terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Documentário Alma Gaúcha será exibido hoje em Santa Cruz do Sul



Foram apenas três dias, mas que com certeza marcaram para sempre os corações apaixonados pela cultura gaúcha em toda sua força. Três dias de riso, lágrimas, superação, emoção e paixão, demostrada em cada rosto, em cada sorriso, em cada olhar, daqueles que fazem da arte sua maneira de ver e colorir a vida. Em toda a parte se viu mãos que se enlaçavam, olhares que se cruzavam, em toda parte ecoavam os gritos de devoção a arte sulina, e as mãos nas guitarras e as vozes nas gargantas levavam ao mundo um pouco mais de alegria por estar vivenciado a força de toda uma cultura que pulsa altiva e forte mostrando ao mundo que esta terra ainda tem dono. Que seus donos são os herdeiros desta ALMA GAÚCHA e eles plantam, colhem, cultivam as sementes para que as futuras gerações saibam que aqui ainda se tem raiz e se é feliz por ser e dizer EU SOU GAÚCHO.

E foram apenas mais três dias em nossas vidas? Com certeza não! Foram mais três dias que guardamos no fundo de nossos corações junto as coisas que mais amamos, os olhos nos contavam com lágrimas de felicidade toda a alegria de quem faz arte fazendo sua parte para assim viver e firmar raiz pelo ideal de andar espalhando cultura mundo afora!! As bocas nos falavam do nosso orgulho de termos um hino, uma bandeira à respeitar e com ela fibrar lembrando os heróis de outrora, que peleavam por justiça e liberdade!
Hoje peleamos pela verdadeira causa sagrada das gentes! A cultura.
Levamos ao mundo nosso modo tão peculiar de ser, de cantar, declamar, dançar, de viver e por certo de amar .

Assim, somente assim, poderemos dizer que temos ALMA GAÚCHA e que SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA!!


Matias Moura
Diretor do Documentário ALMA GAÚCHA




Alma Gaúcha é o nome do Documentário que foi produzido pelos alunos Matias Moura e Mauricio Lopes nas aulas práticas da cadeira de Produção em Multimeios ministrada pelo professor Paulo Pinheiro no curso de Produção em Mídia Audiovisual da Universidade de Santa Cruz do Sul. O filme traz como tema o Encontro de Artes e Tradições (ENART); evento que é considerado o maior festival amador de artes da América Latina. As gravações aconteceram na grande final da 24ª edição do festival.
Alma Gaúcha traz em seus depoimentos as emoções de quem se dedica trocando horas de lazer por ensaios cansativos em busca do grande ideal: estar entre os melhores competidores do Enart. O Filme que tem duração de 30 minutos é dividido em quatro movimentos (partes): A Poesia, A Música, A Dança da Chula e A Dança Tradicional. Nessas modalidades, entrevistas foram feitas com os participantes que contam suas emoções sobre o evento, entre depoimentos, música, poesia e imagens de encher os olhos. Assim, o Enart é desvendado .
Matias Moura, diretor do documentário, diz que "para os estudantes este é mais um desafio da passagem pela Unisc, já que buscamos mostrar o tema do ponto de vista de quem participa do evento se dedicando horas e horas de ensaio pra estar em Santa Cruz representando sua entidade, fomos muito felizes nessa escolha pois os próprios entrevistados elogiaram a iniciativa, e podemos adiantar que o Alma Gaúcha já é sucesso pelo fato de estarmos divulgando a cultura do nosso estado para o mundo".

No dia 15 de Dezembro acontece uma mostra do filme no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Sul a partir das 20h com entrada franca, além disso será disponibilizado pela internet no www.youtube.com e no endereço www.documentarioalmagaucha.blogspot.com


Ficha Técnica :
Direção: Matias Moura
Roteiro e Pesquisa: Matias Moura e Maurício Lopes
Fotografia: Matias Moura e Luis Habecost
Câmera: Luis Habecost
Câmera Adicional: Matias Moura
Edição e Montagem: Matias Moura e Maurício Lopes
Assistente de produção: Cinara Duarte

Nenhum comentário: