quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Festa Internacional do Churrasco cancelada em Bagé, mas Canto sem Fronteira será realizado


Em reunião realizada no começo da tarde de ontem na Prefeitura de Bagé, o Prefeito Luís Eduardo Colombo-Dudu, em consenso com o conselho da Defesa Civil, lideranças locais, secretários e coordenadores municipais, julgou prudente cancelar a realização da 8ª Festa Internacional do Churrasco, que aconteceria neste final de semana.

“Antes de tudo agradeço a todos pela presença e contribuição que cada um trouxe para que pudéssemos construir um diagnóstico real da situação que temos hoje. Considerando todos os elementos colocados, não há a menor possibilidade de realização da Festa do Churrasco”, anunciou o Prefeito, resumindo que existem situações objetivas na cidade que necessitam de sérios reparos, como nas ruas e moradias. “Além disso, há uma questão subjetiva, já que é um momento em que a população acumula sentimentos que vão da tristeza até a revolta”, ressaltou Dudu, ao justificar que o poder público municipal levou muitos fatores em consideração ao optar pelo cancelamento do evento.

A decisão foi tomada a partir do conjunto de opiniões dos presentes, que observaram os diversos fatores que envolvem a realização da festa neste momento em que a cidade se encontra em situação de emergência decorrente da enxurrada da última semana. Secretários que estiveram envolvidos com suas equipes desde o dia dos alagamentos, expuseram ao grupo a realidade e o sentimento daquelas pessoas que se encontram desabrigadas ou desalojadas. Entre eles o secretário municipal do trabalho e assistência social, Omar Ghani, falou do número de desabrigados. “Nós fomos a campo desde o primeiro dia para catalogar todas as famílias atingidas pelas chuvas. Hoje 25 pessoas estão no são Pedro, mas o número de desalojados é muito maior, visto que as pessoas vão para a casa de parentes e amigos”, observou Ghani. “Penso que Bagé não tem um clima favorável para festejar”, acrescentou o secretário, mostrando uma opinião que acabou sendo consenso entre as manifestações dos presentes.

O Prefeito Luís Eduardo Colombo ressaltou que está decidido que a oitava edição da Festa Internacional do Churrasco não será realizada em 2009. “Poderá sair em janeiro, fevereiro ou em novembro de 2010. Este é um outro debate que será feito com aqueles que participaram, desde equipe de organização até os patrocinadores”, comentou Dudu, observando ainda que esta decisão vai trazer alguns prejuízos ao município, já que muitos serviços contratados para a festa já estavam sendo executados. “Neste momento excepcional pelo qual estamos passando vamos agora partir para um diálogo com todos aqueles com os quais assumimos compromissos para que nossos prejuízos sejam minimizados”, concluiu o Prefeito Dudu.

Show de Solidariedade

Outra decisão tomada a partir da reunião de ontem foi sobre o evento cultural que acontece anualmente dentro da Festa do Churrasco. O festival de música nativista Canto Sem Fronteiras vai ser mantido com um caráter de evento solidário. “Vamos transformar esse evento em um grande Show de Solidariedade”, disse o coordenador da Defesa Civil, Capitão Max Meinke, contando com o aval de todos.
A partir disso, imediatamente após o término da reunião com o Prefeito Dudu, a equipe de organização da Festa Internacional do Churrasco deu seqüência aos preparativos e definições para a realização do festival de música e para definir como será feita a arrecadação de doações para as atingidos pela enchente. Ficou definido que o Canto Sem Fronteiras acontecerá no Largo do Centro Administrativo, onde serão instalados pontos de arrecadação de alimentos, roupas, materiais de limpeza e higiene e roupas de cama. Fica mantida a programação que tem início às 20h de sexta-feira e se estende até sábado. Toda a estrutura que seria montada no Parque do Gaúcho para os shows será trazida para o Largo do Centro Administrativo.


Programação do Canto Sem Fronteira




• Sexta-feira, dia 27 -
20h: Solenidade de abertura / Show Herança Fronteiras
-
21h30min: Apresentação das 15 músicas concorrentes que farão parte do CD
-
23h: Encerramento com show de Cristiano Quevedo




• Sábado, dia 28 -
16h: Canto Sem Fronteira Piá Mirim e Juvenil
-
20h: Premiação Canto Sem Fronteira Piá / Show com Sonido del Alma Gaucha
-
21h30min: Apresentação das músicas finalistas do 7º Canto Sem Fronteira
-
23h: Premiação do 7º Canto Sem Fronteira
-
23h30min: Encerramento com show de Daniel Torres



* Fonte: Prefeitura Municipal de Bagé

Nenhum comentário: