Por João Cléber Caramez
Raineri: Tchê, é o seguinte!!! Começou aos 12 ou 13 anos, não lembro muito bem, em Dom Pedrito ( minha cidade natal) quando professores selecionavam crianças para cantar no festival das escolas da cidade. Desde então, peguei gosto pelo canto e imagens maravihosas que tem o nosso RS, que é lindo !!!
Em Santa Cruz do Sul, durante a 3ª Manoca, divide o palco com Danieli Rosa
Raineri: Referência ...Primeiros cantores que escutei do nativismo foram Cesar Passarinho, Leopoldo Rassier e José Claudio Machado (num LP dos Serranos). Outro grande "Canário Mestre" como digo é Luiz Marenco, com certeza . E entre outros estilos que são nativistas também estão Almir Sater, Renato Teixeira e Dominguinhos que cantam sua terra e suas histórias com alma e coração.
Raineri: Este sonho começou em uma conversa com os amigos Juliano Gomes e Edilberto Bérgamo (lá nas casa) em 2006. Conversando a respeito de musica, festival e composições, eu disse que estava afim de gravar um disco, uma espécie de CD ao vivo (Cantando em Festivais). Entre um amargo e outro concordamos que o melhor seria gravar um disco com composições próprias cantando em estúdio. Foram noites e meses selecionando repertório. Atraquei no más! Convidei amigos para fazerem parte deste grande sonho realizado que é o Por Campo e Galpões.
Por ter sido lançado pela gravadora ACIT, está com uma distribuição muito boa. Está chegando nas cidades que talvez não tivesse acesso, se fosse independente, e o pessoal tem comprado!! As rádios, jornais, enfim, a mídia e amigos contribuem muitíssimo e aproveito aqui para agradecer. Eu também compareço nos festivais e eventos para divulgar meu trabalho porque acho muito importante.
Raineri Spohr e Danieli Rosa: múltiplos prêmios na 3ª Manoca do Canto Gaúcho
Como é a tua trajetória nos festivais do estado e qual a importância desses eventos na construção da tua carreira musical?
Raineri: Eu vou aos festivais desde 1996. Falhei alguns anos quando entrei no quartel. Desde então, sempre que posso, vou. Eu acho importantes esses eventos porque são um grande espaço musical, já começa assim!! E sendo um festival de música inédita, é a oportunidade de cada um divulgar seu trabalho e mostrar suas composições, seus poemas, seus arranjos, sua alma!! E com certeza o festival faz parte da vida de cada um que vai lá, assistindo ou participando e certamente é importante para trajetória dos músicos que participam.
Como é a tua relação com os compositores e outros músicos do meio?
Raineri: Totalmente tranquila... Tenho muitos amigos compositores e amigos músicos. Às vezes, acontecem discussões, mas isso é normal (somos seres humanos) hehehe!!! Como toda profissão, sempre tem debate.
Raineri Spohr durante a premiação na 4ª Nevada da Canção
Raineri: Primeiro quero ficar na volta desse primeiro filho (o disco). Divulgar bastante, cantar mais ele para as pessoas, depois sim pretendo com certeza gravar outros trabalhos com compositores, músicos e amigos, sempre cantando essas imagens do campo, mas nunca perdendo a autenticidade. Mas já estamos fazendo parte de um grande projeto. Aguardem!!!!!
Raineri: Acho que não!!! Não posso reclamar. Os meios de comunicação estão aí!! Falta é a nossa procura mesmo. São inúmeras as formas de se divulgar o trabalho hoje em dia: internet (Blogs, Musicblog, Palco mp3, Myspace, e - mails...), rádios de todas as formas, variados programas de TV, entrevistas... têm muitos meios.
Só acho que a nossa música precisa mais do carinho de cada um, tratá-la com respeito para ser respeitada.
Capa do seu 1º CD - "Por campo e galpões"
Tu acreditas que existem poucos locais para que os artistas regionais possam mostrar seu trabalho ou isso é um mito que foi criado?
Raineri: Como vinha falando antes... Lugares têm!!!
Com esses inúmeros meios, hoje em dia, facilita muito de o artista ir com seu trabalho de cidade em cidade.
Mitos sempre aparecem.
Pode ser que tivessem mais festivais, bares e lugares para a música nativista antigamente, não sei. O fato é que não é fácil manter uma casa com um só público, é muito trabalho e persistência e por isso parabenizo a quem o faz. Mas se dermos as mãos e trabalharmos juntos, acontece muito mais pra nossa música e para nossa cultura.
Raineri: Agradeço desde já pela oportunidade. O recado que deixo é meu muito obrigado a vocês do programa De terra,campo e galpão por este espaço, pelas pessoas que gostam e acompanham meu trabalho, pelos amigos que fizeram e fazem parte desta pequena história iniciada e a todos que ainda vão escutar!!! Gracias.
Um forte abraço.
...Canto as lidas campeiras por suas imagens e poesias;
...Canto a terra por suas vibrações e sua história;
...Canto por quem faz, respeita e merece.
http://www.myspace.com/rainerispohr My Space Raineri Spohr
http://rainerispohr.musicblog.com.br/ Blog Por Campo e Galpões
http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/raineri_spohr/ palco MP3 Raineri Spohr
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=1844185 comunidade Raineri Spohr no Orkut
Um comentário:
Raineri é uma pessoa maravilhosa! cantor iluminado! inspira, canta e encanta! admiração q se estende pela eternidade! Parebens Caramez! otimo trabalho!
Postar um comentário