sábado, 1 de maio de 2010

Música Nativista é tema de dissertação no curso de letras da UCPEL


Uma identidade em constante transformação. Foi assim que Gabriel Soares Machado descobriu a figura do gaúcho na dissertação “A construção discursiva da identidade do gaúcho na canção de Luiz Marenco: Um enfoque dialógico”. O trabalho foi o último estágio para a obtenção do título de Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e foi defendido no final do mês de fevereiro. De acordo com Machado, a ideia de abordar o assunto veio da fusão entre as matérias estudadas no curso e o seu próprio gosto pessoal pela cultura tradicionalista gaúcha. Quando descobriu o álbum “Identidade”, do músico nativista Luiz Marenco, a certeza sobre o que dissertar ficou ainda mais clara.
- O conceito do disco me chamou a atenção, porque fala exatamente das diversas facetas que podem caracterizar o gaúcho - disse, ao acrescentar que a conclusão do trabalho aponta o gaúcho como um personagem que sempre se recicla e, por isso, não tem uma identidade fixa.
A banca de avaliação da dissertação foi composta pelos professores Oscar Brizolara, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Hilário Bohn, da UCPel, e Maria da Glória Corrêa Di Fanti, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), que orientou o trabalho.

Fonte: wp.clicrbs.com.br/pelotasmais/category/noticias/ - Luiz Marenco 
Publicado em 07.03.10

Nenhum comentário: