domingo, 11 de abril de 2010

SÃO BORJA - Tradição mantida no Festival da Barranca

"Ausência" foi o tema do 39° Festival da Barranca em São Borja, organizado pelo Grupo Amador de Artes Os Angueras e sempre realizado na Semana Santa. Das 40 composições criadas, 20 subiram ao palco. São trabalhos produzidos em 24 horas, a partir da apresentação do tema central, na noite de sexta-feira.

A composição vencedora foi "Nas Gavetas da Memória", com letra de Rafael Ovídio, música de Miguel Teixeira e Piriska Grecco, que também atuou como intérprete. O segundo lugar ficou com "Quando as Vozes se Calam" e o terceiro, com "Zé". Os vencedores receberam de premiação apenas um troféu, pois é consenso entre os concorrentes que vale mais a confraternização e a parceria.







O Festival da Barranca é realizado todos os anos a partir da Quarta-Feira Santa, a 17 km do centro de São Borja, em pesqueiro às margens do rio Uruguai. O presidente de Os Angueras, Rui Faccin, diz que o grupo faz questão de manter as características de origem para o evento - com participação restrita a cerca de 400 convidados e apenas homens. Além de reunir algumas das maiores expressões do nativismo sul-americano, o festival também reúne personalidades políticas do cenário estadual e nacional. Apparício Silva Rillo e José Lewis Bicca, já falecidos, estão entre os idealizadores do festival no início da década de 1970. Ambos foram homenageados nesse fim de semana.

*Fonte: Correio do Povo, em 5.4.10

Nenhum comentário: