sexta-feira, 21 de maio de 2010

Presidente da ABCCC ressalta alto nível da classificatória de Rio Grande ao Freio

Para Roberto Davis, os 28 anos de Freio de Ouro fez do cavalo crioulo um animal internacional

O Centro Municipal de Eventos, antiga estação férrea, é o palco da classificatória ao Freio de Ouro de Rio Grande, no Sul do país. A etapa reúne 26 fêmeas e 24 machos, que concorrem desde quarta, dia 19, a oito vagas na grande final de Esteio.
A movimentação é no local, que recebeu melhorias para receber o evento. Na quarta e quinta, o julgamento morfológico avaliou o padrão racial e o nível de enquadramento do animal aos padrões seletivos da raça. Na sexta foi a vez da etapa funcional, com as provas de figura, andadura, volta sobre patas e esbarrada, que avaliaram o desempenho dos animais em atividades derivadas das lidas do campo.
Após provas importantes na Argentina e no Uruguai e um Bocal de Ouro considerado por muitos como um dos melhores de todos os tempos, a expectativa é que o bom nível seja mantido na etapa de Rio Grande.
– É uma classificatória importante, o que corrobora o que tem sido o Freio de Ouro em 2010. O nível técnico é muito alto – avaliou o presidente da ABCCC, Roberto Davis.
Davis ressaltou o desenvolvimento morfológico do cavalo crioulo nos 28 anos de Freio de Ouro. Para ele, o Freio é um catalisador da melhora genética, funcional e morfológica da raça. Ao mesmo tempo, animais mais desenvolvidos melhoram a qualidade da própria competição.
– O Freio de Ouro é uma ferramenta que seleciona cada vez mais os melhores e faz do cavalo crioulo um animal muito belo e funcional. É por isso que o Crioulo está na Europa, nos Estados Unidos, em São Paulo, na vaquejada do Nordeste, enfim, no mundo inteiro – resume o presidente da ABCCC.

*Fonte: www.canalrural.com.br/freiodeouro

Nenhum comentário: