sábado, 22 de agosto de 2009

Um jeito gaúcho em cada canção

O De terra, campo e galpão entrevistou o cantor e compositor Pirisca Grecco. O seu novo trabalho já chegou ao mercado e traz a sua maneira inconfundivel de fazer música. São 10 anos de carreira, inúmeras premiações nos palcos dos festivais do estado e múitos amigos acrescidos à sua lista ao longo da estrada. Composições marcantes como Feito o Carreto, Pala da Noite e tantas outras fazem parte do repertório desse uruguaianense que, por onde passa, costuma dizer: Muchas Gracias! Nós que agradecemos, Pirisca. Confira:



Por João Cléber Caramez



1 Como começou a tua carreira no meio nativista?
No final do século passado tocava em botecos, música dos outros, durante 5 horas, pra moçada encher a cara. Através do Duca, conheci o Tulio Urach, em Santa Maria e que me deu boas letras pra musicar. Em 99, “Sumo de mim” passou na Coxilha. O Ângelo Franco me fez comprar bota e bombacha para defendê-la. Subi ao palco, para cantar uma música minha, para 5 mil pessoas, em silêncio. Provei, gostei e me aquerenciei nos festivais.





Capa do primeiro CD - O que sou e o que pareço


2 Conte um pouco da tua trajetória nos festivais, os fatos mais marcantes, as principais premiações.
São dez anos abrindo porteiras, conhecendo lugares e pessoas, ajudando a escrever a história desse movimento. Creio que o fato mais marcante é o de nunca ter brigado com ninguém. Sem dúvida as 3 Califórnias e os 3 Açorianos são as conquistas mais importantes. Sem menosprezar os 3 Repontes, 2 Musicantos, 2 Coxilhas...



Capa do segundo CD - Compasso Taipeiro


3 Quais são as tuas principais influências musicais, os referenciais para desenvolver tua musicalidade?
Sou um músico totalmente influenciável. Meu som está em constante formação. Não tenho uma fórmula certa. Procuro absorver o maior número de informações possíveis e o que eu gosto, aplico na primeira oportunidade que tenho. Meu porão é o meu laboratório e cada composição uma cobaia.




Capa do terceiro CD - Muchas Gracias


4 Como é a tua relação com outros músicos, principalmente com os teus parceiros musicais?
É uma relação familiar. Essa gurizada que está no mesmo barco, na mesma luta, são irmãos de alma, de estrada, de arte. Somos fãs um do outro e nada melhor que termos um ídolo por perto, atingível. Entende!?!





Capa do quarto CD - Bem de bem


5 Tu consideras um fator importante utilizar novos instrumentos, inovar os ritmos tradicionais e criar novos conceitos em nossa música ou não?
Tudo isso é um fator NATURAL. Não creio que tenha alguma importância. Não carrego a bandeira da modernização. Vivo em 2009, fecho shows pelo celular, baixo música da internet, gravo no computador. Meu trabalho é reflexo do meu habitat.




Capa do quinto CD - Comparsa Elétrica


6 Fale um pouco dos teus trabalhos e quais as músicas mais marcantes para ti?
Difícil falar “um pouco” daquilo que é TUDO em minha vida. Quanto aos temas marcantes, acredito que, Feito o Carreto e Jogando Truco me apresentaram ao movimento. Muitas marcaram: De Cima do Arreio, Rio Grande Véio, Muchas Gracias...



7 Como é a receptividade das pessoas ao teu trabalho? Tu tens um bom reconhecimento em razão da música?
Se foi o tempo em que o músico era visto como marginal. Hoje é uma profissão. As pessoas estão se dando conta disso. Tenho contrato com uma gravadora, estou lançando o 5º disco, tiro fotos, dou autógrafos, recebo aplausos, tenho conta no bolicho da esquina, enfim, estou feliz na condição de Artista.



No palco, 4ª Capela da Canção, em Amaral Ferrador


8 Quais são os teus próximos projetos, como está a concepção do novo CD?
Bueno, o COMPARSA ELÉTRICA (5º disco) já está nas lojas e acabo de chegar de um giro pela Europa (Portugal, Espanha e França). Creio que é hora de aterrissar, botar o pé no chão e trabalhar na divulgação desse CD.



9 Qual é a importância dos meios de comunicação, como a internet, o rádio; para divulgação da nossa música? Isso é um fator importante para atrair a atenção de mais pessoas para o nativismo?
Mas é claro, rapaz!


Pirisca ergue a Calhandra na 35ª Califórnia: venccedor 3 vezes

10 Deixe um chasque a todas as pessoas que admiram o teu trabalho e também os teus contatos.
Muchas gracias pelo carinho e compreensão. Tudo que tornamos público passa por um rigoroso critério de decência moral e o bom gosto que acreditamos que existe em nós. É sempre uma tentativa de agregar, de acrescentar ao Infinito Universo da Arte.


www.pirisca.com
www.myspace.com/piriscagrecco
Contato para shows (51) 9124 6866 com Duca Duarte.

Nenhum comentário: