintetiza influências de choro, bossa nova, jazz, rock, e até dos sons da rua. O resultado é um conjunto de canções que contagiam as platéias sem abrir mão do apuro técnico, característica que levou o instrumentista a vencer uma mesma edição do prêmio Icatu Hartford de Artes nas categorias erudito e popular.


Um comentário:

Renan Silva disse...

Muito bom. O Yamandu é um fenômeno realmente, e um dos artistas mais importantes do Brasil atualmente. Nada mais justo do que ser reconhecido como tal.