quinta-feira, 1 de julho de 2010

Classificatórias ao Freio de Ouro chegam à reta final em Santa Catarina

Depois da etapa desta final de semana, só restarão as duas repescagens para garantir presença no Freio 2010

Na reta final do circuito classificatório ao Freio de Ouro 2010, 46 animais encontram-se em Lages (SC) para a disputa de mais oito vagas diretas à grande final em agosto. Após a Classificatória deste final de semana, só restarão as duas repescagens para tentar garantir presença na maior prova do cavalo crioulo.
Entre os dias 1º e 4 de julho, 23 machos e 23 fêmeas pisarão na pista do Parque de Exposições Conta Dinheiro. Disputam a etapa animais credenciados em Chapecó (SC), Camboriú (SC), Jaraguá do Sul (SC), Canelinha (SC), Tijucas (SC), Cordeiro (RJ), Bauru (SP), Brasília (DF), além de na própria cidade-sede do evento.
É de Tijucas do Sul (PR) o animal com maior média entre todos os credenciados: Herdeira do Taboado, da cabanha Querência Crioula. Montada por Saulo Schafascheck, a tordilha de sete anos obteve 19,734 na Credenciadora de Tijucas (SC). Outra concorrente credenciada na mesma cidade foi Buena Mujer da Villa Verde, filha de BT Faceiro do Junco, campeão do Freio em 1995. Em Lages, a colorada de seis anos será montada por Liomar Mesch.
Sangue de campeão também é uma das credenciais de Querela do Purunã, que disputa sua segunda Classificatória em 2010. Na etapa de Pato Branco (PR), a gateada de sete anos da cabanha São Rafael, de Balsa Nova (PR), ficou na 11ª colocação e não obteve nota para ir à final da prova. Querela, que será montada por Vagner Jesus Neumeister, é filha de Dom Carrasco do Purunã, campeão do Freio em 2001 e do FICCC em 2003. Na credenciadora de Lages (SC), Querela obteve 19,022 pontos.
Dom Carrasco, aliás, é o pai de outros concorrentes da etapa: a tordilha vinagre Ramon 50 Guitarra Bruja (cabanha Folha Crioula, credenciada com 18,735 em Cordeiro, será montada por Hercules Almeida); o gateado Mui Amigo do Purunã (cabana Delpiá, obteve 16,821 na credenciadora de Lages e será montado por Volmbir Falcão); e o zaino Olímpico do Purunã (Haras Anchietas, credenciada com 19,009 em Brasília, será montado por Guto Freire). Olímpico, aliás, ficou como primeiro reserva da etapa de Pato Branco, repetindo o mesmo conjunto.
Olímpico terá a concorrência de outro animal do criador curitibano Mariano Lemanski: Paisano do Purunã, disputando pela cabanha Itaimbém, de Navegantes (SC), é um baio encerado de oito anos e ótima média na credenciadora de Jaraguá do Sul (SC), onde conquistou 19,420 pontos.
Outro macho de "sangue nobre" na etapa de Lages será Butiá Presidente, filho de um consagrado reprodutor da raça, o chileno Santa Elba Comediante, pai-de-cabanha da Butiá, de Passo Fundo (RS). Presidente, um mouro de dez anos, disputará a prova pelo Haras Tamareira, de Ribeirão Preto (SP) e será montado por Ernesto Wairch. O animal obteve 17,254 pontos de média na credenciadora de Cordeiro (SC).
O julgamento da etapa será feito por Álvaro Albuquerque Dumoncel, Jorge Aginelo do Nascimento e Rouget Gigena Wregue. Após Lages, o próximo compromisso no calendário de Classificatórias será a repescagem de Esteio, a partir de 9 de julho.
O Canal Rural transmite a final ao vivo para todo o Brasil no domingo, dia 4, a partir das 9h.

PROGRAMAÇÃO DA CLASSIFICATÓRIA DE LAGES
      
1º de julho
9h - Início julgamento - Morfologia Passaporte
14h - Continuação do julgamento - Morfologia Passaporte
       
2 de julho
7h30min - Exame de admissão - Classificatória
8h - Julgamento dos Grandes Campeonatos - Morfologia Passaporte
10h - Julgamento morfológico - Classificatória
13h30min - andaduras/figuras/VSP e esbarradas
       
3 de julho
9h - Prova de mangueira
14h - Prova de campo
20h - IV Remate Integração Crioula
       
4 de julho
8h30min - Fase final (mangueira/Bayard-Sarmento/prova de campo)
12h - Encerramento e entrega de prêmios

Nenhum comentário: